21 julho 2010

Deus ajuda à quem dá com alegria!



Olá dadivosos leitores do Pimentas!

O grande músico/jornalista/radialista/gênio e pau pra toda obra, @ArthurdeFaria dia desses proclamou esta pérola que intitula o post: Deus ajuda a quem dá com alegria! E muito embora bem humorada e de duplo sentido, esta afirmação está longe de ser falsa. O positivismo no ato de contribuir para a sociedade ou para uma fundação religiosa, é algo bom. O problema esta na retribuição divina que visamos ao “doar”.

Doar com interesse, não é doar, é comprar. As igrejas, seitas e cultos se utilizam muito dessa prática...

Ironicamente o dízimo é uma invenção judaica, que começou lá na época de Moisés, solicitando uns trocados aos seus fiéis para poder manter o Templo de Abraão, que não tinha fins lucrativos. E assim passou empiricamente a ser conhecida toda a obra de Deus, Jeová, Jah ou como bem queira chamar o "cara la de cima". Sem fins lucrativos...


Bem, aos poucos o dízimo passou a ser intituído por todos como forma de poder sustentar as obras de caridade e a própria instituição. Chama-se dízimo pois remete a um quinhão de 10% sobre todos os ganhos repassados então ao sacerdote. Sacerdote esse que dizia que essa era uma forma de se obter a permissão divina para o bom cultivo de bens mundanos, seja na pesca, coleta, agricultura e etc... Claro que os relações públicas do Senhor, passaram dos limites, desviaram a grana, e acabaram advertidos por Deus através do profeta Malaquias; "o anjo do Senhor viria para preparar os Seus caminhos". E assim aconteceu, Jesus Cristo nos presenteou com seus ensinamentos e uma nova doutrina. Mas parece que o tiro saiu pela culatra. E do cristianismo vieram as vertentes católica, protestante, ortodoxa e etc... Igrejas suntuosas espalhadas por todo o mundo ornadas com muito ouro, mármore, vitrais, pompa e luxo. Pra quê né? Oras, você prefere rezar num banco de madeira ou numa poltrona estofada?

Em 2005 o papa Bento XVI extinguiu o termo "dízimo" do quinto mandamento da igreja ficando o texto assim: "Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades". Ou seja, não se sinta limitado a doar apenas 10%, pode ser mais, fazendo frente a sanha protestante que o próprio Martinho Lutero tanto combateu.

Arrecadar mais de 20% valor líquido do contra-cheque do trabalhador dizendo ser essa a fonte de sustento das obras do Senhor, não seria um golpe enquadrado no art.171 do código penal brasileiro? Na boa, você conhece alguma creche, lar de idoso, casa de amparo na dimensão da grana que eles recolhem?

Não né? Então aqui vai uma aulinha de arrecadação procês:

Amém!

A fé é uma coisa boa, te dá base, sustentação ideológica, algo em que acreditar, mas também te deixa cego aos desvios dos profetas, que cobram um preço caro pra te colocar nos trilhos.
Tá, chega de lamentação... Vamos cantar com Aline Barros?


Agora pegue o seu convite, e vamos desencapetar!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Tem que dar oportunidade pra todo mundo participar" kkkkkkkkkkk
    Até quando as pessoas vão acreditar nessas coisas, que prazer estúpido esse de gostar de ser enganado.
    Meu dízimo vai pro AC/DC

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes