06 novembro 2009

Onde estão nossos heróis?


Como vão amigos do Pimentas no Reino?

Durante anos, fomos bomabardeados com histórias de heróis e grandes feitos, todos importados.
Os Estados Unidos, principal exportador de heróis pra outras culturas colonizadas, consegue fazer de um criminoso de guerra, protagonista de um fiasco chamado Vietnã, um ícone de valentia, honestidade, superação e sucesso.

Enquanto isso por longos anos nossos heróis se limitaram ao futebol.

No entanto um jogador não precisa ser honesto... é mister que seja malandro. Que saiba cavar um penalti, bater no adversário sem que o juiz veja e se puder fazer um gol de mão e sair comemorando como se fosse um golaço, melhor ainda.

Com o passar dos anos desenvolvemos, sem nenhuma referência próxima, uma carência de princípios e um culto velado a "esperteza".

Hoje pagamos caro por isso! Basta dar uma olhadinha nos nossos representantes políticos, espelhos da população que os elege!

Não estou aqui afirmando que o Brasil ou nosso povo não prestam...Pelo contrário, se temos algo de valioso no nosso país é nosso povo, que trabalha mais que japonês ganhando menos que chinês!

Nesta semana, estava ajudando o meu filho a se preparar para uma prova de história, quando me deparei com uma declaração do General Davi Canabarro.

O respeitado chefe farroupilha lutou por nove longos anos contra as forças do Imperador D. Pedro II, defendendo ideais republicanos em uma sangrenta guerra civil que arrasou nosso país no século XIX.
A declaração que me chamou a atenção foi dada ao ditador Argentino, Manuel Rosas, que interessado em se aproveitar da situação, ofereceu ajuda militar ao General.

"Senhor! o primeiro soldado Argentino que atravessar a fronteira fornecerá o sangue com que será assinada a paz com o Império. Acima de nosso amor à República colocamos o nosso brio, a integridade da Pátria. E se puserdes agora os vossos soldados na fronteira, encontrareis, ombro a ombro, meus soldados e os soldados do Senhor D. Pedro II."

Assim como a postura desse general, temos inúmeros exemplos em nossa história de homens que merecem o título de heróis. Líderes que não vendiam seus princípios por fama, dinheiro ou facilidades!

Precisamos resgatar urgentemente essas memórias...

Antes que os vilões de Brasília acabem por solapar todas as nossas esperanças!

Um comentário:

  1. Beto, muito bom o texto!!!
    Nesse mar de podridão em que estamos mergulhados os bons estão perdendo a esperança!!
    Nos faltam mais Canabarros, Bentos e outros heróis de brio e honra!!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes