06 novembro 2009

O que ainda resta de Padrão Globo de Qualidade


Salve, leitor amigo, como é que vai essa força?

Então... o nosso amigão César Leão criou um post excelente, falando sobre o Padrão Globo de Qualidade, que anda caindo pelas tabelas, trombando nas canaletas e vazando pelos poros. A Ponte de Londres está caindo, meus amiguinhos...

Mas existe um aspecto que ainda faz do Padrão Globo de Qualidade a ilha de salvação das produções televisivas brasileiras, leitor. Lembro-me de ter dito isso ao Zé, um dia: a Globo pode ter um conteúdo de qualidade duvidosa, mas produz isso com qualidade superior.

Esclarecendo: você liga seu televisor e sintoniza no SBT (Sistema BOZO de Televisão). Tome um Engov antes, outro durante, e tente assistir a Vende-se um Véu de Noiva, uma das piores e mais toscas novelas já produzidas desde que o mundo é mundo. É aqui que tá o detalhe, veja os cenários, os figurinos. Note, leitor, em casa de novela do SBT, não existe janela, a luz é péssima. Os figurinos são no mínimo simplórios, e a maioria absoluta dos personagens são interpretados por gente que não tem a menor noção de prosódia.

Rápido, leitor, troque de canal e sintonize em qualquer novela global. Veja a diferença. Temos cenários decentes, e bem adaptados a realidade do roteiro. A maioria dos atores não tem sotaque de quem decorou e está recitando a bula do Biotônico (Ary) Fontoura. Veja o cuidado com detalhes simples, mas que fazem a diferença, principalmente no que se refere a cenas externas.

Eu volto a dizer, leitor: acho que a Globo peca (e muito) na questão do conteúdo que apresenta. Mas, ruim ou não, ela apresenta este conteúdo com qualidade de produção, cenários decentes, figurinos bons, som competente. As outras emissoras poderiam investir nisso, já que com certeza tem verba pra tanto. A única que prometeu fazer isso era a Rede TV, mas isso em tempos menos "Superpop"... que aliás, é nome que, ao ser pronunciado, automaticamente me faz lembrar que tenho que ir tomar um Q-Suco.

Fui!

3 comentários:

  1. Adorei o post, realmente muito bem colocado.
    A comparação foi ótima. HUAHUAHAUHAUHA
    SBT realmente deixa muito a desejar, e para mim, não só o SBT. A globo continua sendo melhor nesses termos, high quality TOTAL.
    Mas o "baixo" hoje é que faz sucesso, e a globo faz isso com "qualidade". É BRASIL

    ResponderExcluir
  2. Beth, nossa sócia: obrigado pela força, bjo pra ti!

    Kapteyn: Valeu pela força, bjo pra ti!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes