23 fevereiro 2010

Quem te viu, quem te vê: Pedro Bial


Oi povo do Pimentas!

Quem assistiu àquele jovem jornalista fazendo uma excelente cobertura da Queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989, não poderia imaginar onde sua carreira ia parar.

Na época, tinha cerca de 30 anos e já mostrava um talento extraordinário pra redação. Textos brilhantes, inteligentes, pertinentes, cheios de perspicácia e, quando possível, recheados de ironias. Praticamente um redator do Pimentas.

Enfim. Ele despontou na Glóbulo como correspondente internacional, aí voltou pro Brasil e foi apresentar o Fantástico. Combinemos, muito mais interessante que o Zeca dança-do-ventre Camargo, mas enfim... Comentários picantes, toques divertidos, dava até pra assistir o Show da Vida.

Aí o Bial foi pra Copa. E, cara, como era bom! Ele fazia uma crônica sobre o jogo – e normalmente o texto era melhor que o próprio jogo. Entre fofocas e passeios, a Seleção voltou derrotada e o Bial vitorioso. Dizem as más línguas que ele (e a Suzana Werner) foram a principal causa do quiprocó sofrido por Ronaldo Nazário.

Pois é, tava indo tudo tão bem... Até que surgiu o BBB na vida do moço – jão não tão moço. A dupla formada com Marisa Orth prometia, ela é uma baita comediante, o programa era inovador, mas não deu certo. O programa sim, o Bial sim, mas ela não. Logo na primeira eliminação ela carimbou o Caetano com um “parabéns”. Pô, o cara foi eliminado! Bial se firmou como um dos “bês” do BBB, mas a Marisa foi defenestrada. Na época, pra sorte do Sai de Baixo.

O tempo foi passando. Separou-se da Giulia Gam, a calça foi ficando cada vez mais “centropeito”, a unha encravada fez ele apresentar o programa de sandália Franciscana – o fim da várzea, combinemos – a sobrancelha foi ficando disforme. Pedro Miau, repórter e gato, não bebe mais leite no pires. Comparação óbvia: Bonner tá envelhecendo bem demais, Bial não segue o mesmo caminho. Mas isso é só a casca.

Seus textos continuam excelentes e, pelo que sei, suas itnervenções no BBB são geniais (não posso dar minha opinião, não assisto). Sinto falta da velocidade de raciocínio, do conhecimento de história e mundo, do jeito seguro de dar sua opinião. Jornalistas como o Bial fazem falta na tv brasileira. Ele bem que podia voltar a ser o Pedro Bial de antigamente, né?

Bom, vai saber. Vou ali lavar fraldas, té mais!

5 comentários:

  1. Putz... eu já não gostava do Bial antes. Agora gosto menos ainda. Os textos dele eram interessantes mesmo, mas nada de "super" para mim. E acho-o MUITO prepotente e arrogante. O cara se acha e já falou muita asneira na TV.

    ResponderExcluir
  2. ele virou o futriqueiro do bbb sempre faz perguntas pra por lenha na fogueira

    ResponderExcluir
  3. Gosto do Pedro e gosto do jeito como ele conduz o BBB.
    Confesso que por muitas vezes, assistindo o programa, me irritei por ele confundir, não saber ou distorcer as coisas... mas passa.

    Acho que ele merecia sim, aparecer em outras frentes dentro do jornalismo, mas pergunta se ele quer?
    Enfim...

    Adorei o texto.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que o meio influencia muito, ele chegou naquela fase de "ganhar mais e trabalhar menos", o BBB com certeza não exige dele tanto conhecimento e talento, aposentou os neurônios e está curtindo. Não sei, mas talvés se eu tiver oportunidade daqui uns 10 anos de ganhar pra fazer uma firula duas vezes por semana acho que eu faria.

    ResponderExcluir
  5. A moral da história é... existem maneiras e maneiras de se vender. Passa longe de mim condenar alguém por que vai fazer uma que outra concessão pra ganhar dinheiro.

    Mas pô, Big Brother? Ele foi decaindo, pelo menos agora não é mais espancador de esposas e mães de esposas... ( que maldade )

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes