18 março 2010

Os possíveis Oscar's para "Lula, o filho do Brasil"


Salve, leitor amigo do Pimentas!

A quantas anda o seu astral?

Depois de O Pagador de Promessas e Central do Brasil, o Brasil não emplacou nada realmente palpável na disputa pelo Oscar... até agora (sim, eu ignorei O Quatrilho, filme besta que só...). Se o pessoal da Academia de Hollywood estiver no mesmo estado de espírito em que eu me encontro, o que não vai faltar é prêmio pro filme. Senão, vejamos:

Oscar de melhor atriz sem maldade no coração para Glória Pires - excelente atuação, como lhe é de hábito. Entretanto, a atriz diz que o filme não tem qualquer conotação política. Com um coração tão puro assim, incapaz de enxergar conotação política num filme desses, lançado a uma hora dessas, é Oscar pra ela antes de qualquer coisa!

Oscar de melhores efeitos especiais: o filme transforma Lula num ente tão puro e misericordioso quanto a Serena da novela Alma Gêmea, e isso não condiz com a realidade, combinemos. O Lula do filme é um homem tão inacreditável que eu poderia jurar que ele é a reencarnação de Gandhi e Madre Tereza juntos num só corpo! Tamanha bondade assim, nem no Papai Noel!

Oscar de melhor maquiagem: esse é autoexplicativo. Quando escolheram Jamie Foxx pra fazer o papel de Ray Charles, ficou evidente que a semelhança física entre eles ajudou. Noutros casos de mesma estirpe, temos Morgan Freeman, que ganhou um penteado "Bira do Sexteto" pra fazer Mandela no cinema. Levando-se em conta o critério de um mínimo de semelhança física, escolher Juliana Baroni pra fazer o papel de (de mulher pra mulher) Marisa só pode ter sido sacanagem com a ex-paquita. Ou licença poética das brabas.

Oscar de boa vizinhança: O diretor Fábio Barreto apressou-se em dizer por aí que o filme não leva nenhum centavo de leis de incentivo, do governo, etc... e que a verba pra produção, supostamente uma das mais caras da história do cinema nacional, viria da iniciativa privada. Ou seja, que empresa não ajudaria a produzir este petardo cinematográfico, se não quisesse ficar bem na fita com o personagem principal da mesma? Hein? Hein?

Oscar de melhor roteiro muito adaptado: pra um cara que gosta de palpitar até sobre o diâmetro abdominal do Ronaldo Fenômeno, achei que o filme do Lula ia pelo menos citar a ex-namorada supostamente abandonada por ele, ou os filhos, etc... ah, esqueci, ele virou santo no filme, foi mal.

Oscar de conveniência: Tô pagando pra ver se a Dilma e seu capacetão de laquê não vão tentar se aproveitar desse filme na campanha eleitoral.

E finalmente...

Oscar de maior furada na bilheteria: Pra quem falava em ver o filme desbancando os doze milhões de espectadores de "Dona Flor e seus dois maridos", o diretor Fábio Barreto deve ter mesmo tomado da mesma cachaça que o Lula. Ou pensou que tanta gente ia pagar pra ver o Lula, se podem fazer isso no horário eleitoral gratuito? Rárárá, faça-me rir! Concorrência braba, Sônia Braga vs Lula!

Vou nessa, tomar meu tradicional Q-Suco! E só vou assistir o filme do Lula de novo se alguém comprar uma cópia no camelô ali da esquina e me emprestar outra vez!

Abração pra ti, leitor!

12 comentários:

  1. André!!
    Perfeito o texto!!!
    Milhares de Oscars, parabéns ao Barreto que conseguiu essa proeza!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Na MINHA opinião, discordo. Assisti ao filme, e não me senti nenhum um pouco influenciado, nem ao menos comovido com a história. Já assisti filmes que contam histórias de pessoas com bem menos feitos do que a do Lula, então, por que não fazer um filme do Lula? É o presidente como 'protagonista' não é qualquer bosta. Que falta de patriotismo, não leve só na malícia, tente ver o lado bom das coisas também amigo.
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu não sou mais Zé tem um tempão viu? Sou eu não!

    Excelente post André!

    ResponderExcluir
  4. Cesão:
    Valeu pela força e pela amizade!

    Zé:
    Oscar SEM MALDADE NO CORAÇÃO pra você também, tá? Abração pra ti.

    Alvim Dias:
    Tu não é o Zé, tu é o cara!
    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Caro senhor andré, o texto redigido acima é de grande desprezo e falta de patriotismo, concordo sem receios com as palavras sábias de Zé, e ao invés de elogiar ironicamente o Barreto senhor Césão, porque você meu caro amigo não produz um filme, A esqueci-me, você só é um comentarista que zomba dos trabalhos de pessoas que sabem o que estão fazendo!
    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Caro Carlos, sou sim um reles comentarista e colaborador deste blog e de outros.
    Sou, também, um reles universitário trabalhador que paga impostos e os vê sendo aplicados como recheios de cuecas e meias ou sustentando familia de apenado, enquanto pessoas morrem nas filas do SUS a espera de uma consulta com especialistas médicos ou nossa educação segue uma onda de decadência.

    Óbvio que é sinal de grande patriotismo lançar a biografia do Presidente da República, em ano eleitoral, com a imagem que foi passada, relegando ao esquecimento pedaços inconvenientes de sua (esse "sua" refere-se a vida pregresa do Chefe do Executivo Nacional) trajetória política, como os tempos de guerrilhas e atividades afins. Cite-se aqui que não defendo a Ditadura e suas atrocidades.

    Ilustríssimo Carlos, pensaste que usei de ironia ao escrever "parabéns ao Barreto que conseguiu essa proeza!!"? Pois bem, não a utilizei, é fato essa proeza, transformar um homem semi-analfabeto, e não um semi-deus, em Deus é uma tarefa homérica.

    Agradeço o teu comentário e volte a nos visitar sempre que puder.

    Meus cordiais cumprimentos,

    César Leão

    ResponderExcluir
  7. Caro Césão, não se rebaixe por ser ainda um universitário muito menos se limite, definindo sua vida com tantas poucas palavras, pessoas cometem erros se definindo. Talvez não fui claro em minhas palavras, não critique o filme, ele é apenas uma valorização da vida do Lula, não importa se 'Maquiada ou 'Não' imagine se no filme do 'Titanic' deixassem de colocar o romance que o Leonardo de Caprio protagoniza, não seria o ótimo filme que é, e foi. Não há necessidade de se criticar o filme, mas sim a Educação Brasileira, a Falta da Reforma Agraria, a Sucateada Saúde Brasileira entre milhares e milhares de problemas muito mais agravantes do que um filme. indiguinado por pagar seus impostos e não ver mudanças, aregasse suas mangas e vai ao protesto!
    e deixando claríssimo, estava me referindo ao filme, e você já veio falar dos problemas seus de pagar os impostos e da realidade do nosso país! reflita!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Carlos, deixarei os formalismos de lado, indico a ti fazer uso de um dicionário de quando em vez.
    Não me rebaixei ao dizer que sou um universitário, tenho imenso orgulho de estar me formando em Engenharia Química, nesse semestre, na 2ª melhor Universidade do BR segundo o IGC (Índice Geral de Cursos) do MEC[http://www.enq.ufrgs.br/inicial/noticias-e-eventos/118-ufrgs-esta-em-segundo-no-ranking-do-mec]. Esse "reles" quwe tu leu foi o ápice da ironia a qual tu não teve a capacidade de compreender.
    Chutar vale, dar coice é que não. Comprar "Lula, o filho do Brasil" com "O Titanic" é algo descomunal. O romance existente em O Titanic foi inventada para poder dar forma ao filme, caso ela não existisse o referido filme seria apenas um documentário.
    Já "LUla, o filho do Brasil" trata-se de uma biografia muito maqueada onde ele é soberanamente justo e bom. Não assisti ao filme, mas até os correligionário comentam isso.
    Quanto ao uso dos nossos impostos, cuja aplicação me deixa indignado, faço a minha parte, cobrando os políticos nos quais votei e outros o seu comprometimento com o povo, entretanto ainda faço parte de uma minoria, já que a maioria iludida desse País acha que o Político é bom e se preocupa com o povo... ledo engano!
    Bem , encerro minha participação aqui, gastei demais o meu latim!
    Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  10. Surgem os comentários e os debates .... nem vou tecer mais que isto!

    Só me veio à tona uma apelação:

    CADA UM NO SEU QUADRADO CADA UM NO SEU QUADRADO!

    ;)

    Ótimo texto meninos!

    ResponderExcluir
  11. Carlos,
    O Cesão já te esclareceu muito bem a situação. Entretanto, você me acusa de grande desprezo e falta de patriotismo. Vou falar sobre suas acusações:

    Sobre meu suposto grande desprezo: desprezo vigorosamente toda obra eleitoreira. Cada centavo gasto nesse comercial lulesco poderia ir para alguma produção cinematográfica de real valor cultural, e não pra essa obra eleitoreira produzida pelos sempre bem relacionados Barreto. Portanto, você está absolutamente certo, é desprezo puro. A realidade da cultura brasileira não conta com benesses como as que esse filme conta, e o povo não merece isso.

    Sobre minha falta de patriotismo: endeusar Lula como foi feito no filme é a mesma coisa que endeusar os PORCOS do livro A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, de George Orwell. Leia o livro primeiro, depois venha falar sobre patriotismo. Não confunda patriotismo com outras coisas que talvez você venha a conhecer quando ler o livro que lhe recomendo, pra não falar em outras grandes obras de mesmo valor.

    ResponderExcluir
  12. Aline,
    Valeu pela visita, ficamos muito felizes com ela. Volte sempre! Bjo pra ti!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes