15 abril 2010

Soletrando 2010: foi sacanagem com S maiúsculo


Salve, leitor amigo do Pimentas!

Como é que vai essa força: f-o-r-ç-a. Força?... a palavra está... correta!

Então... hoje eu vou exercitar minha veia bairrista, mas sei que você vai me entender. O Soletrando 2010, essa interessante competição apresentada todo ano pelo Caldeirão do Huck, foi vencido por um garotinho paulista que eu sinceramente nem me lembro do nome, mas que de fato mereceu. Ótimo candidato.

Mas achei que teve sacanagem no negócio, na eliminação do mineirinho. Ora, meditemos sobre o assunto:
A cada rodada, as palavras sorteadas pra molecada soletrar tinham o mesmo nível de dificuldade, conforme várias vezes alegado pelo apresentador do nasal avantajado. A rodada que eliminou o candidato de Minas Gerais apresentou, como primeira palavra, "xexelento", devidamente soletrada pela garotinha do Pará. Eis que o candidato mineiro recebeu para soletração a palavra kirsch.

Pode ser que seja um festival de maldades nos meus olhinhos cruéis, mas... xexelento e kirsch são palavras de mesmo nível, principalmente por kirsch (nome derivado de Kirschwasser) ser um "uma bebida resultante da destilação de suco fermentado de uma cereja negra, típica da Alemanha, que apresenta coloração muito clara, pois não é envelhecida em carvalho, e ao contrário dos licores de cereja, não é doce" - palavra da Wikipédia? Sei lá, achei uma tremenda sacanagem esperar que um garoto de doze anos fosse um conhecedor da palavra, e mesmo que a reforma gramatical aceite palavras estrangeiras já dicionarizadas, dizer que kirsch é do mesmo nível de xexelento é, no mínimo... xexelento.

Ou, se preferir. Sacanagem. S-a-c... etc.

Abração pra ti, leitor amigo!

7 comentários:

  1. Concordo plenamente! O garotinho que ganhou é de Santo André (assim como eu, que orgulho!!!), mas kirsch foi s-a-c-a-n-a-g-e-m, sacanagem. Mesmo que ao final não tivesse mudado o resultado, eles mereciam mais uma rodada.
    O computador do Huck que seleciona as palavras de maneira randômica (o luciano falou isso), tem birra com Minas Gerais, não gosta de pão de queijo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não assisti a final, mas concordo que o nível das duas palavras não seja o mesmo.
    Eu erraria em cheio!

    beijos*

    ResponderExcluir
  3. Gláucia,
    O moleque lá de Sto André, apesar de ser um minimarrento, merecia vencer. O garoto é extra-foda! Tá de parabéns, merecia mesmo. E se continuar estudioso assim, vai longe na vida, Deus o abençoe.
    Mas que sacanearam o mineirinho, ah, sacanearam.. se pra gente que não tem mais doze anos a palavra já era cabulosa, imagina pra ele! Eu acertava fácil, culpa dos meus amigos cachaceiros, hehehe... Como bem disse o Helbert, no Culturain-Util, o correto seria todos soletrarem a mesma palavra, seria um critério bem mais justo e que não daria tanta margem, né?
    Bjo pra ti!

    Flávia,
    É aquela história, né... "palavras sorteadas randomicamente"... sei lá, viu. Não dá pra tirar os méritos do paulistinha, que aliás é um estudante de futuro. Mas fecho contigo, xexelento e kirsch não são do mesmo nível. Apesar de eu achar que kirsch é na verdade uma cachaça meio xexelenta, heheh...
    Bjo pra ti!

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tinha ouvido essa palavra! Mas o fato é que: Eles não deixariam Minas ganhar de nooovoo! Ponto p Minas!

    ResponderExcluir
  5. Lu Dornelas,
    Pois é... não consegui tirar até agora a sensação de "teoria da conspiração" contra o mineirinho. Kirsch? Cabuloso, muito cabuloso...
    Bjo pra ti!

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente? Não sei onde soletrar deixa uma pessoa inteligente... pode ser um aluno medíocre, mas que lê o dicionário e aprende as palavras. Portanto, não acho esses ganhadores tudo isso não. Qualquer um que estude o dicionário fica "inteligente" que nem essas crianças.

    ResponderExcluir
  7. Flanagini,
    Se estamos falando de soletração pura e simples, concordo. Mas veja: o garoto que possui bom conhecimento do idioma, de gramática, saca algo de etimologia, tem bom conhecimento geral, e possui raciocínio... pode acabar soletrando coisas que jamais viu ou leu. É uma ótima chance de mostrar sagacidade, percepção e inteligência. Não é um concurso do qual se vai extrair o maior gênio brasileiro de todos os tempos, mas é uma boa oportunidade.
    Abração pra ti!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes