02 dezembro 2009

Aécio e seu candidato inventado



Salve, leitor do Pimentas.

Tudo numa boa?

Pois é... outro dia, citei aqui a propaganda onde a Dilma tenta ganhar a confiança do povo mineiro, alegando que nasceu em BH. Esqueci de comentar uma estratégia bastante semelhante, que vem sendo usada pelo candidato do Aécio, o vice-governador Anastasia, uma espécie de Tio Chico depois da loção capilar...

Que o Aécio tá louco pra empurrar o Anastasia goela abaixo dos mineiros (como fez com o Márcio Lacerda nas eleições municipais em BH), todo  mundo sabe. Mas, em propaganda que vem sendo massivamente veiculada aqui em Minas, perceba o tom do discurso do vice-governador:

"É uma obrigação do Governador Aécio Neves e minha (cutucando o próprio peito com o indicador), trazer muitas e muitas obras para o desenvolvimento do Estado".

Analisemos:
  • Essa postura de meter o dedo no próprio peito... parece jogo de cena.
  • Essa coisa de trazer muitas obras... parece papo pra pegar eleitor inocente. Todo mundo sabe que não é só trazer obras pro Estado, e tudo fica bem. Todo mundo sabe que tem que administrar direito e botar pra funcionar o que já existe com qualidade. Isso de só construir é meio Maluf...
  • Essa coisa de um cara que até outro dia não aparecia em lugar nenhum sair por aí desfilando feito candidato e carregando o nome do governador na boca... sei não... não gosto de gente inventada.

Observe, leitor amigo... eles estão a solta!

4 comentários:

  1. Fala André!

    Também não gosto dessa idéia de Anastasia, mas não vejo problema algum nos candidatos que nunca apareceram antes na política. Até me sinto mais confortável. Não dá para ver as mesmas caras.

    Márcio Lacerda, por exemplo, foi um excelente administrador, cara de projeto, profissional. Mas não basta só isso, tem que ter vontade. Vamos ver o que ele faz.

    Mas acho que o Brasil está de mais profissionais e menos políticos!

    Abraço!
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Prezado,
    suponho que você seja de outro estado ou precisa se informar melhor: Anastasia é figura carimbada desde os anos 80; ocupou diversos cargos importantes no governo de Minas e no governo federal e apesar de seu perfil técnico vem de uma conhecida família de políticos mineiros.

    ResponderExcluir
  3. Meu cara Malagueta
    Eu acho ótimo o Aécio trazer um administrador, que conhece muito de MInas para ser o proximo Governador. Porque tem que ser conhecido do povo. Sendo assim o jogador Fred deveria se candidadar.
    Ninguem hoje em dia , depois de tantos mensaloes, engole nada . Só se quiser. Se Anastasia ganhar é porque o eleitor acredita na aposta do Aécio e acredita na atuação do Anastasia.
    Se voce nao gosta do Anastasia é direito seu. O que eu sei é quem ganhar ano que vem é porque falou melhor ao povo.
    Joao Batista Canabrava

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo,
    Também não vejo problema nenhum em candidatos novos em folha, bicho. Desde que sejam novos mesmo, e não somente fantoches que visam a continuação do que já está aí. A classe política brasileira percebeu que o povo está em busca de alternativas, e passou a adotar a tática das "caras novas", cujo DNA está impregnado do que já temos no painel atual da política brasileira, e é isso que eu questiono, percebe? Abração pra ti.

    RM,
    Eu acho que você está precisando aprender a interpretar o que lê, você deveria fazer isso mais vezes. Em algum lugar do meu post eu disse que o Anastasia não é conhecido do meio? Eu disse que ele é um candidato inventado, não um técnico inventado. E de mais a mais, se vir de família política fosse cartão de visitas, meu amigo, vou te contar... presta mais atenção nas coisas que lê, isso vai ser legal pra você não só aqui. E só pra fechar: não preciso ser de outro estado ou me informar melhor pra não gostar desse discursinho que cruza técnicas amplamente exploradas por gente do naipe do Maluf, do Newton Cardoso e outros correlatos. Captou?

    João Batista Canabrava,
    Malagueta não, prefiro Red Savina, hehe. Olha, entendi perfeitamente o que você expos, apesar de ter faltado uma interrogação entre as palavras povo e sendo. Não estou criticando isso, observe. Estou esclarecendo que seu questionamento é extremamente pertinente e eu concordo com ele. Entretanto, você sabe tão bem quanto eu que o povo engole qualquer coisa, sim. Prova disso é a maciça votação que o sapo barbudo arruma nordeste afora, graças as bolsas. Outra prova disso é longevidade dos Magalhães e dos Sarneys na vida política brasileira. O povo mineiro, embora bastante esclarecido, também tem seus bolsões de votantes que não vão se aprofundar em análises, como bem sabemos. Não tenho problema algum com o Anastasia, embora o tenha achado bastante mal educado nas duas únicas vezes em estive nos mesmos ambientes que ele, mas isso é uma questão de percepção pessoal. O que eu não gosto, de forma alguma, é da invenção de um candidato, na metamorfose de um sujeito que passou a vida carregando um belo currículo técnico, e agora resolveu pagar de tocador de obras, num discursinho que eu já esculhambei nas respostas anteriores, entende? Isso me incomoda muito, porque não me lembro de quem tenha adentrado essa seara política assim e se recorde do que era antes de nela entrar por essa porta. E fechando, me permito apenas observar o seguinte: vencerá quem convencer o eleitor mineiro. Que vença quem tiver vontade de quebrar a longa linhagem política que domina o país, que agora resolveu dar um pouco ao povo, pra que o povo não se lembre de buscar o que realmente lhe é de direito. E obrigado pela visita e pela elegância ao comentar!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes