23 abril 2010

Santos católicos recebem chutes virtuais de @Cleycianne no Twitter: assim pode?


Salve, leitor amigo do Pimentas!

Tudo numa boa?

É o seguinte: lembram-se de Sérgio Von Helde? Pois é. O pastor que deu uns bicudos numa imagem de Nossa Senhora d'Aparecida... lembro-me do ocorrido, e de toda a discussão que aconteceu em torno do fato, interpretado pelos católicos como um gesto de desrespeito a um de seus mais venerados símbolos.


Acusado pelos crimes de discriminação religiosa e vilipêndio a imagem, acabou mesmo perdendo o cargo de bispo, e hoje é membro da Universal nos EUA... Observe, amigo leitor, os termos da acusação que ele enfrentou na justiça, e perceba que houve subsídio para a acusação com base na legislação brasileira - e o Brasil, lembremos sempre, é um Estado Laico.

Eis que, em 2010, os santos católicos voltaram a ser alvos de chutes, desta vez chutes virtuais na Internet, e pra ser mais específico, no Twitter. Quem imbica desta vez é o personagem Cleycianne, figurinha virtual famosa por ironizar e reproduzir comportamentos típicos de fanáticos religiosos, sobre a qual já falei antes neste post.

Desconheço quem seja o criador e mantenedor do personagem, um dos mais famosos fakes da atualidade. Mas, vamos dar uma olhada nos comentários de Cleycianne esta semana:



O personagem Cleycianne ficou famoso tirando uma onda com a suposta vida torta das celebridades. Agora, entretanto, o personagem publica comentários como esse, onde claramente ofende símbolos religiosos dos católicos. E ainda faz isso apoiando-se na premissa supostamente religiosa de que homossexuais passivos são "coisas feias"...

Eu me pergunto: entre o chute do ex-bispo Von Helde e o chute virtual dado pelo personagem Cleycianne, não teria dado tempo de ninguém aprender nada, não? Ou o que tá valendo é aquela premissa característica de humorista fraco, de esconder suas ofensas gratuitas sob a casca da "piada"? Porque na minha opinião, foi ofensa barata, que não só atinge ao homossexual que não acha graça em ser usado como exemplo em casos assim, e também ao católico, diante de um comentário que poderia no mínimo não ter sido feito...

De qualquer forma, não vou negar que Cleycianne é um personagem engraçado, quando se mantém na linha da comédia pra cima das celebridades, linha que fez sua fama. Não acho que seja um personagem que precise fazer piada a qualquer custo, como nesse caso. E pela criatividade demonstrada, acho que o criador do personagem - seja lá quem for - tem muito mais a oferecer, certamente.

E você, amigo leitor? O que acha? Eu é que estou paranóico? Ou não? Deixe aí a sua opinião, e eu volto no final da semana pra gente comentar o assunto.

Abração pra ti, amigo leitor!

4 comentários:

  1. por isso q eu amo a Katylene.............

    ResponderExcluir
  2. Só uma pergunta: depois de tantos séculos de guerras/conflitos causados pela intolerância (contra estrangeiros, mulheres, negros, judeus, cristãos, pagãos, mulçumanos, capitalistas, comunistas, jornalistas, músicos, artistas, pobres, ricos, protestantes, homossexuais, intelectuais...etc etc etc) as pessoas não podem simplesmente respeitarem umas às outras?

    ResponderExcluir
  3. It Guéls,
    Sério: quem é Katylene?
    Bjo pra ti!

    Bianca,
    Definitivamente, acho que foi um erro da pessoa que está por trás do personagem. Um descuido. Se momentâneo, deixará uma sábia lição que remete justamente aos bons conceitos que você enumerou. Esperemos que assim seja, né?
    Bjo pra ti!

    ResponderExcluir
  4. concordo com o Bispo! Esse Brasil é um Pais muito idolatra, as pessoas tem que criar vergonha na cara e ler mais a Bíblia.

    Bjos

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes