19 março 2010

Galo (Atlético/MG) lança camisa rosa: frescura ou inovação?

(Post feito por André Santos e Alvim Dias)


Salve, leitor amigo do Pimentas!



Galo! Galo! Uma vez até morrer!

É isso, eu, André Santos, sou torcedor do glorioso Clube Atlético Mineiro, o alvinegro mineiro. E que continua alvinegro, meu amigo! O que tá causando um rebuliço de proporções bíblicas é o lançamento da linha de uniformes para 2010, e a camisa de treinos é... rosa.

Novidade não é. A camisa do Palermo, tradicional equipe da primeira divisão italiana, também é rosa. Mas a cultura machista do brasileiro associou rosa com feminilidade, etc e tal. Tá bom, o Obina (cuja estampa não é das melhores) vai ficar ainda mais assustador vestindo rosa! Mas não tem nada a ver. É camisa moderna, ousada. Isso é coisa de primeiro mundo, meu amigo. É o Galo saindo na frente (a uma distância bem segura). Não só nossos torcedores, mas nossas maravilhosas torcedoras aprovam a novidade! A torcida do Galo é bem resolvida e não tem preconceito! E além do mais, até outras torcidas vão querer usar, hehehe!

Né não, Alvim?


Pois é meu amigo André, agora é a vez do lado azul da força.

Sim, sou Cruzeirense. Além disso, sou "Publici(o)tário (de)formado". Tá vendo, não é só casamento que te deixa sem grana, a escolha da profissão também.

Pra mim esse lance da camisa do Galo tem dois lados. 

1º: gerou mídia espontânea e gratuita pra marca do Atlético-MG. Genial! A camisa rosa, cor atribuída antigamente aos homossexuais, hoje é moda entre muitos que usam do argumento que são "bem resolvidos". Ok. Eu não tenho nada contra, muito menos a favor. Acho que cor jamais deveria ser evidência pra rotulagem de ninguém.  

2º: futebol é, apesar da ascensão das mulheres no esporte, algo ainda majoritariamente masculino no Brasil. Somos um país onde aproximadamente apenas 6% da população tem curso superior. Ensino de qualidade é algo muito distante da realidade da grande maioria da população. Nossa cultura é machista. Ainda mais nesse meio do futebol. Quem foi a um estádio sabe, chamar a torcida adversária de gay (dentre tantas outras variantes) é (além de o menor dos "xingamentos") mais comum e mais "desintoxicante" pra quem o faz.

Muitos torcedores do Atlético/MG se revoltaram. Alguns pediram até a cabeça do presidente. Não sei a proporção exata, mas nenhum público pode ser desconsiderado.

Essa mídia gerada é visando quem?  A venda de camisas?  Fortalecer a marca do clube junto a possíveis patrocinadores?

Gerar mídia espontânea é algo muito valioso, mas o caso depois é analisar se o objetivo foi alcançado. Não faço parte da equipe que bolou essa estratégia, então não tenho embasamento suficiente para analisar com propriedade ela. Mas, vendo por alto, achei genial e achei que os ganhos serão infinitamente superiores aos prejuízos...

E você leitor do Pimentas, o que acha?


12 comentários:

  1. Esqueceram e lavaram as cuecas vermelhas junto com as camisas... Admitam o erro pô! Fica mais digno.

    ResponderExcluir
  2. A primeira camisa da Juventus de Turim era rosa. Quando o time fez cem anos, também usou uma camisa rosa.

    E na Itália também, na primeira divisão, a camisa do Palermo é igualzinha a essa lançada pelo Atlético.

    ResponderExcluir
  3. Ramiro,
    Não vamos fazer isso pra que tia Ninica, a lavadeira, não seja punida!
    Abração pra ti!

    Sergiohrds:
    Ótimas observações. A propósito, eu tive uma camisa do Palermo, não há mal nisso. Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  4. a camisa é só pra uma facção das torcidas. não é pra todos. o presidente disse isso em entrevista à revista anal sex. é pra gayloucura. mas, se você, caro confrade, quiser usar e for "bem resolvido", que mal tem?

    ResponderExcluir
  5. Tom,
    Que piada mais fraquinha, sugiro que você visite mais o Pimentas no Reino e vai melhorar sua performance, hehehe...
    Isso de cor não tem nada a ver. O confrade aqui não desmunheca por causa da camisa cor de rosa. Já outros costumam bandeirar com qualquer camisa, ne não? Imagina só se eu fosse pensar mal de você só porque você é leitor da AnalSex?
    Que mal tem?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. camisa rosa sim,tem muita gente de azul que gostaria de usar uma dessas só que o clube nao tem criatividade emtão a eles só restam alfinetarem.

    ResponderExcluir
  8. Dione,
    Na verdade, todo time tinha que ter uniforme em tons de rosa. Não só pros torcedores que não tem frescura e são bem resolvidos, etc. Mas principalmente porque as mulheres gostam e todo time tem torcedoras. Porque não pensar mais nelas? Bjo pra ti!

    ResponderExcluir
  9. A fala serio ROSINHA, ja tinham medo do cruzeirão,agora q vão mijar nas calças mesmo,ou melhor nos calções kkkkkkkkk,rosinhaaaaaaa
    a não!TOMA FERRO GAYLINHO DOIDO!!!!

    ResponderExcluir
  10. sergiohrds, você disse tudo, a camisa da Juventos era rosa, eles fizeram uma homenagem ao antigo uniforme, como o Palmeiras usar Azul. O Palermo, é rosa, super normal você usar as cores de tradicionais do seu clube. Agora, o galo é preto e branco, não rosa!!!! Nunca foi e nunca será rosa... Foi uma ótima jogada de marketing, sim, a camisa fica exposta, os patrocinadores agradecem, mas isso dura quanto tempo, dois meses?? E depois, o que sobra?? Sobram as gozações dos adversários e do resto do país...

    ResponderExcluir
  11. Val e Kleiton,
    Enquanto vocês não fizerem as pazes com a gramática, a pontuação e demais correlatos do idioma que vocês supostamente tentaram utilizar, não falo com vocês. Não basta fazer um comentário fraquinho e fora de contexto, ainda tem que atentar contra a língua portuguesa? Haja paciência!

    ResponderExcluir
  12. Dudu Macedo,
    Você observa sabiamente um aspecto interessante da questão: a que custo esse marketing todo foi feito? Na minha opinião, até foi positivo porque acabou expondo a marca do Atlético na mídia mundial, dada a repercussão, mas isso me parece sair caro demais a longo prazo. Abração pra ti.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes