18 maio 2010

Marina Silva (@silva_marina), consultora Natura



Olá meu povo do Pimentas!

Pois vocês sabem da candidata Marina Silva?

Aquela que vem correndo por fora nesse pleito presidencial enquanto Dilma e Serra ficam de picuinha e o Ciro Gomes diz amém à decisão do partido de baixar a bolinha?

Pois a filha de seringueiros do Acre, pedagoga, ambientalista, senadora licenciada e ex-ministra do meio ambiente candidata pelo PV Marina Silva defende com unhas e dentes a bandeira do desenvolvimento sustentável.

Tanto que em 2008 deixou a pasta do meio ambiente por não concordar com as concessões impostas à ela pela então ministra da Casa Civil Dilma Roussef; por desentendimentos com os governadores do Mato Grosso e Rondônia; e por atrasar licenças ambientais de obras de infra-estrutura. Acabou pedindo afastamento sob acusações de bloqueio ao crescimento econômico, e logo depois, se filiou ao PV e corre numa candidatura com poucos recursos, e sem grande expressão por falta de coligações mais poderosas.

Marina lançou recentemente seu logotipo notadamente chupado da campanha vencedora do ianque espoliador Barak Obama aquele que até agora não peitou a indústria americana e nem assinou nenhum protocolo tratado ou acordo de proteção ambiental mais efetivo e drástico. Seria mesmo uma boa ter sua imagem associada ou calcada nele?

Pois a senadora tem ainda como um dos seus principais contribuintes de campanha a empresa Natura. Empresa essa que Marina Silva assessorou em 2003 num termo assinado junto com o governo do Acre para exploração econômica de um acervo de plantas e cujo fundador Guilherme Leal com fortuna estimada em R$ 2,2 bilhões deve se lançar como seu vice de campanha... Poia a Natura que vem a cada dia que passa associando sua marca a preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável responde no Ministério Público Federal a acusações de biopirataria na exploração do murmuru cuja medida provisória 2.186, de 2001, assegura às comunidades indígenas “benefícios pela exploração econômica por terceiros, direta ou indiretamente, de conhecimento tradicional”. Ou seja, “pesquisadores” vão até os índios aprendem no que cada fruto é bom para, e depois tchau...

Valeu aí, muito obrigado por tudo, quer aparecer no nosso comercial de TV? Referente ao marco regulatório para exploração de produtos ligados a comunidades tradicionais, Marina Silva diz que “Tem certa NATURAlidade em que haja esse tipo de processo. O problema é que não existe um regramento claro sobre acesso aos componentes da biodiversidade e conhecimentos tradicionais associados”. A Natura se defende dizendo que o uso do murmuru está registrado no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético, que o uso do principio ativo da planta foi descoberto através de publicações científicas sobre a planta e que a empresa remunera 23 comunidades em vários Estados pelo uso de produtos vegetais, o que beneficia 2.000 famílias.

Marina defende ainda nessa campanha presidencial uma “terceira geração dos programas sociais” garantindo aos jovens o acesso ao ensino médio profissionalizante cuja primeira geração é aquela por meio da qual os governos distribuíam cestas básicas; e a segunda que transfere renda diretamente às famílias.

Ou seja, continua a promessa de assistencialismo sustentável pela classe média... E eu pergunto quem defende essa espécie em extinção?

Deve ser nossa rotina...

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