03 novembro 2009

"Veja" produz matéria vergonhosa sobre "This Is It" de Michael Jackson



Parágrafo extraído da revista Veja desta semana:


Crepúsculo do astro
(...) Quando o próprio Michael Jackson sobe ao palco dos ensaios, porém, sua fragilidade fica evidente. Desconectado da realidade, ele erra feio nos figurinos (um crítico do jornal inglês The Guardian comparou-o ao Esqueleto, vilão do desenho He-Man).Fala e age sempre com afetação – em determinado momento, diz para Ortega que a-do-ra o gestual das aeromoças quando dão instruções de segurança. Para orientar a guitarrista Orianthi Panagaris, dá gritinhos e pede que ela os reproduza com o instrumento. As referências de Smooth Criminalaos clássicos de Hollywood abrem a porta para uma comparação: o Michael Jackson de This Is Itparece a diva decadente que Gloria Swanson encarnou em Crepúsculo dos Deuses. Sérgio Martins


Antes de vir falar desta matéria "Crepúsculo do astro", escrita por Sérgio Martins à revista Veja desta semana, fiz questão de assistir ao filme.

Sérgio ao afirmar que Michael era "deconectado" da realidade, usa de argumentos claros de uma pessoa que assistiu ao filme com uma ideia fixa em mente, a de criticar o artista. Aquele filme traz cenas de ENSAIOS do Michael, tão simplesmente ensaios. Quando Jackson disse "adorar as instruções de segurança das aeromoças", foi uma cena de brincadeira do artista. Tanto ele, quanto o diretor riram disso.

Sobre os "gritinhos" que Michael dava para a guitarrista reproduzir, é algo normal quando o cantor não quer(ou não sabe) pegar o instrumento durante um ensaio, ele tenta reproduzir com a voz o que deseja que a instrumentista faça. Cada artista tem seu estilo.

Sérgio foi infeliz também quando disse sobre o "figurino" do cantor. Aqueles eram ENSAIOS, tão somente ensaios. Os figurinos estavam sendo criados para o show. Tanto que até o figurinista falou no filme.

Sérgio Martins foi mais uma vez infeliz quando disse que "boa parte das interpretações de Michael, no filme, eram em playback". Em três oportunidades, Michael disse que estava poupando sua voz. Era nítido isso. Ele não alcançava as notas mais altas, propositalmente. Tanto que citou isso. Quando Michael soltou sua voz, ele brincou com a "platéia", formada por sua equipe, pedindo que não "estimulasse ele a soltar a sua voz, pois desejava poupá-la".

Sérgio Martins foi equivocado em sua matéria. Faltou-lhe conhecimento e menos "pré-indisposição" para acompanhar o filme com um mínimo de equilíbrio, já que imparcialidade é utopia.


Trailler oficial

Já fui!

5 comentários:

  1. Será que ele viu o mesmo filme que nós? Parece que não. Porque o MJ já morreu. Então, ele não precisa 'se aparecer' pro cara... O filme vai bater recorde de bilheteria, claro! Isso é inévitável! Dizer que a pessoa não tinha energia... Então, quero ver ele dançar 5 minutos qualquer uma daquelas coreografias. Burro, o SM certamente não é... E tem direito a opinião dele, claro! E nem tem que concordar com todo mundo! Fato. Mas, distorcer TUDO, absolutamente TUDO. Ele nem sabe o que é solfejar! Pelo amor de Deus. Deveria ter pesquisado no Google, no Twitter! O documentário é interessante, sim. E MJ mostrou morto o que muitos teimavam em não acreditar.

    ResponderExcluir
  2. Pois é minha cara Alomara,

    eu fiquei puto, por uma pessoa que escreve numa revista tão conceituada no país, ter demonstrado tamanho despreparo para falar sobre um músico.

    Valeu pela visita mocinha!

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Esse Sérgio Martins (crítico da Veja) tá mal-comido...

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Infelizmente, alguns críticos ou meios de comunicação acreditam que produzir uma crítica de um filme, álbum ou peça teatral é falar mal. Não é isso. É, na verdade, ter respeito pela obra produzida e pesquisar antes de escrever.

    Vi o filme e também produzi uma crítica no meu blog. Acredito que a proposta do documentário "This is it" é homenagear a equipe que ensaio com MJ durante esses meses e aos fãs que não puderam ver a grandiosidade desse concerto.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. "Anônimo": Será? Acho que sim, hein? rs

    "Wander": Parceirão, concordo contigo. Aliás, li seu post sobre e achei perfeito. Recomendo.

    Abração e obrigado pelas visitas.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes