18 dezembro 2009

Fãs da Record: um novo tipo de fanatismo?

Bom dia, povo do Pimentas. Como vão?


Provavelmente, muitos de vocês que estão lendo agora estão também com a TV ligada. Isso é normal, quase a totalidade dos brasileiros hoje tem acesso à televisão, e todas as emissoras cobrem quase todo o país, seja com estúdio próprio ou com afiliadas, por isso em quase todas as casas sempre haverá uma emissora sendo transmitida. Isso é o que se chama liberdade: eu vejo o que quero, se não gostar do que for transmitido, mudo de canal ou desligo a TV. E sabemos que a liberdade por vezes proporciona situações no mínimo curiosas, já que todos podem falar o que querem e devem estar abertos a receber qualquer tipo de crítica. É mesmo?


O blog Poltrona, especializado sobre TV fez, em novembro, um post onde comentou aquela invasão de um link da Globo por uma jornalista da Record, tudo ordenado pelo sequelado Celso Zucatelli. Lembram disso? No post ele comenta ainda a perda total de identidade do programa Hoje em Dia, que começou com um formato perfeito que consagrou o programa, e que vem se perdendo para subcelebridades, passarelas e assuntos vazios. Quiser ver o post, tá aqui.

Acontece que essa postagem recebeu diversas críticas de pessoas que supostamente defendiam a Record. Até aí tudo bem, todos temos o direito de nos manifestar sobre qualquer assunto,OK? Mas, ao moderar os comentários, ele percebeu algo estranho: quase todos os comentários vinham de um mesmo endereço IP (o Wordpress dá suporte para identificar o IP), o que causou certa suspeita. Ao consultar o IP que surgia repetidamente, viu se tratar de um endereço registrado em nome da TV Record de São Paulo. Todos os comentários criticando o post e defendendo a Record vieram de dentro da emissora do bispo Macedo. Além disso, os emails usados nos comentários eram inválidos! Sim, inválidos! Falsos! Bota a imagem aí na tela pra mim. Ajuda aí, pô!


"Taí, Datena, a imagem que mostra que o número de IP pertence a Rede Record".



"Observe ainda, Datena, que os emails usados nos comentários eram falsos".


Resolvi colocar em prática minha aspiração a jornalista e fui pesquisar. Ao consultar, no site do Ministério da Fazenda, o CNPJ que aparece no relatório do Registro.br, constatei que é sim, o CNPJ da Record (Rádio e Televisão Record SA), e o nome que aparece como responsável pelo IP (Anderson Gonçalves de Moura) é o gerente de TI da emissora, e provavelmente responsável pelo TI do portal R7, site da Record.

Entrei em contato com Alê Rocha, o administrador do blog Poltrona, e ele me disse ter ficado surpreso em perceber que os comentários vinham de dentro da Record: "é muito comum encontrar telespectadores que torcem por uma ou outra emissora. No entanto, fiquei surpreso ao ver que o IP era da Record", diz Alê.



Não, com certeza não se trata de uma ação orquestrada pela emissora. Isso está com muita cara de algum funcionário apaixonado pelo serviço que não tolera críticas e se sentiu na liberdade de usar o IP da empresa para criar email falsos e sair rebatendo todas as críticas que ver pela frente. Alê Rocha não discorda do fato de funcionários opinarem sobre sua emissora, mas critica o anonimato: "acho que um funcionário da Record tem o direito de se manifestar a favor da programação da emissora. Não há nada de errado nisso. O que me incomodou foi a forma. Tudo foi feita de forma anônima".

Acredito que todos podemos ser fãs de qualquer coisa, mas o fanatismo muitas vezes pode nos levar a situações desagradáveis. Devemos nos lembrar que todos, e quando digo todos é TODOS mesmo, estamos sujeitos a críticas. Até mesmo o objeto de nosso fanatismo, seja um cantor, uma banda, uma religião ou uma emissora de TV.

Apesar de não gostar nem um pouquinho da Record por motivos que prefiro não declarar aqui, não tenho preferência por nenhuma emissora. Tanto porque, venhamos e convenhamos, a TV aberta no Brasil sofre com uma crise de conteúdo inacreditável. Em tempos de Zorra Total, Luciana Gimenez e Geraldo Luiz, a TV aberta tem se tornado o último destino de quem busca entretenimento inteligente. Mas apesar dos pesares, ainda temos que dizer que a Globo tem um padrão de qualidade invejável por muita gente no mundo. Temos de reconhecer também que a Record vem se instalando e investindo em qualidade, além de o SBT também não estar brincando em serviço; até a Rede TV decidiu brigar por uma fatiazinha maior de audiência. Ou seja, todos estão se mexendo e tem espaço para todos. Assim é a lei da concorrência, assim é o capitalismo: que se estabeleça o melhor.

Mas, como disse lá no comecinho, a liberdade muitas vezes gera situações curiosas. Como todos podem falar o que quer na hora que querem, muitos acabam fazendo besteira. Mas tudo bem, o que me interessa é que o povo está na merda, e eu quero tirar o povo da merda, por isso escrevi isso.

Bom, gente, é isso aí. Até outro post. A gente se vê por aqui, porque o Pimentas é o blog Mais Feliz do Brasil, a caminho da liderança. Dá prazer em ler.

4 comentários:

  1. Parabés pelo texo Wesley! Isso que aconteceu no Poltrona, está acontecendo também em outros blogs. Dá pra perceber que é tudo a mesma pessoa. Eu sempre os chamo de Gasparzinhos.

    ResponderExcluir
  2. W, muito bom o texto!!!
    Falta de caráter desse povo!!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto... E realmente, todos estamos sujeitos a críticas e temos que saber lidar com isso. Agora, assim como criticamos abertamente, o carinha que vai lá pra defender, também precisa fazer às claras. Do contrário, perde a razão.

    Beijos !

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOA A MATÉRIA E ISSO NÃO É EXCLUSIVIDADE DO BRASIL EM MUITOS OUTROS LUGARES ACONTEÇE ISSO MATÉRIA MUITO BACANA VCS ESTÃO DE PARABENS.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes