14 maio 2010

Exame da (des)Ordem

Olá, caros amigos/leitores do Pimentas! Tudo tranquilo e sereno que nem água de poço?

Andei alguns dias sumida do site, pois, estava enfrentando a correria e angústia da espera do resultado do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, o que significa pouca coisa, mas ‘venho por meio desta’ fazer algumas observações sobre o Exame.


Todo infeliz que opta por fazer uma faculdade de Direito sabe que ao se formar continuará sendo absolutamente nada. O diploma de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais vale pouca coisa e, por este motivo, o Exame da Ordem é tão importante para nós, meros bacharéis.

Não é uma prova fácil, porém, não é uma prova típica pra testar conhecimentos, tem muita gente estudiosa que não consegue a aprovação e muita gente que nunca foi à aula que já tem a carteirinha.

A última prova, a 2009.3 foi um pouco peculiar, como muitas coisas que acontecem na minha vida, certamente porque Murphy me adora.

O Exame é feito em duas etapas: a primeira são 100 questões objetivas envolvendo 18 matérias que a gente teve na faculdade e a segunda fase é prova prático-profissional na área que a gente optar (Penal, Civil, Trabalhista...). Acontece que houve fraude e todos os bacharéis tiveram que refazer a prova.

Não é uma situação legal até porque põe em cheque a credibilidade do CESPE, a empresa que elabora e aplica a prova em todo o Brasil. Nós, bacharéis, nos sentimos desrespeitados por estarmos estudando enquanto outras pessoas estavam apenas se preocupando em subornar pessoas, e conseguir... mas então, refeita a prova, com data marcada para o resultado: 7 de maio de 2010, às 18h. Tem noção da angústia?

E aí veio outro desrespeito: o resultado saiu quase 20h e muita gente já estava até com os dedos roídos, meu caso. Finalmente a aprovação.

Depois disso, a sacanagem, 6 páginas de documentos exigidos e requerimentos para o encaminhamento da carteirinha, que mesmo assim só vem daqui 60 dias.

E agora vem as intermináveis piadinhas sobre advogados que já perderam a graça em 1800 e guaraná de rolha.

Estamos aí pra isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes