31 março 2010

Por que Dourado venceu o BBB 10?


Salve, leitor amigo do Pimentas!

Firmeza?

Acabo-ouou! Lá se foi o BBB 10, com recorde mundial de votação em realities, cento e cinquenta e quatro milhões de votos. E Marcelo Dourado venceu, eleito por 60% dos telespectadores. Isso dá ao lutador a bagatela de 92.400.000 votos. Só os votos dele já o colocariam sozinho entre os cinco maiores paredões do jogo no país, quiçá do mundo.

E afinal de contas, porque é que o sujeito ganhou? Tenho duas teorias.

A primeira poderia ser a repetição do fenômeno "Alexandre Frota". O primeiro reality desse tipo, no Brasil, foi "Casa dos Artistas", no SBT. Naquela edição, o grande "vilão" do negócio era justamente o multimidia Alexandre Frota, que foi imbatível em tudo quanto era eliminação até a final do programa, quando foi limado de cara, uma vez que já não era mais necessário para tocar o terror na casa.

Mas, Dourado não só não foi limado na reta final, como ficou e ganhou. Então...

Então, vou ressuscitar o que eu mesmo escrevi aqui no blog, a algumas semanas. Veja:

"Fenômeno de popularidade? Não acho. Simpatia? Tenho certeza que não. Qual é então o segredo de Dourado pra se destacar tanto numa edição tão cheia de personagens peculiares?
Palpite do André: Dourado explode mas pede desculpas. Dourado segura a onda quando na verdade gostaria de dar uma voadora a la Chuck Norris. Dourado se confunde e volta atrás. Dourado percebe que está errado, mas segue em frente.
No fundo, este antiheroi tem um pouco de todos nós... vai ver, é isso."

Tava justamente falando sobre isso com nossa amiga @alomara: identificação. Dourado teve uma segunda chance, e mesmo não sendo o sujeito perfeito, lutou por ela, contou com a sorte, agarrou-se a esta chance como o náufrago que agarra a boia no meio da tempestade.

E qual dos noventa e dois milhoes de votos que lhe foram dados não pertenciam a pessoas que, assim como ele, também sonharam um dia com uma segunda chance? Qual de nós, leitor amigo, não gostaria de uma segunda chance?

Parabéns ao novo milionário do pedaço e vamos em frente, que agora é só no ano que vem. Eu continuo torcendo pra acontecer aquele milagre de proporções bíblicas que me ponha nesse jogo em uma de suas próximas edições, isso sim!

Abração pra ti, amigo leitor!

15 comentários:

  1. Alessandro Apolinário,
    Você, por duas vezes, colocou a palavra PERSPECTIVA entre aspas no seu comentário. O efeito de suas aspas é o de mostrar que PERSPECTIVAS diferentes das suas recebem de você rótulos e pejorativismos. Na pior das hipóteses, tão esperto quanto você quer que pensemos que você é, dadas as citações históricas, já era pra você ter lido Voltaire, e aquela coisinha sobre o direito de dizer coisas mesmo sem concordar com elas. Baseando-me nisso, fico feliz em você ter comentado sobre MINHA PERSPECTIVA, que não é melhor nem pior que a sua, é apenas diferente. Muito embora, eu não lamente isso.

    O restante do seu comentário dedica a Marcelo Dourado (parabéns, Dourado) palavras como "grosso, homofóbico, talvez nazista" e uma das mais interessantes e reducionistas expressões jamais cunhadas: "do mal". Sinceramente, nem vale a pena, né? O meu talvez aponta possíveis motivos pra essa vitória, mas o seu é no mínimo preconceituoso, e sendo assim, eu vou ali tomar mais um saboroso Q-Suco, sim?
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Apenas uma "perspectiva"...
    Penso no povo brasileiro com uma contradição ambulante! Aqui se tem de tudo um pouco: vilões da política voltando pelo volto do povo (Arruda e Collor) e esse mesmo povo declarando que não agüenta mais corrupção; percebe-se os brasileiros gritando por justiça mas quando o erro parte de dentro das nossa casas somos os primeiros a defender as tais Leis iluministas da sociedade brasileira que qualquer europeu mediano choraria diante da nossa constituição – é a sociedade que corrompe e temos que reabilitá-los dando uma “segunda chance”.
    Acredito que Dourado ganhou por essa contradição que acompanha o exercício da "polis brasileira”, ou seja, no terreno do público defende-se a austeridade mas no frigir dos ovos (no terreno do privado e do contingencial) ter "pena" se tornou sinônimo de esperança para um povo sofrido e de baixa estima como o povo brasileiro.
    Dourado era grosso, homofóbico, talvez nazista, do mal no BBB anterior e agora como uma fênix retornou das cinzas para ser um novo homem... "Alleluia!!!" Ele aprendeu... e se mostrou arrependido... mudou!!! se redimiu...
    Esse nome “Dourado” descendente de Hélio parecia estar escrito: Arriscaria dizer que como Medeia seu avô veio buscá-lo em sua carruagem... Ex-suposto do mal agora dourado vai ser só agradecimento, benevolência... e a sociedade enfim cumpre o seu destino!
    (tinha alguns erros e fiz os acertos...)

    ResponderExcluir
  3. Não penso em mim como preconceituoso mas penso em meus comentários na mesma perspectiva de uma telenovela das seis onde coloco os BBB´s naturalmente em uma "perspectiva maniqueísta"; totalmente diferente de um Manoel Carlos e de uma telenovela das oito onde prevalece um estilo nietzscheano de "além do bem e do mal", ou seja, humano demasiado humano.
    OPNIÃO PESSOAL: Assim não acredito que Dourado seja esse tipo de pessoa, minhas opiniões dizem respeito apenas ao personagem da telenovela que se chamou BBB10.
    Sim, antes que esqueça... A palavra "perspectiva" está colocada no sentido filosófico e diz respeito a diversidade de Universos e Possibilidades, ou seja, podemos ver um Super-Herói como salvador mas também podemos vê-lo como mudando os nossos destinos, e assim questioná-lo: Quem deu esse direito a ele de mudar os nossos destinos? Essa também é uma questão totalmente relevante...
    Assim, somos obrigados a escolher entre as perspectivas e nos responsabilizamos pelas conseqüências. Nesse sentido, a sua perspectiva que parte de um ponto quantitativo leva para o tema do perdão e da segunda chance, nada mais cristão e óbvio para nossa cultura católica, mas se entendermos verdadeiramente de perdão perceberemos que cabe ao homem perdoar mas a justiça é essencialmente divina e entregamos a Deus.
    Não sei ainda dizer se Deus escreveu esta epopéia (como Bial disse Maktub); tenho minhas dúvidas e penso que o resultado poderia ser outro, existiam outras possibilidades... e existe sim a possibilidade de algum Super-Heróis ter mudado nosso destino.... e talvez nunca saibamos quem seria tal criatura.

    ResponderExcluir
  4. "fim de comentários"
    o autor faz confusão sobre o conceito de anti-herói... Essa palavra surge em meados do século XIX e ganha proporções maiores no inicio do século XX. Anti-herói tem haver com a busca humana pela perfeição e a ética seria o quadro estético que pinta toda essa obra.
    Assim, nós ocidentais somos trágicos e anti-heróis... errantes porque logo percebemos que esse é um projeto falho. Um exemplo, a tragédia de Eloá Cristina e Lindemberg: os policiais éticos e errantes tornaram-se anti-heróis ao exercitar a trama do super-homem, ou seja, garantir todas as variáveis... libertar Eloá Cristina e sua amiga e, por conseguinte, garantir o inalienável direito à vida de Lindemberg. Quem leu os gregos devia estar ciente de tais possibilidades e do ser da tragédia se tornar "real".
    OPINIÃO PESSOAL: Gostaria que existissem escritores com um cabedal erudito, digo lendo os clássicos e não comentadores; lendo Freud e não freudianos. Dourado não tem nada de anti-heróis no sentido da busca da perfeição ética e no quinto ato da sua existência perceber tudo isso como um projeto falho...
    O que na verdade foi visto? Foi o exercício do não-ser, daquilo que não é ético de se exercitar; seria o exercício do nada e do niilismo que o autor confunde com o conceito tão desmistificado por Nietsche de anti-herói e que depois foi pego pelos artistas da Escola de Frankfurt dando-lhe uma roupagem freudiana com pitadas de socialismo, ou seja, no sentido apenas na descrença no capitalismo e na descrença em qualquer modo de produção.
    axu!!!! que você deve assistir mais as novelas das oito de manoel carlos e perceber o verdadeiro conceito de anti-herói.. veja suas Helenas... sua busca para a perfeição patética enquanto o outro é na verdade Niilista.
    O folhetim atual mostra isso no atual casal Marcos e Helena: Talvez por interpretar essa anti-heroína Taís Bianca Gama de Araújo foi tão criticada pela massa brasileira no inicio da npovela; onde sua personagem passou do Céu (França) para o inferno(traição da amiga)... ela realmente por ser ética tornou-se ridícula, ou seja, uma anti-heroína.
    Termino deixando uma frase para reflexão: são ridículas todas as cartas de amor, não seriam cartas de amor se não fossem ridículas (atenção estreantes a poeta... essa frase é “PESADA” e não “LEVE”).
    Por fim.. Dourado está para Marcos (personagem de viver a vida) assim como Elenita para Helena que de tão verdadeira dava nojo... deve ser por isso que vc esqueceu de citá-la nos seus comentários.

    ResponderExcluir
  5. Dentre todos, ele foi o que teve reações mais próximas das nossas. Uma pessoa comum... Mesmo se dizendo jogador - o que é perfeitamente natural e aceitável - me pareceu o mais merecedor do prêmio e manteve a mesma postura desde sua entrada no BBB10.
    Segunda chance? Sim, acho que todos nós, pelo menos uma vez na vida, desejou ser merecedor de uma... e quantos de nós foi contemplado?
    Nos vemos nos outros também, daí a empatia.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Eu voltei aqui hoje por que vi parte do programa da Ana maria Braga onde ela mostrou os melhores momentos dos seus "debates semanais sobre BBB", para mim ficou claro a manipulação na escolha do vencedor, eu não assisti nada do BBB e não vi os debates em outros dias, mas na edição apresentada hoje, praticamente todos os convidados do programa disseram torcer pelo Dourado ... perai, estavam lá pessoas consideradas formadoras de opinião, é lógico que isso influencia. Enfim, continuo achando o BBB um programa pobre em conteúdo e que não acrescenta nada a quem perde seu tempo assistindo. Mas essa é só a minha opinião, gosto e (*) cada um tem o seu.

    ResponderExcluir
  7. Beth,
    Pois então... me identifico com ele em vários aspectos. E me identificaria ainda mais se ganhasse aquela grana!
    Bjo pra ti.

    Gláucia,
    Eu fico feliz que, mesmo não se tratando de um assunto que lhe traga prazer, você ainda visite os meus posts. Acredite, fico realmente feliz e espero continuar contando com sua visita sempre, certo?
    Bjo pra ti!

    ResponderExcluir
  8. Alessandro Apolinário:
    Suas aulas de filosofia são um saco. Não tenho a intenção de aprender sobre filosofia com um professor chato feito você, cansativo, prolixo. Não sou escritor do cabedal que você curte, mas me considero azarado por ter que aturar gente da sua laia, que come livros, e somente eles. Vai ver, é isso que te faz ser assim tão chato. Vê se me erra, pelo amor de Deus, me poupa da sua chatice, e dessa sua mania de achar que é um oásis no meio do deserto, você não é.

    ResponderExcluir
  9. Realmente quando os argumentos acabam... pra pessoas que não beberam de fontes laicas e não comem dos banquetes do logos.. da palavra, ou seja, não aceitam o contraditório..
    por isso eu adoro o senado e as assembleias brasileiras pois lá é o reino do contraditório.
    Pena que vc não aceite o contraditório... já que vc deseja ser um formador de opnião..
    os apelos por adjetivos nada postitivos mostra seu ego abalado, isso eu não lamento também... pois mostrou como suas premissas era facilmente questionáveis... dá próxima vez use premissas verdadeiras mesmo com conteúdos falsos.. pois posso aceitar que minhas premissas sejam verdadeiras com um conteúdo falsos.. mas vc concerteza não sabe contruir uma antítese, fico feliz por minha antitese ter abalado o seu ego tendo em vista que eu me preocupo com falsos formadores de opnião pois verdadeiramente me preocupo com as escolhas que o Brasil faz.............
    e... claro que essa garota e vc se identificaram com dourado.. só descordeir que dourando não tem nada de anti-heroi... se vc´s se identificaram com ele é porque vocês são niilitas como o marcos da novela de monoel carlos.. vivem um nada absoluto.. pois claro que se identificar com anti-herois é difícil e existem poucos... muitíssimos poucos...

    xau e desculpa pelo meu cabedal erudito...
    mas adoro ler como nós ocidentais chegamos até aqui.. num debate lacio,.. em busca do contraditório e da antítese.. da liberdade de questionar... o óbvio...

    ResponderExcluir
  10. Alessandro Apolinário,
    Não é que acabou o argumento. Acabou foi a paciência que eu tinha de dar atenção a sua decoreba. Eu até te entendo, bicho, acredite. Deve ser complicado pra você tentar se inserir, fazer diferença, brilhar, aparecer. Aí você usa seu vasto vocabulário filosófico, achando que isso vai fazer com que aceitemos você numa boa, etc. Cara, vai por mim, seu problema é uma chatice imensa, temperada com uma necessidade de atenção. E isso, cê não resolve aqui não. Faz uma terapia, sei lá. Um dia você vai aprender que nem todos os livros do mundo vão fazer você deixar de ser apenas o que é: chato. Mas, não some não: você vai ter palco pra brilhar aqui, dentro de pouco tempo.

    ResponderExcluir
  11. Ah, esqueci de dizer:
    Vai encher o saco do Marcos da novela, vai... cês vão formar um lindo trio, discutindo filosofia, Zé Mayer, Thaís Araújo e você.

    ResponderExcluir
  12. VOU TE DAR UMA AULA DE BBB
    O BBB surgiu criando uma dicotomia entre pobres e ricos... entre feios e bonitos... Maniqueísmo disfarçado: Quem era do bem? Quem era do mal?
    Com esse formato o futuro milionário era facilmente “descoberto”... Logo, tiveram Q mudar.... Até os telespectadores estavam “enjoados” pois já se conhecia tal estória...
    8 HOMENS ganham o BBB devido a nossa cultura da BUNDA... Mulher bonita já ganhou (vai tirar a roupa na REVISTA); Se for feia e pobre leva o prêmio... (certo com 2+2são4): Outro gênero Q ganhou o BBB Foi... Cida e Mara...
    ENTÃO, o BBB resolveu mudar o formato colocando apenas pessoas bonitas, viajadas, rebeldes... reflexivas... resolveram “apimentar” colocando Gay´s Q “aparentemente” não eram afetados... Q ñ saíram da ciaxa? Q eram “educadinhos”.
    (dizia o BBB) Agora a diferença é multifacetada – quero ver esses espertinhos preverem o novo milionário...
    O Q aconteceu: Jean ganhou o BBB devido a defesa ao gay Q estuda.. Q batalha e ñ bate-cabelo... Q tinha chances D ser alguém na vida, mesmo com todas as dificuldades ñ desistem e naturalmente continuam “uniformes” no mundo “sério” do trabalho – Veja a “VEJA” de maio, onde os gays se dizem não afetados e Q ñ beijam em público porque são diferentes dos “outros” Gays...
    A população brasileira aceita esse tipo de gay(o Q ñ demonstra afetação). Já se percebe esses gays andando em grupos de acordo com o grau de afetação... Olha a frase: Eu respeito os gays mas ñ gosto daqueles Q se parecem com mulheres... são extravagantes... SEM CLASSE!!! Homofobia entre os Gays (afff.. mundo paradoxial)... Parafraseando André Santos em mal amadas: “menos frescura... é preconceito mesmo......”
    Estava na cara Q o Dourado ganhou o BBB10 por três MOTIVOS:
    1) Não tinha a mínima chance de sair na playboy e muito menos na G...
    2) Não era FORTE... (marcado por escolhas erradas, onde ele era seu próprio carrasco) – peninha do douradinho...
    3) A sociedade do espetáculo tinha parte da culpa (BBB4) por Dourado está no fundo do poço e merecia uma segunda chance... (recomeçar com 1 milhão e meio).
    Por que Dourado não perdeu?
    1) Cultura machista;
    2) Cultura homofóbica (ñ aceita HOMENS AFEMINADOS) e ñ tô usando o “conceito” GAY;
    3) Os brasileiros tem baixa estima e se identificam c/ o coitadinho... o sofredor... o merecedor de uma “boa” chance (Quem foram as únicas mulheres a ganhar o BBB?).
    Há tá esse é o país onde os presos pagam 1/5 da pena e ficam em regime semi-aberto? AGORA SÃO 2/5 TÁ...
    Podemos até ser desiguais mas ñ perdermos JAMAIS nossa humanidade...

    ResponderExcluir
  13. Monete,
    Vou te dar uma aula de objetividade: você daria a vida pra ter um Dourado na sua vida, mas não vai arrumar. No máximo, vai conseguir algum fumo da sua laia, pra se enrabichar. O que me consola é o fato de que nesse caso, não tem perigo de procriação. Você morre de vontade de ter um Dourado, morre de inveja do Jean Willis, e morre de frustração, porque a mais baranga de todas as BBB é mais mulher do que você jamais será. Sofra por ser o que é, problema é seu. Nossa sorte é você estar a quilômetros de mim.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes