22 janeiro 2010

Turma da Mônica Jovem? Soy contra!

Olá pessoal do Pimentas!

O falecido compositor Zé Rodrix sempre falava da dor de cabeça que arrumou ao adaptar sua célebre canção Casa no Campo para ser jingle de um repelente de insetos. Velhos fãs da música, imortalizada por Elis Regina, se diziam traídos pelo autor, que não teria direito de fazer isso com a "música de suas vidas"...Claro que do ponto de vista objetivo, ele poderia fazer o que bem quisesse. Mas e subjetivamente ?


Isso me veio a cabeça ao ver o lançamento e a consolidação de mercado da revista da "Turma da Mônica jovem"(em estilo mangá, avisa a capa): eu, que me alfabetizei e cresci acompanhando as aventuras de Monica, Cebolinha, Cascão e Magali, não gostei da idéia de ver os ícones da minha infância ( que muitas vezes viviam por mim aquelas aventuras mais inviáveis de serem vividas pessoalmente) envoltos na problemática comum aos adolescentes (fase que considero a mais chata da vida - já não se é criança, ainda não se é adulto, tentamos conquistar nosso espaço no grito e, mesmo com razão, quase nunca se está certo aos olhos do mundo).

Não que a adolescência não mereça ser retratada com toda sua riqueza de vairáveis em todas as manifestações culturais possíveis - merece e precisa ! - mas não vejo a necessidade de , com isso, mexer com ícones da infância de tantas gerações.

Para minha tristeza ( e alegria da Maurício de Sousa Produções) as vendas desse novo produto vai muito bem nas bancas de jornal. Sei que estou sendo ranzinza, não nego...Mas acho que a Turma da Monica merecia a dádiva da infância eterna...

5 comentários:

  1. Entonces rsrsrsrs ñ sei se sou contra ou à favor, mas uma pergunta adolescente lê isso mesmo?
    Quem continua lendo são as crianças, né?
    Eu li uma edição e confesso que não curti os esteriótipos nem essa relação monica+cebolinha... ninguém é porra-louca... como assim?
    É uma malhação em quadrinhos rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo, os personagens não tem que acompanhar a linha do tempo, ou o que seria do pato donald? uma múmia de pato? Além do que o Maurício (gênio dos quadrinhos), tem personagens que cumprem muito bem esse papel da fase adolescente, a Tina, o Rolo, a Pipa, esses sim poderiam ser mais divulgados.
    Tive apenas um contato com a turma da mônica jovem, e não quero mais.

    ResponderExcluir
  3. Também acho ...
    Durante toda a minha infância acompanhei as aventuras da Turma da Mônica, tinha pilhas de revistinhas compradas na saída do colégio ...
    Acho válido retratar a adolescência, mas penso que o Maurício de Sousa poderia criar outros personagens e não injetar o elixir do crescimento nos nossos amiguinhos de infância.

    Beijos !

    ResponderExcluir
  4. Realmente o q a Glaucia disse tem todo o sentido. Nao ha pq "crescer" a monica, sendo que ja tem personagens adolescentes e jovens no mesmo universo. Poderiam apenas dar mais destaque as histórias deles.

    ResponderExcluir
  5. Bah, chamar isso de Malhação parece ofensa!
    O Fernando realmente voltou cheio de inspiração!

    Eu tb não gostei muito dessa mudana, eles deveriam ser pequenos para sempre! Ele podia ter criado outr ogrupo de personagens!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes