15 março 2010

Bombeiros: eles merecem nossa confiança?



Opa, e aí, povo do Pimentas, td bem?

Digamos que sua casa pegue fogo. Imagine que algo explodiu e tudo que você tem ficou sob chamas intensas, o fogo se alastrou, atingiu as casas dos vizinhos, enfim, tudo virou um caos total. Quem você chama?

Vamos ser mais otimistas e dizer que nao teve fogo nenhum, mas que você sentiu um cheiro de vazamento de gás em casa. Quem você chama?

Sim, todos nós chamamos os Bombeiros. Independente do tamanho da tragédia, eles sempre estarão por lá, ou combatendo incêndios enormes ou ajudando sua bisavó a se levantar de um tropeço na calçada de casa.



E os Bombeiros de São Paulo completam em março 130 anos de dias intensos, onde "nenhum dia é igual ao outro". O SPTV, jornal local da Rede Globo de São Paulo, está fazendo uma série de reportagens especiais sobre a rotina desses profissionais, e resolvi colocar alguma coisa aqui.

Se você se acha sozinho, nunca recebe uma ligação de ninguém, vá trabalhar na Central de Operações do Corpo de Bombeiros de São Paulo. São mais de 7 mil ligações por dia, recebidas por uma equipe de triagem e que resultam em mais de 630 atendimentos por dia. São pedidos de ajuda para carros enguiçados, crianças engasgadas, acidentes pequenos, médios e grandes, enfim, todo o tipo de ocorrência é recebida diariamente no COBOM de SP.

Mas um dos grandes desafios de quem atende as ligações no COCB é acabar com os trotes, que representam 26% das ligações diárias. Desde "anjinhos" que são deixados sozinhas em casa até FDP que não tem pra quem ligar, são várias ligações de gente fazendo piada sem graça, chamando socorro para endereço errado, enfim, coisas que gastam tempo desnecessario dos bombeiros.



Vale lembrar que os bombeiros ainda são uma instituição em que se pode confiar. Não é à toa que recentemente numa pesquisa, os bombeiros ficaram no topo de uma lista de profissionais confiáveis. E nos 130 anos de serviço prestado à cidade de São Paulo com toda a dedicação possível, o mínimo que a população pode fazer é dar os parabéns, e agradecer por serem os bombeiros profissionais tão competentes como são.

Deixa eu ir lá porque senti cheiro de gás vindo da cozinha... rs

Bái

Um comentário:

  1. Só para lembrar os Bombeiros são os únicos militares treinados para salvar vidas, todos os outros são treinados para guerra. Parabéns a todos dessa corporação, nunca mudem o foco, salvar vidas sempre!
    Parabéns a você Weslley pela homenagem aos Bombeiros.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes