23 abril 2010

Cadê a biruta?


E aí povo do Pimentas, tudo bem com vocês?

Parece que a corrida presidencial de fato começou.

Na semana passada, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu uma entrevista a TV Bandeirantes e deu as seguintes declarações, quando questionado por que votar em Serra:
 “O Serra tem experiência política e serviços prestados ao Brasil. É líder, comandou...”


“...É uma pessoa que a gente pode dizer: Esse eu sei que faz”. E quanto a Dilma?


“A outra é uma incógnita...”


“...Não quero criticá-la, Eu não sei, não sei, não sei o que ela fez. Ela nunca liderou nada. É difícil entregar o destino do país a alguém assim”.


Irônico, FHC disse que, “de repente, na campanha, Dilma demonstra” do que é capaz. “O Obama demonstrou. Mas é preciso ser Obama, ter capacidade de liderar”.

Falando sobre a influência de Lula:

Que peso terá Lula, do alto de sua popularidade, na eleição? “O peso é grande”, disse FHC. “É tão grande que a Dilma tem votos”.


Realçou, porém, o fato de que a popularidade de Lula [76% segundo o Datafolha] é, hoje, maior do que o percentual de votos de Dilma [28%].


“Há muitos casos de gente com muita popularidade que não transferiu. No Chile aconteceu. Disse que, no passado, dera-se coisa semelhante também no Brasil.


Tendo prevalecido sobre Lula em duas eleições presidenciais, por que não conseguiu eleger José Serra como sucessor em 2002?


“Por duas razões”, FHC respondeu. “Primeiro que o meu governo não estava no auge da popularidade...”


“...[...] Segundo, eu não fiz o que o Lula está fazendo. Nunca achei que fosse correto” jogar o peso do cargo na promoção de uma candidatura.


“É natural que as pessoas tenham o seu candidato. Mas o presidente Lula extrapolou. Isso não fui eu quem disse. Foi o tribunal que disse. Foi multado...”


“...Qual o presidente da República que, no Brasil, foi multado por um tribunal e ainda debochou do tribunal? É um comportamento inédito...”


“...A popularidade não dá direito à pessoa desrespeitar a minoria e a lei. Eu não faria isso nunca. Pode ser que, de repente, eu perca a eleição, mas não perco a compostura”.

Em entrevista a mesma TV Bandeirantes, Dilma deu as seguintes declarações, quando instigada a falar de Serra:
- Ele [Serra] representa um projeto que levou o Brasil para estagnação e para desigualdade, que criou dependência do FMI (Fundo Monetário Internacional), que não investiu em saneamento. Eu represento um projeto completamente diferente.
Ainda colando a sua imagem a de Lula:
- Acho que é muito difícil me diferenciar do Lula nesse momento, nessa altura do campeonato. Eu participei do governo Lula e com ele fiz os principais projetos do governo [...]. Então eu me desvencilho do Lula como? Eu finjo que a minha vida parou em 2003?
- Fica difícil explicar porque ele me escolheu. Ele me escolheu três vezes. Primeiro, ele me escolheu para cuidar da transição do governo, depois para coordenar o [Ministério de] Minas e Energia, depois ele me escolheu pra ser a chefe da Casa Civil, então, depois, me escolheu pra ser sucessora dele.
Em entrevistas em Belo Horizonte, durante o seu lançamento como candidato, emitiu as seguintes declarações:
- Acho que reeleição não é coisa boa. Deveria ter cinco anos de mandato. Você chega e governa fazendo aquilo que tem de ser feito, não apenas de olho na reeleição.
- Vou colocar esse assunto e precisa ver se o Congresso concorda. Se não concordar, paciência. Mas eu vou defender - avisou.
Serra afirmou que o atual presidente deveria alterar sua opinião sobre o tema:
 - Conversei com o Lula, ele estava de acordo (com o fim da reeleição), mas mudou de ideia. E eu espero que mude de novo, porque o Lula, mesmo fora do governo, tem um peso político muito importante e eu espero manter o diálogo com ele.
Durante a entrevista, Serra não poupou críticas ao governo Lula. Condenou a corrupção em setores da administração federal e o PAC, classificando-o de programa inconcluso. O tucano também atacou o MST por usar a reforma agrária como "pretexto" para seus objetivos políticos.
- O PAC é uma lista de obras, vamos ser realistas. A maior parte não foi feita. As obras, a gente tem que definir, tocar e fazer acontecer - comentou, quando questionado se daria continuidade ao pacote de projetos que é uma das principais bandeiras de sua adversária, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT).

Em resposta, a Ministra Dilma emitiu a declaração de que Serra seria uma "biruta de aeroporto" e completou:
- Lamento que ele fale isso quando voltamos a financiar Estados e municípios de forma exemplar, voltamos a investir o Orçamento Geral da União em municípios e Estados da federação
 Enfim, as coisas já estão tomando a cara de campanha, um xinga de lá, o outro ofende de cá, e as propostas de campanha vão se perdendo...

Seria ótimo se fosse diferente, mas se fosse diferente não seria Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes