29 julho 2010

Humanos X Animais

Olá amados e idolatrados leitores do Pimentas, tudo na santa paz?

Sei que o assunto incomoda muita gente, de ambos os lados. Tá, vou começar do início para que entendam.
Rola por aí um e-mail intitulado “10 pedidos de um cão ao seu dono”, que trata de uma mensagem canina, deveras emocionante, pedindo o carinho e a atenção do dono que, se assim o fizer, com toda a certeza será retribuído por isso.

Aqueles que gostam de animais, concordam. Entendem a necessidade do cãozinho de ter atenção, de precisar de paciência para adestrá-lo já que humanos não falam a mesma língua deles. Mas há quem ache isso tudo um exagero, como mostra o video a seguir:


A discussão certamente vai longe. Quando alguém adota um cachorrinho, o mínimo que se espera é que seja para amá-lo. Um cachorro não joga um ser humano fora, aliás, animal civilizado nenhum faz isso, a não ser o próprio ser humano. Gostar de bichos é opção, tratá-los bem não deveria ser. Não podemos julgar aqueles que têm animal como membro da família como se fossem os verdadeiros culpados pelos problemas sociais.
Quem faz o bem, não olha a quem.

000962
Enquanto você que está aí sentado achando que amar um cachorro é uma frescura, crianças ainda vão continuar passando fome, passando frio, passando diversas necessidades.


Acredite, um cachorro é um desestress. Certamente quando você chegar em casa cansado do trabalho e ver aquele serzinho canino correndo na tua direção pra matar a saudade como se fizesse séculos que não te via, o teu humor certamente muda.

Com toda certeza do mundo digo que não vai se comparar ao fato de você chegar em casa e ouvir uma vozinha gritando ‘papai…’ ou ‘mamãe…’ e querer contar as últimas 8h em 30 segundos.
Mas não é errado cuidar bem de animais, é?

7 comentários:

  1. Tônia, uma das pupilas do senhor reitor!

    Parabéns pelo post, mocinha!

    Tem gente que se ofende com esse vídeo, mas o achei de muito bom gosto... ele não critica quem cuida dos animas, apenas pede ajuda pra fazer também pelas crianças.

    Eu tenho asco de quem maltrata qualquer ser, mesmo que este ser seja uma senhora que conversa com um papagaio de espuma na TV.

    Tá, viajei...

    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Toda vez que eu escutava Eduardo Dusek cantando "troque seu cachorro por uma criança pobre" eu arrepiava.

    Uma coisa não exclui a outra. Até pq, uma das melhores cias para crianças é um animal de estimação. Eu sempre tive cães na minha infância (ok, continuo com eles até hoje...não cresci! rs)

    Através desse contato, dessa responsabilidade diária a criança desenvolve e exercita sua capacidade de se relacionar, de cuidar...

    Se a pessoa não gosta e não concorda, sem problemas. Cada um tem sua forma de pensar. O que me mata de raiva são pessoas que vêem os animais como objetos - compram (ah, é tão bonitinho) e qd percebem os chinelos destruídos, as cadeiras detonadas, a obrigação diaria de passear, limpar a casa, etc. simplesmente jogam fora!

    O número de animais abandonados na rua é assustador. É um problema sério criado por nós mesmos! Então, nada mais justo pessoas se unirem para tentar minimizar a situação, seja através de mensagens, de fóruns, de ONGs...

    Pior ainda quando utilizam o animal para exercer seu lado demoníaco, como foi o caso de um fdp que postou no youtube (acho que ano passado) um vídeo de como matar um cachorro a pauladas. :-(

    Esses seres humanos...quem entende?

    Abraços,

    Adriana Torres

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Tônia, quem gosta de animais não tem culpa pelas mazelas da humanidade.
    O vídeo que chefe gosta é, pra mim, de extremo mal gosto, ele dá a entender sim que, quem cuida bem de um animal tem responsabilidade pela infelicidade da criança, eu não gosto!
    Penso que quem colocou aquela criança no mundo pra sofrer e passar fome é chamado de "ser racional", tá parei.
    Faço minha parte perante a sociedade e cuido muito, muito bem da minha filhota de 4 patas e o próximo passo será fazer parte de uma ong de ajuda a animais abandonados, sim estou me colocando como voluntária para doar algumas horas semanais para dar banho, aplicar medicamentos etc.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. "(...) com a sua ajuda ele pode ter uma vida tão boa quanto a do Leco(...)"

    Acho que a gente não pode deixar o "sangue subir no olhos" pra analisar uma situação.

    Eu tenho 4 cães e cuido da melhor forma possível. Já tive até 12 cães. Adoro!
    Mas não é por isso que não vou me sensibilizar com a situação das crianças abandonadas. Nenhuma criança, assim como nenhum cão pediu pra nascer.

    Te amo viu Glaucia?

    Beijunda!

    ResponderExcluir
  5. Gosto de cachorros e também de crianças, não tenho nenhum deles. Não considerei o vídeo uma crítica só uma comparação, que aliás é feita por aqui desde aquele vídeo "Muito além do Cidadão Kane" lembram? Agora, cães devem ser muito bem tratados, e filhos, melhor ainda. Para que os papéis de ambos não pareçam invertidos no futuro.

    Postaço esse hein! abraços !

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muitos gatos e 3 cães. Tem gente que me critica, dizendo que eu deveria adotar crianças. Mas quem me critica, não adota nem animais e nem crianças. Para adotar criança eu teria que ganhar muito bem, para dar uma boa vida pra ela. Para os animais, só gasto com ração e veterinário de vez em quando. Tem que ter alguém para cuidar dos bichos também, vcs não acham?

    ResponderExcluir
  7. Amo animais!!! E criancas too!
    A sociedade precisa entender que crianca nao toma lugar de cachorro e vice-versa! Que confusao!! Com o salario apertado ainda se pode ter um vira-latas em casa... Ja uma crianca, nao é assim tao facil, e ainda faz-se necessaria a figura paterna, que nao quero providenciar por enquanto. Agora, o problema é que tem muita gente que, porque tem cachorro, e tem um salario que pode cuidar de uma crianca, fica gastando com, digamos, excentricidades, para os amiguinhos de 4 patas. Isso aí que faz acontecer esse tipo de publicidade!
    Acho que eles erraram no video so porque mostram coisas basicas pra os cuidados com um cao, como veterinario, lugar de dormir, lazer... Deviam ter colocado as cenas ridiculas de festas de aniversario caninas, guarda-roupas, spas, saloes ultra modernos, manchetes de ricaços que deixam heranca para os peludos(vai ter familia ruim assim la nos quintos!!). Isso sim é terrivel!
    O outro lado: Ainda hj vi uma campanha pra arrecadacao DE: 1o) ROUPAS, cobertores, medicamentos e raçao pra abrigo de animais abandonados.
    So eu que acho isso um A B S U R D O?
    Tenho um caozinho e qd mudamos da Florida pra um lugar que neva, ele adorou brincar na neve na primeira vez! FAzia uma bagunça!! No segundo inverno, morrendo de preguica de limpar o pelo dele depois da farra, comprei um macacao, botas, jaquetas. E mesmo todo protegido igual um astronauta, ele sai, faz as necessidades dele e vira uma estatua que eu tenho que pegar no colo pra voltar pra casa! Agora nao sei se ele ficou menos resistente ao frio e estaca congelado, ou tem vergonha dos outros caes que estao peladoes na neve.
    Será que 'EMBOIOLEI' meu cao?

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes