23 março 2010

Farmville: você já fez sua colheita hoje?


Olá amigos do Pimentas!

Você já colheu nas suas terras da Fazenda?

Não? Não se assute. A Fazenda, isto é FarmVille, é um aplicativo do Facebook. Está fazendo o maior sucesso tanto entre os jovens, como entre os mais velhos, desde de junho do ano passado, quando foi colocado “no ar”. "O FarmVille tem um primo lá no Orkut, o Colheita Feliz, do qual a Ana Gouvea já falou no post "Chegou o bolsa fazenda!".

Mas você vai me perguntar: -“ Tá! E daí? É só mais um joguinho desses de moda da internet.

Sim é um jogo, mas um jogo diferente. Quase todos os games que aparecem “à torto e à direito” que viram a coqueluche do momento, são jogos violentos, agressivos, de mata-mata, guerras e tudo mais.



O Farmville não. E talvez seja esse o motivo de tanto sucesso. Mais de 60 milhões de pessoas no mundo todo têm sua fazendinha. Colhem e plantam diariamente, cuidam de seus animais, e trabalham por seus imóveis.

Especialistas em jogos pela internet cunharam o termo “jogo humanitário”, conta o professor Scott Leutenegger, da Universidade de Denver, diz que o “ - FarmVille se aproxima desta definição com ênfase em cooperação, estratégia e criação ao invés de destruição”.


É um passtempo construtivo, porque naqueles momentos que está trabalhando em sua fazenda, você se sente criando algo bonito e ao mesmo tempo interage com outras pessoas, os chamados vizinhos. São os vizinhos que ajudam no projeto, porque enviam presentes, que depois também serão retribuídos da mesma forma.

Farmville parece bobinho, brinquedinho de criança, mas é um poderoso desestressante, relaxante, naqueles minutos que passa montando, plantando, colhendo, usando cores, utilidades, observando equilíbrio, estética, estará não pensando em seus problemas diários.

"É bem feito, é bonito, é divertido", disse Leutenegger. "E você tem o enorme poder de marketing viral do Facebook".



De adolescentes a octogenários, a empresa Zynga informa que 22 milhões de usuários visitam FarmVille diariamente. Existe o dinheiro corrente dentro do Farmville que você pode ir aos poucos ajuntando, como pode comprar também junto à empresa Zynga, através de boleto bancário ou cartão de crédito. Com dinheiro (FV) em mãos, vamos às compras, tanto de plantas, como animais, objetos decorativos ou construções.

É com a venda do dinheiro da Farmville que a empresa lucra. Embora seus dirigentes afirmem que o aplicativo não é um bom negócio. É de se pensar, pois num volume de 60 milhões de pessoas, vamos supor que, somente 10% compre realmente os FV, o mínimo que seja, já é bem atrativo.



Os gastos gerados pra colocar o aplicativo “no ar” não são tão grandes. Uma vez o programa pronto, o que necessita é manutenção, e criação constante de novidades, a internet é um veículo barato de veiculação.

E ai. Você quer ser meu vizinho? Já tenho minha fazenda em franca produção. Estou desestressada. Ui.

Espero você por lá! Bye.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes