19 agosto 2010

Aos amigos; os favores...

Olá caro leitor do Pimentas! Como vai você?

Na Lei e no poder é assim: aos amigos, os favores. Nesta peça teatral de mau gosto nós assistimos algumas cenas improváveis, que nos parecem ficção, mas não, "belisca-te e verás que é real" (bonito isso).

Nosso amado presidente, cercado por seus colegas libertários decidiram favorecer com o meu, e com o seu dinheiro, mais uma daquelas vítimas intermináveis da ditadura. As comportas da casa da Moeda se derramaram sobre essas pessoas dezenas de vezes durante o mandato do PT, e os valores são, digamos, surreais, gerando até uma frustração por eu não ter sido um estudante rebelde naquela época.

O "companheiro" da vez chama a atenção pela beleza de suas músicas e poemas, e também, por que já morreu! Vinícius de Moraes, aquele um que fazia dupla quase sertaneja com o Toquinho, recebeu do Planalto uma promoção ao cargo de embaixador, numa cerimônia daquelas bem bacanas, que só os ares puros e harmoniosos da nossa Brasília poderiam proporcionar.

Vinícius de Moraes é da classe de Jobim e outros, ou seja, era na época o que podemos considerar um playboy hoje. Na sua rebeldia, era funcionário público, e foi exonerado pelos militares por não apresentar uma conduta coerente com o cargo, pois tocava na noite, frequentava muitas festas, etc. Não consta sequer que ele tenha sido exilado. Na ocasião da sua exoneração, a palavra utilizada em alguns textos biográficos é "aposentado compulsoriamente" da sua carreira, ou seja, ele já recebia aposentadoria do Estado. Dinheiro nunca é demais, não é?

Tudo bem, escreveu bem, compôs e tal, fez sua obrigação de artista. Mas convenhamos, poeminha caro esse hein? Sabemos que teve gente que foi para as ruas, brigou, bateu e apanhou, e até morreu pela causa, e vai receber muito menos do que ele daquele montante de indenizações que hoje, em apenas uma parte, somam mais de R$ 4 bilhões. Só o Ziraldo, aquele um que se diverte pacas com o Menino Maluquinho, recebe mais de R$ 4 mil mensais, fora o milhãozinho que já pegou no veredito.

Na Lei e no poder é assim. Se você não viveu naquele tempo, não jogou sequer um Coquetel Molotov nos soldados, ou não escreveu musiquinha de protesto, você não é amigo.

Mas, com todo respeito, quem deveria receber realmente a grana pela promoção do Vinícius, deveria ser o Toquinho, não acham?

Não, esse não é o Toquinho, é o Jobim, mas achei bonita a foto.


ósculos rebeldes pra vocês!!

2 comentários:

  1. ele vivo, não aceitaria, quero crer. mas a filharada e a mulherada, devem estar betendo palmas com os grandes lábios, as mulheres, e colando adesivos da dilma, a filharada.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Tom. Alguém tem dúvida de que, realmente Dilma será uma mãe, se eleita??

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes