07 abril 2010

Ficha Limpa X Barra Limpa






Opa, e aí, povo do Pimentas, tudo bem?

Bom pessoal, acho que muita gente por aí já viu uma tal de Ficha Limpa correndo pela internet. É um projeto de lei que pretende proibir políticos que tenham envolvimento com desvio de verba pública, corrupção, assassinato e tráfico de drogas de se candidatarem. E estão tentando forçar os deputados a aprovar a proposta, conseguindo 2 milhões de assinaturas.

Eu tenho toda a certeza do mundo de que isso não vai funcionar.

Sabe por que? Primeiro, nossos nobres políticos não estão nem um pouco interessados em eliminar colegas que tenham passado sujo, senão teriam tirado Renan, Sarney e mais um bocado que a gente já conhece. Segundo e o mais principal: o problema não é eles se candidatarem, mas ter quem vote neles. Sou obrigado a dizer que nosso quadro político é um espelho do nosso povo, como já disse aqui no Pimentas o colega André Santos, num post que achei dos mais esclarecedores que já li até hoje. Muita gente reclama dos deputados, senadores, mas se estivesse lá faria o mesmo. O que se vê entre a administração pública hoje não é nada mais do que uma versão sofisticada do "jeitinho brasileiro" que vemos nas ruas.

Ou seja, antes de mudar os políticos, devemos mudar nosso povo que ainda consegue vender o voto por um cesta básica ou por um saco de cimento para a reforma da casa. Enquanto isso não for mudado, o que a gente vai ver sempre é deputado livrando a barra do amigo, no famoso "fico te devendo essa". Um livra o companheiro de uma CPI hoje e amanhã será livrado de uma investigação no Conselho de Ética. É assim que as coisas funcionam no nosso país. Um dá um cargo de chefia para o amigo numa estatal e amanhã recebe uma vaga para a neta. A camaradagem, a troca de favores e a conquista do poder a todo custo. É assim que as coisas funcionam.

Parei por aqui! Bái!

4 comentários:

  1. Enquanto isto.."mudam as moscas e a merda continua a mesma".

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de enxergar uma solução real pra isso, mas infelizmente não vejo nenhuma, pelo menos nos próximos 100 anos (caso tenha início uma conscientização hoje).
    É uma triste realidade.

    ResponderExcluir
  3. Nascimento / Gláucia

    Infelizmente, estamos muito longe de ver alguma coisa mudar nesse país. A troca de favores, o poder a todo custo impede qualquer reforma séria de acontecer.

    É assim que as coisas funcionam, infelizmente!

    ResponderExcluir
  4. Gláucia, Nascimento e Weslley:

    Se me permitem um singelo aparte, eu acho que a solução é http://www.pimentasnoreino.com/2009/08/nao-reeleja-ninguem.html

    Abração pra vcs!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes