26 julho 2010

Papai me deu palmada e botei ele em cana


Olá combativos leitores do Pimentas!

O que vocês acham da palmada educativa ou "surra de amor"? Complicado né? A palmada educativa é o corretivo dado com a palma da mão somente na região das nádegas, introduzido no Brasil pelos jesuitas nas tribos indígenas. Talvez já na origem esteja a real discussão da palmada. Jesuitas e índios não falavam a mesma língua, portanto para educar era preciso repreender na pancada. Alguns educadores não vêem mal nenhum no tapa de leve para corrigir alguns desvios de comportamento da criança. Eu mesmo tenho certeza que levei um monte de palmada mas não lembro de nenhuma, traumatizei? Não! Palmada não é surra... Surra sim; agente leva e lembra pra sempre porque deixa marcas profundas em quem é menor e não tem defesa.



E mais uma vez, olha o governo aí querendo colocar a colher torta nesse assunto que acredito ser bastante pessoal. Foi enviado ao congresso nacional o projeto de lei que prevê com pena de reclusão, quem aplicar castigos corporais em crianças e adolescentes. O texto diz: "castigos com uso de força que resultem em dor", ou seja não pode relar a mão nem de leve...


Você vai ter que ganhar no campo das idéias e de outras punições restritivas de uma criaturinha que esta em plena formação moral e verbalizante caso contrário, cadeião pra ti... Legal né? Esse é o mesmo governo que cada dia que passa, sucateia mais o ensino público. Alunos que não sabem ler nem escrever vão passando de ano por inércia educacional só para manter as estatísticas de aprovação enquanto as escolas não tem pessoal capacitado, merenda, livros e estrutura primária.

No último teste do Enem aplicado das mil escolas com melhor desempenho, 91% são particulares. Uma verdadeira vergonha nacional. O último relatório de índice de educação mundial da Unesco aponta o Brasil na 88º posição num universo de 128 países...

Esqueça porque muito embora você pague por isso, não vai ser o governo que vai educar seus filhos.

E os pais que cada dia que passa, precisam trabalhar mais para sustentar a família, se tornam mais ausentes no processo educacional, vão perdendo autoridade, vão se dirimindo das responsabilidades de criar. Sem pais, sem professores, as crianças são criadas pela televisão, pela internet e por grupos de amigos que buscam afirmação incessante e reconhecimento social.

Casos de abuso e excabrosos como o da procura de justiça Vera Lucia Gomes que espancou de forma cruel e brutal a menina de DOIS anos que ela havia adotado é o que devem ser combatidos. Todo dia, pais ultrapassam o limite de sua paciência e descarregam nos filhos as suas imperfeições, anseios, ódios e frustrações. A violência e o abandono é que devem ser combatidas pelo governo e não a forma de educar.

Já vi adolescente ameaçando chamar o conselho tutelar porque a mãe não deixava ela sair à noite pra namorar (a garota tinha 12 anos). Já vi criança sentando a mão na cara de um pai completamente apático em pleno supermercado porque queria um iogurte de determinada marca. A palmada é um ato extremo, quando o diálogo não esta surtindo efeito, tira a criança daquele transe e garanto que os pais que verdadeiramente amam os filhos sentem muito mais a dor moral de dar uma palmada do que a criança que leva. Criança precisa e procura por limite e autoridade; caso contrário fica sem chão, ansiosa, hiperativa...

Existe um texto do pastor Johnson, religioso que trabalha com menores infratores chamado “Como Criar um Marginal" que ilustra bem o assunto:

- Ainda bebê nunca diga “não“ a ele.
- Não compre presentes apenas no Natal ou no aniversário. Satisfaça a vontade do seu filho sempre.
- Nunca dê palmadas educativas quando ele aprontar algo grave.
- Sempre dê razão ao seu filho quando alguma autoridade, como uma professora ou um policial, reclamar dele.
- Nunca ofereça conforto religioso, deixe que ele complete 21 anos para decidir isto.
- Não permita que ele ajude nas tarefas domésticas.
- Ensine seu filho dirigir, ainda menor, e dê as chaves do carro mesmo que ele não tenha carteira de motorista.
- Faça seu rebento experimentar bebidas alcoólicas desde pequeno e diga que não há problemas em beber socialmente.
- Pronto, ao seguir estas instruções você terá um perfeito marginal.

Concluindo, embora desaconselhada a palmada é um recurso que não cabe ao governo dizer quando deve ou não ser aplicada. Assistam aos episódios de Super-Nanny e aprendam que o cantinho do castigo é muito mais eficaz (embora mais trabalhoso aos pais). A palmada psicológicamente na criança funciona no reflexo condicionado, ao aprontar alguma ele sabe que estará sujeito a repreensão. Embora o governo discorde, não se educa por osmose.

Agora vou ali dar um tapa na petéca antes que me proibam também...

5 comentários:

  1. Fui chamada de mãe carrasca muitas vezes, decidia até os desenhos que ele poderia ver quando pequeno, meu filho vai fazer 16 anos e tenho certeza que criei um ser-humano ético, honesto, solidário, com alto estima e inteligênte. Além de lindo, claro!
    Filho dá trabalho sim, se não tem tempo, não quer ter trabalho não os tenha é simples.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Boa Ramiro!!

    E por essas e tantas outras que ter filhos não está nos meus planos.

    Do jeito que vão as políticas voltadas para as crianças e adolescentes, os pais não terão autoridade alguma, os pais serão meros produtores. O Estado rouba-lhes as responsabilidades impedindo as tomadas de decisão.

    E outra coisa impossível é ser mãe solteira hj, uma vizinha da minha irmã foi processada por deixar o filho de 14 anos sozinho em casa, ele foi considerado INCAPAZ!!

    Sim, um adolescente menor de 18 anos, ou seja, aos 17 anos e 11 meses e 29 dias é considerado incapaz, mas no dia seguinte era se tornará totalmente capaz como num passe de mágica!!

    Aham, sei!! Senta lá!!

    FUI!

    ResponderExcluir
  3. Desse jeito, quem vai apanhar são os pais. Eu apanhei quando criança, muito pouco na verdade.Eu não era uma criança que precisasse. Mas das poucas vezes, foi por merecimento e não fiquei traumatizada.

    ResponderExcluir
  4. Glaucia, a formação da criança é tudo inclusive os desenhos. Nenes olhando Dragon Ball, Avatar e Ben 10 é inconcebível... Filho da trabalho, da divida e incomodação, a pessoa precisa ter alguma estrutura psicologica e monetaria para te-los.

    Cesar, engraçado que cada vez mais nossas crianças ficam mais independentes e responsáveis e nós os pais mais estúpidos e infantilizados. É uma meia duzia reclamando e ponto. Pessoal ta com medo até de opinar dizendo que palmada é bom, pra não contrariar o senso comum e a patrulha do politicamente correto. To revendo esse negocio de ter filho. Posso devolver no departamento de atendimento ao cliente?

    Maria Terezinha, exatamente! São poucos casos de pessoas dizendo que apanhou e não deu razão aos pais. Esses casos é que são excessão e como tal devem ser tratados com lei.

    Abs povo! Continuem comentando!

    ResponderExcluir
  5. Para o mundo que quero descer!!
    Os beliscoes, broncas, olhares e palmadas estrategicas sempre foram um aviso dos meus pais: "se eu nao te segurar, voce apanha da vida!" Bem, aqui fora isso aconteceu... quem essa "marvada vida" nao surra? Mas, dignidade em assumir os erros, humildade em pedir perdao, e garra pra comecar de novo, isso eu tenho e devo aos meus pais.
    Me ensinaram com muito amor e respeito depois de passadas as broncas, palmadas e beliscoes!
    Sendo que ja apanhei muito "da vida", literalmente... concluo que palmada sem amor é a unica que fere... seja ela em qualquer intensidade, nunca deixa marca superficial, sempre deixa cicatriz no fundo da alma!!
    Que o governo providencie os presidios, nao apenas para os pais, mas, para seus rebentos cheios de autoridade, pouca experiencia e nenhum exemplo a seguir!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes