11 novembro 2009

O gosto dos paulistas é o que move a televisão brasileira?

Oi povo do Pimentas!

Ainda pensando na medição de audiência televisiva feita pelo IBOPE, tem uma coisa que me incomoda muito. Não que faça diferença na minha vida, já que cada vez menos assisto televisão, mas... há que se lembrar que os números do IBOPE influenciam muita gente, são determinantes para a publicidade e para a degola/contratação de apresentadores e diretores.

É sabido que as medições da empresa são feitas apenas em São Paulo – capital e região metropolitana. Aí eu te pergunto, e não quero de forma alguma soar preconceituosa: o gosto dos paulistas é o que move a televisão brasileira? Isso só não vale pro futebol, que sempre dá preferência para os times cariocas. Mas no geral, toda a grade das emissoras é definida pelo IBOPE paulista.

Cara, em um país tão grande e diversificado como o Brasil, isso é certo? Tudo bem, tem gente do Brasil inteiro em SP, mas o estilo de vida é totalmente diferente. Não dá pra comparar os hábitos de compra, lazer e comportamento de um cara de Manaus pra uma menina de SP. Os costumes de uma senhora gaúcha com um mano paulistano, ô meu. E o cara de Campo Grande, será que gosta tanto de novela quanto a tia solteirona de São Paulo?

Mano, mina, tia solteira, tiozão, idosos, patricinhas e crianças existem em todo canto, mas em cada um desses cantos eles têm hábitos diferentes. Qual seria a dificuldade de colocar um aparelho eletrônico em televisores catarinenses, piauienses e tocantinenses? O IBOPE realiza pesquisas em todo o país, meu pai foi ibopado em Curitiba, minha prima em Salvador. Seria tão mais legal e útil, inclusive pro fomento da publicidade regional, se as medições também fossem regionalizadas.

Bom, era isso, como a gente diz no twitter #ficadica.

Vou ali olhar umas estatísticas, té mais!

Um comentário:

  1. Oi Ana, o Ibope é uma coisa estúpida mantida por um: mistéééério. Digo como publicitária que ele não é referência a muito tempo. Mas o super pop gosta de colocar aquele barulhinho quando está na frente, kkkkkk. Viu como ele serve pra alguma coisa!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes