21 janeiro 2010

Mulheres de A a Z... de todas as cores...



Martinho da Vila já cantava que teve mulheres de todas as cores. Isso me fez pensar que a música brasileira (mas não apenas) já teve , tem e terá para sempre mulheres com todas as letras. De A a Z. Vamos juntos conferir ?

A "Ana Julia" fez tanto sucesso que assustou o Los Hermanos a tal ponto de virar inimiga deles: se pudessem escolher, os discípulos de Marcelo Camelo apagariam essa música de suas vidas (resta saber se devolveriam o dinheiro que ganharam por causa dela, mas isso é outra história...).

Bárbara, do Chico Buarque, é uma música que fala sobre o amor entre duas mulheres: hoje é fácil, mas nos anos 70, falar disso, assim, abertamente, era pedir para ter problemas com a censura.Essa música fazia parte da trilha da peça Calabar.Também dele, tem outra, a poética e delicada Beatriz...

Falando em letra C, temos a Carolina (também do Chico, um mestre na arte de compôr lindas mulheres- exceto a própria filha, que é meio feiosa) que não viu o tempo passando pela própria janela.

"E em um sonho para dois, viveremos a cantar...a cantar o amor, Diana..." já dizia uma velha música que começa assim: "Não se esqueça meu amor, que quem mais te amou fui eu..." O nome da música, claro, Diana...


"Eduardo e Mônica" seria uma prova de que nem sempre as nossas musas estão sozinhas nas canções...
"Gabriela,sempre Gabriela...eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim vou ser sempre assim..." Era com essa "Modinha para Gabriela" que começava uma das maiores novelas de todos os tempos, adaptada da obra de Jorge Amado.Procurem no YouTube a cena da Sonia Braga em cima de um telhado atrás de uma pipa...

A banda My Chemical Romance tem uma música chamada Helena, talvez voce meu leitor conheça. Como sou mais antiguinho, fico com Helena,Helena, Helena do bom e velho Taiguara. (E esse foi o momento Manoel Carlos do post...)



Iolanda talvez seja a mais bela das canções feitas com nomes femininos. Em português ela é "só" linda, mas em espanhol, Yolanda, se transforma em uma das coisas mais delicadas do cancioneiro universal...

Joana Francesa (nem vou falar que é do Chico Buarque, está ficando chato...) mistura francês e português para falar do amor de uma francesa mais velha por um garotão latino.

Luisa:" vem cá, Luisa, me dê a mão, o seu desejo é sempre o meu desejo, vem, me exorciza..." Eu sou apenas um pobre amador, mas o Tom Jobim era um exímio profissional...

M é covardia: de Maria Solidária do Beto Guedes à Maria de Verdade do Carlinhos Brown, passando pela Maria, Maria do Milton Nascimento, mas eu fico com o único caso do mundo da canção que virou cantora: Dona Canô batizou sua filha mais ilustre de Maria Bethânia por causa de um sucesso que tocava no rádio na voz de Nelson Gonçalves:

Maria Betânia
Tu és para mim
A senhora do engenho
Em sonhos te vejo
Maria Betânia és tudo que eu tenho
Quanta tristeza sinto no peito
Só em pensar
Que o meu sonho está desfeito

Agora vamos falar de pesticidas, de tragédias radioativas e de doenças incuráveis. Chegou Renato Russo com sua Natália: em qualquer lugar onde se fale de música e poesia ele tem que estar, ainda que trazendo o lado triste do mundo.Como nós não confundimos ética com éter e sabemos que nem só de algodão doce vive o mundo, tínhamos que fazer o registro.

Até começar a fazer esse post não imaginava que Odara fosse um nome feminino, mas, ja que é, "deixa eu dançar,pro meu corpo ficar Odara"...( e assim Caetano, o irmão da Bethania, emplaca uma música aqui...)

Falando nele, descobri que compôs também uma música chamada Patricia. Nunca ouvi,mas como não achava outra para colocar aqui na relação, está valendo. Certamente você meu leitor conhece alguma outra música para me ajudar na letra P...



A letra Q, reconheçamos todos, não é propriamente uma letra que tenha grandes nomes femininos. Fica aberto o desafio: vamos compor uma música para uma mulher chamada Quitéria (que bem poder ser a Chagas, porque não?) ou Quirina. Por hora, como bem sabem todos, vamos chamá-las apenas de Queridas..

Como nem só de queridas vive o mundo, temos tambem as Renatas Ingratas. Tão ingratas que, depois que a Renata da música se reconciliou com o amigo do Latino que foi a vitima da ingratidão, fez ele também romper a amizade com o cantor.Mas como existe sempre o contraponto feliz, talvez a mais bela música feita em lingua portuguesa para uma mulher seja Rosa...


Tu és divina e graciosa
Estátua majestosa
No amor!
Por Deus esculturada
E formada com ardor...


Da alma da mais linda flor
De mais ativo olôr
Que na vida é preferida
Pelo beija-flor...


Se Deus
Me fora tão clemente
Aqui neste ambiente
De luz, formada numa tela
Deslumbrante e bela...


Teu coração
Junto ao meu lanceado
Pregado e crucificado
Sobre a rosa e a cruz
Do arfante peito teu...


Tu és a forma ideal
Estátua magistral
Oh! alma perenal
Do meu primeiro amor
Sublime amor...


Tu és de Deus
A soberana flor
Tu és de Deus a criação
Que em todo coração
Sepultas um amor...


O riso, a fé, a dor
Em sândalos olentes
Cheios de sabor
Em vozes tão dolentes
Como um sonho em flor...


És láctea estrela
És mãe da realeza
És tudo enfim
Que tem de belo
Em todo resplendor
Da santa natureza...


Perdão!
Se ouso confessar-te
Eu hei de sempre amar-te
Oh! flor!
Meu peito não resiste
Oh! meu Deus
O quanto é triste
A incerteza de um amor
Que mais me faz penar
Em esperar
Em conduzir-te
Um dia ao pé do altar...


Jurar aos pés do Onipotente
Em preces comoventes
De dor, e receber a unção
Da tua gratidão...


Depois de remir meus desejos
Em nuvens de beijos
Hei de envolver-te
Até meu padecer
De todo fenecer...

(Se alguém conhecer uma mulher que mereça cada palavra dessa música, nunca deixe escapar. Eu mesmo achei...)


Em uma música muito mal interpretada pela sociedade dos anos 80, o que era para ser um alerta contra os machões que batem na esposa acabou virando uma difamação ao nome que ela tem. O tempo reabilitou o verdadeiro sentido da canção do Camisa de Vênus, mas é impossível não lembrar dela com um sorrisinho chauvinista ao conhecer uma Silvia...

Se você lembrar que o primeiro chegou como quem vem do florista, o segundo chegou como quem vinha do bar e o terceiro não disse nada e nem nada perguntou, saberá que está diante de uma Terezinha...(nome da mãe do autor desse post, aliás...)

U ? Bem, a referência-mór do brega no Brasil canta uma música em que ele narra suas aventuras nos bailinhos dos anos 60.Se ele era a raposa, suas namoradinhas da época eram a Uvas ( e tudo que eles transavam eram 3, 4 Cubas...). Grande Reginaldo Rossi.



Lembram da Gloria Trevi ? Foi uma cantora de muito sucesso no México que ficou bastante tempo presa na Polícia Federal em Brasília...Ah, não lembra...? Tudo bem...ela fez uma música chamada Valéria.

O atento leitor certamente percebeu que ficou faltando a letra F. É que como meu nome tem uma canção só para ele, achei que seria indelicado deixar tantas mulheres sozinhas ao mesmo tempo, então, trago o Fernando, cantado pelo ABBA, para fazer-lhes companhia...bobo, eu?

4 comentários:

  1. a letra P que vc queria, é um funk...festa da Paula, é Paula dentro, Paula fora!!!!!!!!!!
    lindíssima!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Silvana!!!!
    fernando, tá inspiradíssimo!
    Muito bomo texto novamente!!

    ResponderExcluir
  3. Existe uma música chamada Patrícia.É dos anos 60, com a orquesta de Perez Prado. Com a letra T tem Tereza do Sergio Endrigo.

    ResponderExcluir
  4. tem Tereza da praia...não é de ninguém, não pode ser sua nem minha tbm...lembram?? o fato é que vc instigou a gente...legal isso, muito bom!! parabéns, espero que não tenha ficado chateado com o funk da Paula...

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes