17 março 2010

Estar na escola X aprender


Opa, e aí povo do Pimentas, tudo bem?

Quem aí acha que o ensino público no Brasil está ótimo levanta a mão. Alguém?

É, quase ninguém acha isso, tanto que uma família numa cidadezinha chamada Timóteo, em MG, resolveu radicalizar: tirou os dois filhos da escola e passou a dar aula em casa. É, os proprios pais faziam a vez de professor e davam aulas diariamente. Isso aconteceu durante quatro anos, até a Justiça de Minas Gerais condenar o pai a pagar uma multa de R$ 68,00 (sim, sessenta e oito reais).

O pai-professor, Cléber de Andrade, tomou a decisão baseado no costume dos americanos de dar aula em casa, costume adotado por mais de 1 milhão de norte-americanos. Acontece que no Brasil isso é proibido. É, os pais aqui são obrigados a enviar os filhos para a escola, sob pena de serem punidos por "crime de negligência intelectual".

Guenta aí só um pouco que agora vem o mais curioso: os dois adolescentes, de 15 e 16 anos, foram submetidos a uma prova de capacidade e foram APROVADOS, com nota superior à mínima exigida. Os garotos, que há 4 anos não colocam os pés numa escola pública forma aprovados, feito que a grande maioria dos alunos matriculados em escolas regulares não conseguem.

Sim, a educação nesse país vai de mal a pior. Nunca antes na história desse país se viu tanto aluno sair do Ensino Médio com um conhecimento pífio (para ser mais claro: BURRO!). A escola deixou há muito tempo de ser um local de aprendizado pedagógico e de convivência social para ser abrigo de vândalos, depósito de traficantes, motel de pirralhos tarados e por aí vai. Entrar numa escola pública hoje é estar cara a cara com a realidade do nosso país. O Brasil vai de mal a pior, e se depender da gurizada que sai das escolas, a coisa tende a afundar mais. Infelizmente.



Quando pais resolvem dar aula aos próprios filhos, dois grandes problemas são resolvidos: o professor não pode fazer greve, e o aluno não pode cabular. Só fica meio confuso o conceito de "lição de casa"... Tá, foi ridículo, eu sei!

Mas, falando sério agora, acho que um adolescente não pode ser privado da convivência escolar. Na escola se aprende muito mais do que Progressão Aritmética ou Tabela Periódica. A escola é um lugar onde se forma gente, onde se aprende a conviver pacificamente (teoricamente, que fique bem claro) com pessoas de formação e costumes diferentes. Tirar uma criança da escola pode até resolver o problema daquela criança, mas as outras vão continuar do mesmo jeito. O que devemos mesmo é lutar para que nossos filhos e os filhos de todos tenham uma educação de qualidade.

Falando nisso, alguém sabe me dizer qual o sujeito da frase "o dinheiro desviado da BANCOOP financiou campanhas de 2006"?

Bai!

Um comentário:

  1. Só um MILAGRE pra reverter essa situação caro amigo, isso por que não estamos falando do ensino superior, a exclusão dos menos favorecidos.
    abraço!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes