01 dezembro 2009

Onde estão os bandidos?



Salve cambada, bão?

Dia desses, liguei a TV e vi um fato que, de tão bizarro, era inacreditável. Mas, infelizmente aconteceu em uma das cidades mais lindamente perigosas do país.

A polícia que, teoricamente, deveria cuidar dos cidadãos de bem, estava roubando pertences de um inocente, agonizante, prestes a morrer e, assustadoramente, não fizeram nada por ele.

Peraí! 'Que país é esse', meu Deus? 'Sujeira pra todo lado'. Que tipo de gente procederia dessa forma?
Ah, claro. Os homens que agem assim são os mesmos que escolhem sua profissão por vocação, certo? Mais ou menos como os políticos que entram com um propósito e, ao se depararem com a realidade, mudam completamente e nem se dão conta do quanto isso prejudica aos outros? Estou certo?

Eu jurava que para ser um bom policial era preciso encarar a profissão como uma espécie de sacerdócio, um modo de ser bom. Ledo engano.

Mas tem também a questão do "quem paga melhor": o lícito, ou o ilícito? Surge então, uma discussão sobre valores. Sobre o certo e o errado, o bem ou o mal. Cada escolha cabe apenas a quem escolhe. E, muitas vezes, opta-se pela facilidade e, em alguns casos, pela própria sobrevivência.

Penso que, ao receber seus contracheques, os policiais se lembram dos tiroteios, dos perigos e pensam: " É pra isso que trabalho todos os dias? É por isso aqui que eu coloco minha vida em risco e deixo minha família em casa, desprotegida?" Aí, se lembram dos atos secretos, dos altos salários daqueles que "trabalham" de terça a quinta, das mordomias que estes poucos possuem e que eles talvez nunca terão.

Fica difícil julgar se analisarmos por esta ótica, mas como policiais estes aí estão sendo ótimos anti-heróis.O fato é que, a quem devemos temer? Quem vai nos proteger? Sei que vou é cuidar de mim, porque vejo aquela máxima se tornando cada vez mais real: "cada um por si e Deus por todos".

Abraços por trás.

Um comentário:

  1. Nossa, como é difícil analisar a sociedade brasileira! São tantos fatores que englobam cada questão! Gostei muito do texto, acho que é bem por ai a coisa. A grande mídia não cumpre esse papel de fazer uma análise mais profunda do caso. Apenas apresenta os fatos e não reflete sobre o assunto.É muito fácil dizer que este ou aquele é "marginal", mas e todo contexto? E as alternativas? O que a mídia transmite de forma implícita é que não temos alternativas e isso gera no indivíduo o medo constante de viver em sociedade! Com isso a mídia fortalece o consumismo, impõe padrões de vida, de comportamento, pois o cidadão brasileiro não está acostumado a refletir sobre as coisas e assim incorpora tudo que é imposto a ele!! É isso aii gurizada!! Viva a internet que possibilita que pessoas inteligentes se expressarem! Abração!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes