05 julho 2010

Soccer ou sucker, eis a questão


Oi povo do Pimentas, beleza? Já mandou tua dica de pauta pra gente?

O Historiador Francisco Mendonça Jr, do "Culturain-útil" mandou, e eu a-do-rei o tema! Saiu no UOL a seguinte notícia:


Posso resumir? Pros conservadores defensores de George W. Bush e opositores de Obama, futebol só pode se for futebol americano. Pois é, aquele das traves invertidas, onde o pé (foot) só bate na bola (ball) no começo do jogo. Povo esquisito, né?

Lembra que a Copa de 94 foi lá? Pois é, seguindo pesquisas, 68% da população estadonidense não sabia que o país era sede do principal campeonato futebolístico no planeta. Tipo brasileiro, quando perguntado sobre quem foi seu candidato na última eleição...

Segundo Glenn Beck (que não deve ser bom zagueiro. Rá!), comentarista do conservador canal Fox News, “não importa quantas celebridades o apoiam, quantos bares abrem mais cedo, quantos comerciais de cerveja eles veiculam, nós não queremos a Copa do Mundo, nós não gostamos da Copa do Mundo, não gostamos do futebol e não queremos ter nada a ver com isso”. E disse mais: “o resto do mundo gosta de futebol, nós não. O resto do mundo gosta das políticas do Obama, nós não.”

“Nós” quem, cara pálida? Aquela galerona que comemorava ensandecida o gol do Donovan? Aquele monte de gente bonita que tava no estádio se divertindo horrores, roendo unhas e depois até chorando após a eliminação?
Aliás, o Seu Beck deve ter ficado emputecido por seu querido país ter sido eliminado por negões em um esporte tão “menor” quanto o soccer. Sucker... O Dan Gainor, analista do Media Research Center, escreveu esta pérola. “o futebol é um jogo de pobre. A esquerda está impondo o ensino de futebol nas escolas americanas, porque a América está ficando bronzeada”. Filho da p...

Outros formadores de opinião de lá seguem com declarações imbecis e confusas, se você tiver curiosidade (e estômago) é só ler a notícia toda. Mas enfim, sabe o que me parece? Tem gente que prefere não fazer o que sabe que não vai sair perfeito ou vencedor. A Copa, até a eliminação dos EUA, teve mais audiência que as finais da NBA – que não contaram novamente com o astro Lebron James, vai ver foi isso. NBA, basquete estadonidense, regras diferentes do resto do mundo, talecoisa, coisa e tal. Já no futebol eles não têm vez, nem levando o Beckham pra jogar lá, nem levando a Marta pra ensinar as gringas peitudas. Perdem, e feio.

Futebol é esporte de preto pobre, de branco rico, e vice-versa. É esporte do povão e das elites, do ignorante e do sociólogo. Das massas, como no Brasil, e das minorias, como nos EUA. E isso incomoda, ah indomoda. Phoda-se.

Agora me explica uma coisa: como é que o resto do mundo deixa uma (generalizando) nação de mentes pequenas como os EUA ter o tamanho que tem? Acorda mundo, a gente pode muito mais que eles!

Vou ali assistir algum esporte de pobre, té mais.

Um comentário:

  1. Lembrei de uma crônica que li a algum tempo onde o colunista contava sobre uma amiga que morando na Inglaterra resolveu fazer brigadeiro para uns amigos londrinos e o que ela ouviu ao final foi "é muita caloria pra pouco prazer".
    Com os EUA é assim, eles não tem noção do que é o "resto" do mundo, mas o "resto" do mundo aceitou que eles se sentissem assim.
    Só você pra me fazer ler sobre futebol kkkkk,
    beijão Ana.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes