17 dezembro 2009

"Viver a Vida" é tão chata assim?


Leitores do Pimentas no Reino, tudo em cima?

Vocês assistem a novela "Viver a Vida", escrita pelo Manoel Carlos (Maneco)?

Já assisti alguns bons capítulos e não consigo entender porque ela recebe tantas críticas. Aliás, tenho minhas suspeitas sobre estas razões.

Vocês lembram da novela "América", da Glória Perez? No início ela era dirigida pelo Jaime Monjardim e com a produção musical a cargo de Marcus Viana. Jaime e Marcus deram um tom mais "Maneco" a novela. Capricharam na escolha musical, nos diálogos.... enfim.


Só que, o "capricho" deles não fizeram subir o ponteirinho lá do IBOPE Paulista... daí, para não vestir a carapuça sozinha, Glória brigou e jogou tudo nas costas do Jaime... o final vocês já sabem, o colocou no olho da rua!

Depois disso, a novela "América" recebeu uma "tinta" mais popularesca, com direito até a Ivete Sangalo na abertura, em detrimento ao célebre Milton Nascimento.

Voltando a novela "Viver a Vida", para alguns ela pode ser "chata", mas é importante observar que as novelas do Maneco são voltadas as "discussões de relações".

Num mundo tão individualista e que cultua hipocrisia e o sarcasmo, quer coisa mais chata do que se "discutir uma relação"?

Este termo "discutir relação" se tornou muito pejorativo... tudo culpa das chatééérrimas (mas, tão necessárias... ah, como são!) mulheres!

Maneco explora as nunces dos diálogos, dos sentimentos, das reações... enfim, ele tenta "poetizar" o que hoje se tornou tão corriqueiro: o "Dia-a-dia".

A única crítica que faço ao Maneco é na escolha de Taís Araújo como sua "Helena". Mas, isso já foi assunto de outro post...

Já viveram a vida de vocês hoje?

Já fui!

Um comentário:

  1. Meu caro Zé, eu assisto (não diariamente), gosto do Maneco, mas também acho que o casal protagonista não tem "liga". O Maneco parece estar perdido, repetindo-se o tempo todo e o que é pior, não consegue me emocionar. Chato mesmo é ter que ouvir "A mulher que eu amo... (nada contra o Rei) mas essa é dose, principalmente porque o mocinho não ama a mocinha e vice-versa. Pronto falei.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes