01 março 2010

Jesus Cristo, onde é que cê andou, amigão? Dá cá um abraço!


Salve, leitor do Pimentas!

Como é que tá essa força? Tudo numa boa?

Então... eu tava aqui pensando nos últimos acontecimentos, com leitores querendo que a gente investigue a vida de artistas gospel, na repercussão do post do JB sobre aquela insinuação do Elton John a respeito da opção sexual de Jesus, etc (insinuação que pra mim não faz o menor sentido, convertendo-se numa tentativa tosca de mídia do obeso cantor inglês)...

E me ocorreu o seguinte: onde andou Jesus dos 12 aos 30 anos de idade? O que Jesus andou fazendo nesse período de praticamente nenhuma abrangência bíblica sobre o mesmo?

Estou fazendo esse questionamento por razões óbvias. Pra mim, já que a Bíblia é muito específica dizendo que Jesus era conhecido como "carpinteiro" e "filho do carpinteiro", eu entendo que ele exercia tal profissão. Como ele também ficou conhecido como "Nazareno", deduzo que ele viveu em Nazaré durante considerável tempo. Ou seja, nada de mais. Até que um belo dia, aos trinta anos, caiu a ficha e ele assumiu o posto de Salvador da Humanidade, graças a Deus.

Entretanto, leitor... o que ele teria feito entre os 12 e os 30, além de trabalhar a beça? Será que praticou algum esporte? Nadou? Subiu em árvores?

Jesus, em sua passagem pela Terra, era antes de tudo um de nós, leitor amigo. Era um homem. Aproximou-se de nós a ponto de tornar-se também um de nós, e andou pelo mesmo chão em que andamos hoje, guardada a licença poética e as devidas proporções.

Jesus deve ter sido um cara legal, bicho. Um bom companheiro de esporte. Talvez tenha sido um bom cantor, imagine. O fato é que ele deve ter sido um amigo e tanto. E isso é o que importa. Hoje, em tempos onde temos tantas teorias, pra mim essa já tá de bom tamanho. Hoje, em tempos de tanta ostentação e tanta cizânia, prefiro crer que Jesus está entre nós, mas não em altares ricamente decorados, e sim conosco onde estivermos.

Que se danem as bobagens do Elton John e de tantos vendilhões que temos por ai, inclusive na TV. Cristo ainda é um amigo e tanto de todos nós, e cada um de nós pode ter sua experiência com ele, não necessariamente nos mesmos moldes e padrões. Acho que é por aí... e você?

3 comentários:

  1. Onde estava Jesus, de zero aos 27 anos. Já que nada de concreto tem sobre ele antes de sua iniciação. Aos 27 anos, analfabeto, criado na pequena cidade Nazaré, ouvindo as histórias heróicas de seus antepassados e quando chegou a Jerualém viu toda a corrupção que se instalara no templo de YHWH, e quis restaurar as leis de Moisés, mal sabendo ele, que seria o ponto de Ruptura entre a tradição Hebraica e criando uma nova via e dividindo o ocidente em antes e depois de seu Possivel Nascimento que se deu, ironicamente, entre o ano 7 e 4 A.C.

    ResponderExcluir
  2. André,

    Acho que Jesus pode ter sido tal qual toda criança daquela época e foi assim até que despertou para outras coisas, responsabilidades, questionamentos ... Como todos nós, salvas as proporções, claro.
    Adorei seu texto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. JB,
    Interessantes observações! Abração pra ti.

    Beth,
    Penso o seguinte: para compreender o homem e sentir a verdadeira carga de seu pecado, Cristo se fez homem, também. E assim, ofereceu-se de coração para o sacrifício, ciente de que o homem não seria jamais forte o suficiente para livrar-se de seus próprios erros sozinho. Cristo era mesmo o cara! Bjo pra ti!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes