12 novembro 2009

O apagão? "Cumpanhero" é culpa de São Pedro!


Olá pessoas do Pimentas!

É sobre o black-out que quero comentar. Foi horrível, mas esse já passou.

Agora virão as especulações sobre qual foi a causa, o motivo do desligamento geral das máquinas da Usina de Itaipu. Cada um vai falar uma coisa. Foi isso, foi aquilo. O chutómetro está ligado.

As autoridades já se reuniram e combinaram direitinho qual será a desculpa a dar .

E combinaram que seria responsabilizado as condições climáticas, foi um raio, e também o vento. Ou os dois juntos. E a gente finje que acredita.

Mas esse black-out, como os que já tivemos muitos anos atrás, foram causados pela falta de investimento no setor. Assim rapidamente, crescimento de demanda x falta de investimento = black-out.

Brasil vem crescendo na taxa de mais ou menos 4% ao ano, e os investimentos no setor elétrico não vem no mesmo ritmo. Está previsto um estrangulamento no setor em 2010, mas esse veio meses antes.


É bom manter kit apagão em casa a postos, os velhos lampiões à gás, querosene, velas, e todos outros tipos de precauções, porque novos apagões poderão vir. Não estou sendo pessimista, mas é claro, que para a população esta notícia será desmentida.

Para Lulla/Dilma, “mãe do PAC”, em ano de eleição essa é a pior coisa que poderia acontecer. Eles contavam com um certo atraso nos black-out's, em função da crise que acometeu o mundo, e que no Brasil foi marolinha.

Fica muito mal para o presidente se falar em falta de investimento, mas se não há nos setores tão mais visíveis e amostra, como a educação e a saúde, diga-se então de setores que ficam "invisíveis" à população votante. Isso não dá votos, é como o esgoto, que fica debaixo da terra, a energia elétrica vem pelos fios, ninguém repara.


Até agora concretamente nenhum do governo falou alguma coisa, vai-se fazer poeira, fumaça em cima do assunto, para logo depois aparecer finalmente um deles heróicamente explicar tim tim, por tim tim, como foi que o raio abalou três torres de transmissão, que deixou 2 paises às escuras, Brasil e Paraguai.

Lulla, de peito cheio de si, vai usar toda sua facilidade em arrumar frases de impacto popular e assim tapear mais uma vez todos nós.

Menos eu, já tenho meu kit apagão à postos. E você?

Ichi! Esqueci dos fósforos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes