11 agosto 2010

IBOPE - Aonde estão os entrevistadores?



Salve leitores do Pimentas!

Se as eleições fossem hoje, e os candidatos fossem esses, em quem você votaria?

Nada de falar aqui, guarde a resposta para um entrevistador do IBOPE, isso claro, se você ganhar na loteria de encontrar um, ou para a urna. Eu acho que o IBAMA deveria por o bicho “Entrevistador do IBOPE” na lista dos que correm risco de extinção. Muita gente acha que eles são criados apenas em cativeiros de alguns partidos, embora, sempre quem está perdendo é que reclama de armação. E os números apresentados até pelas pesquisas boca-de-urna, não se concretizam na apuração final do pleito. Esses erros pontuais, elevaram o descrédito às pesquisas deste conceituado instituto de quase 70 anos, principalmente no campo político, mas também são questionados nos números de audiência em tempo real das emissoras.

Os partidos políticos que estão atrás nas pesquisas questionam a veracidade dos dados apresentados, embora a empresa IBOPE apresente em pesquisas de mercado, mídia e opinião, é nas eleições que aparece para o grande publico o trabalho do instituto. Na questão de TV então, é melhor nem comentar, fazem cada coisa para ganhar um traço de IBOPE.

Mas o que motivou escrever esse post, foi o comentário de um militante do Partido que encabeça a situação na disputa à Presidência da Republica, via Orkut, achincalhando o IBOPE pelo resultado da candidata dele estar liderando a disputa, dando a entender que os números apresentados anteriormente eram desfavoráveis pelo fato do instituto ser tendencioso. Seria o retorno do velho partido que orgulhou os intelectuais Brasileiros nos anos 80 e 90?

Ao responder a pergunta do inicio ao instituto, se ela acontecer e virar estatística, lembre-se, ela poderá influenciar muita gente, pois incrivelmente ainda há eleitores que só votam naqueles que estão na frente.

Vote consciente e esqueça as pesquisas. Vou ali responder as questões do IBGE, já que recenseador eu conheço alguns, e já volto.

Um comentário:

  1. Que cor é o uniforme deste pessoal? de repente dá para enxergar no Google Earth, através dos famosos pontinhos...

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes