26 março 2010

Dicas básicas para se comunicar na Internet


Salve, leitor amigo do Pimentas!

Ctrl+C, Ctrl+V?

Então...

Eis que Alvim bateu um papo com um sujeito, essa semana. O cara disse que curte todo mundo no Pimentas, menos eu, porque eu levei a sério uma brincadeira que ele fez num comentário.

Meu mundo caiu. Não porque o cara é um dos ídolos da minha mãe, não. Meu mundo caiu porque eu não entendi a brincadeira! De novo!

A culpa é de quem? De quem? Dele! O internauta! Esse ente malévolo, que não percebe as sutilezas que só o teclado proporciona! Como é que eu ia saber que ele tava brincando, cacilda? E o cara nem botou o nome todo, pra eu saber que era ele! Eu até teria uma chance de saber que era brincadeira, se eu soubesse quem tava comentando. Mas o cara me bota um genérico no campo de assinaturas, aí quebrou o Dedé! É falta pra cartão vermelho, com direito a camburão na saída do estádio!


Me ocorreu que eu devia oferecer aqui algumas dicas, olha só:

André é um idiota!

A frase acima, comumente pronunciada não só no mundo virtual mas no real também, diz tudo. Mas...

André é um "idiota" (rs)

Não é que eu ache que a sigla do Rio Grande do Sul, que geralmente significa "risadas" no idioma internetês, vá mudar o mundo. Mas fica tão mais fácil de entender, bicho... E as aspas? Olha só o quão expressivas são essas aspas? Aspas dizem mais que mil palavras, inclusive as que ficam entre elas!


Então, galera, é isso. Dica simples: a palavra escrita não leva som. Não se ouvem as nuances das vozes, não se percebem o jeito de olhar e o conteúdo do mesmo. Palavra escrita não tem tom - sem aspas mesmo. Por mais que pareça idiota, empilhar um "dois pontos" e um "fecha parênteses" pode mostrar ao mundo o sorriso que só o seu monitor vê. Ou a webcam.

Ah, a dica se aplica não só aos blogs da vida, não... 

 Abração pra ti, amigo leitor!

3 comentários:

  1. Realmente, a linguagem internética (olha isso !!) gera muitas dúvidas e conflitos. Mas, mesmo assim,não vejo razão para xingar você e dizer que foi brincadeira...
    Idiota é sempre idiota, com ou sem aspas!!

    Adoro você, André.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Então, Beth...
    Na verdade, eu nem fui xingado, não. O cara disse que ficou brabo. Mas agora eu soube que nem ficou, que levou na brincadeira também. E o cara é gente boa, sô. O pessoal da cidade dele sempre o referencia como gente fina, bem humorado, etc... são essas pequenas atravessadas da vida, hehehe... mas fica a dica, porque sempre tem mais gente que precisa aprender umas coisinhas, tipo aquele tal de Lucas que comentou umas idiotices no post sobre mensagem subliminar na vinheta da Globo ( http://www.pimentasnoreino.com/2010/02/mensagem-subliminar-em-vinheta-global.html ), lembra? Hehe... mas o cara é gente boa, eu acho que sou também, sei lá... será que eu sou meio Dourado? Você que é minha amiga, o que acha?
    Bjo pra ti!

    ResponderExcluir
  3. André,
    Seus comentários são sempre pertinentes. Te acho um cara incrível.
    Já respondi isso antes.
    Beijos,
    Adoro voce.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes