15 março 2010

Saudades do síndico: Tim Maia


Salve, leitor amigo do Pimentas!

Como é que foi seu ano de 1998?

Pois é... o ano de 1998 não foi chato só pela perda ridícula da final da Copa contra os franceses. Também tivemos a reeleição de FHC (cruzes), o desabamento do Palace II (sacanagem da braba), o lançamento do corretinho Windows 98, o nascimento de uma certa empresa chamada Google...

... e a perda de um dos maiores nomes da música e do folclore musical deste país, Tim Maia. Um de nossos mais influentes artistas, e dono de uma verdadeira enciclopédia de histórias - a maioria absoluta delas relacionada a seu célebre hábito de "dar um perdido" nos shows que marcava - o "síndico" foi ter com o dono do condomínio, vítima de uma infecção generalizada, após vários dias de internação. Partiu com 55 anos.

Tivesse bebido menos, fumado menos e se cuidado melhor, talvez estivesse por aqui até hoje, ainda dando o cano num monte de shows, e enriquecendo o anedotário envolvendo seu nome. O mais provável é que ainda estivesse por aqui entoando sucessos eternos com seu vozeirão, e influenciando indiscutivelmente a música nacional.

Acho mesmo é que a fase racional, entre 75 e 77, acabou resultando mesmo numa retirada estratégica do síndico, que deve ter ido parar nas estrelas, dentro de algum disco voador... fato é que Tim Maia embala gerações e continuará a fazê-lo. Daqui a dezenas de anos, ainda ouviremos os versos de "Primavera" embalando casais apaixonados. Ainda nos divertiremos com os versos de "Vale Tudo", e provavelmente continuaremos todos a entoar "Não quero dinheiro".

Bom mesmo seria se a famosa brincadeira com o nome das operadoras de celular fosse uma deliciosa verdade:

"Oi, Tim... você tá Vivo? - Mas é Claro!"

Saudades do síndico! Saudades do som e do talento de Tim Maia!

Abração pra ti, amigo leitor!

4 comentários:

  1. Feliz lembrança!! Tempo que o funk não era esse lixo...era uma batida forte do funk, junto com um sentimento (soul), e aquela voz rouca de negão...maravilha!! Vi todos seus shows,arrumava cada treta com a band Vitória Régia!! Até com a globo (vênus platinada) ele cagou e andou...pra ela...Saudade, grande Tim! Obrigada, André, vc me fez feliz...

    ResponderExcluir
  2. Silvana,

    Voce falou tudo. Funk era funk... saudade do tempo em que essa palavra definia música, e não essa barulheira que o povo toca... e a Globo, que achou que tinha colocado o Tim na geladeira, quando na verdade ela é que tava perdendo... Felizes fomos todos nós que presenciamos esse artista e seu talento.
    Bjo pra ti!

    ResponderExcluir
  3. André,
    As músicas do Tim estão cada vez mais atuais, concorda? Também sinto falta desse talento...
    Texto maravilhoso esse seu.Como sempre.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Beth,
    Tim Maia é realmente atemporal, tanto nas canções românticas quanto em todas as outras. Sem falar que a qualidade do som dele ainda suplanta facilmente 98% do que se tem hoje na indústria, né? O cara é um grande mestre. E obrigado pelo seu carinho e por sua amizade. Bjo pra ti!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes