22 abril 2010

Vale Cultura, ke coiza boa né?



Pessoal do Pimentas, tudo bem?

Ta ligado no que é o vale cultura? É um benefício cujo projeto já foi aprovado pela câmara, tramitou pelo senado e voltou este mês para redação final do relator do projeto, no qual o funcionário que ganha até 5 salários mínimos (hoje em R$ 2.550,00) contribui com 10% do valor e os outros 90% ficam a cargo da empresa que pode abater este gasto em até 1% do seu imposto de renda. Passando de 5 salários o empregado aumenta sua taxa de contribuição. O valor do vale será de 50,00 reais creditados num cartão magnético que poderá ser utilizado no “consumo de produtos culturais” tais como livros, cinema, DVDs, exposições, shows, teatro... O IBGE projeta que 12 milhões de brasileiros se beneficiarão deste pequeno “mimo” que vai impulsionar a produção cultural no país.

Dia desses troquei uma idéia com a simpática, receptiva e tchuc-tchuc deputada federal Manuela D´Avila defensora do projeto, que me justificou mas não convenceu sobre o caráter benéfico do vale cultura. Concordo que a cultura deve ser disseminada por todo país, e disponibilizada para todas as classes sociais. Mas não concordo com o caráter assistencialista do projeto e nem com a finalidade com que fatidicamente (espero estar enganado) vai acabar tendo. Será que ao invés de propiciar a compra do DVD original de “A Ninfeta e o Jumento”, do show do Luan Santana, ou de demais subversões culturais não seria melhor baixarmos ou isentarmos o valor dos impostos, ou então investir em projetos culturais que possam ser disseminados de forma gratuita a toda população? Através de mais este projeto assistencialista o governo acaba deturpando uma obrigação contraída perante o cidadão brasileiro, e criando vínculos cujas raízes profundas nos deixam eternamente escravizados.

Hay que endurecer pero sin viagra jamás!

3 comentários:

  1. será que o Cesar ja leu a matéria???

    ResponderExcluir
  2. Toti, preciso de um vale desse porque vida de estagiário é sem grana mesmo!
    Mas, não vou gastar com cultura mesmo!
    Bjus Toti!!

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito dessa ideia sempre quero comprar um livro mais nunca tenho coragem de gastar meu sofrido e suado dinheirinho, esse vale além de um incentivo, faz eu economizar, afinal eu vou pagar só 10%. e Ainda posso ir ao cinema sem gastar meu dinheiro, daí só compro pipoca.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes