22 dezembro 2009

É a Lei do Menor Esforço?



E aí povo do Pimentas, tudo na boa?

Estou virado em um poço de indignação e sem a menor paciência!

Mas, isso não importa, vamo sao que interessa!

A Globo tem acertado muito pouco em seus programas, mas sexta passada, eles deram uma bola dentro.
A reportagem falava de pessoas que venceram dificuldades, como passar fome (e aprender a aproveitar melhor os alimentos), usar cadeiras de rodas, assumir uma família aos 12 anos e outras tantas.

Porém, a última reportagem mostrou um guri que há 30 anos catou no lixo, reciclou materiais e que hoje é um respeitado Engenheiro Eletricista. A força de vontade dele e da mãe em sair da vida dura  e que exigia tanto esforço, motivaram o garoto a investir em seus estudos.

Durante o almoço do mesmo dia, uma colega de trabalho contou que em uma ida ao shopping encontrou algumas destas cartas que as crianças mandam ao Papai Noel. Entre tantas, pedindo brinquedos, paz no lar, uma delas pedia um KIT ESCOLAR! Ela nos contou que o merido dela se emocionou bastante, por lembrar do próprio passado!

Infelizmente, ela não me disse a idade da criança da carta, mas o guri que hoje é engenheiro tinha 12 anos na época da reportagem.


Sabendo pescar...


Essa força de vontade dos garotos me leva a refletir sobre as bolsas-tudo do governo. Qual a contrapartida exigida pelo governo?

Os valores dados pelo governo são maiores, quando somados, chegam a ser maiores que muitas médias saláriais. Há relatos de pessoas que abandonaram os empregos para viverem só dessa assitência, já que o exigido, quando muito é que os filhos frequentem a escola e isso muita das vezes não é fiscalizado de forma eficiente! Seria mais proveitos e produtivo que esse dinheiro fosse investido em programas de formação da juventude,como o aluno-cidadão, onde adolescentes matriculavam-se em cursos profissionalizantes e recebiam um auxílio que lhes garantia o transporte e alimentação, com isso gerava mais renda, pois eles saiam de lá, muitas das vezes empregados. Isso é ensinar a pescar e não dar o peixe. Mas, já que "dar o peixe" garante votos...

Essas histórias te tocaram? Passa em alguma agência dos Correios, e cata uma carta. E meio a tantas dá para garimpar alguma dessas. Se tu não encontrar, dá um kit desses de qualquer forma, além do brinquedo e vice-versa. Brincar faz parte da infância e é preciso, todavia investir em educação também o é.

Aliás, no Twitter tem a campanha "Doe um livro no Natal", já pensou em ajudar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes