25 novembro 2009

Huck x Gugu: a briga (em todos os sentidos) pela audiência

Olá, povo do Pimentas.

Clique na imagem para ampliá-la

Pois é, pessoal, eu e o César (ou, como diria o professor Girafalez, o César e eu) acabamos por escrever sobre o mesmo tema. Então combinamos juntar os dois textos e formar um único post, que é esse que suponho que você esteja lendo. Ele, com toda gentileza que lhe é peculiar (nossa, falei difícil agora!), me cedeu o espaço e cá estou-me.



O assunto é de domingo, mas como ambos deletaram seus tweets, o Pimentas dá agora seus pitacos para quem não viu. A briga pela audiência na TV tem gerado situações que, para ser bonzinho, vou dizer que são curiosas. Depois de ver Silvio Santos dizendo que o Gugu é inimigo n° 1 do SBT, rolou mais um pegapega entre artistas, agora no Twitter. O narigudo Luciano Huck comentou que Gugu estaria copiando seu programa ao dizer: “Agora o Gugu quer ’se inspirar’ no Lata Velha. Ô falta de imaginação. Tem gente que acha que o povo é burro, né não?”, disse Huck. Em outro tweet, o apresentador completou a alfinetada: “Faça o bem, para receber o bem. Vou acreditar que o “Programa do Gugu” é uma ‘homenagem’ ao Caldeirão. Obrigado, nobre colega”.

O diretor do Gugu, Homero Salles, contra atacou, após ser avisado por telefone dos tweets do narigudo:



Clique nas imagens para ampliá-las

Mas agora vamos ao que interessa: a análise dos fatos.

A Globo é uma grande copiadora também, ela ama a Endemol, com quem tem parceria e de quem comprou o Big Brother Brasil, e tem quadros dentro do Caldeirão do Huck. A Endemol ainda vende formatos para o SBT, como o Topa ou não Topa (Deal or NoDeal), Um contra Cem e É o Amor na Band.

Quanto a copiar os programas dos gringos, tudo bem, todo mundo faz isso, uns pagam, outros não. Assim fez Huck com o Pimp My Ride.


Provavelmente vão argumentar que o Gugu copiou o Huck sem pedir autorização. Tá, mas aí esbarramos em outra situação: e se ele alegar que imitou o Overhaulin? Que diferença tem copiar, com o ou sem autorização, em termos de criatividade? Fica difícil dizer que alguém copiou alguém, tanto pela diferença de dias e horários. Falando em horários, o que o Homero Salles disse é uma verdade: a audiência de sábado, no horário que o Huck apresenta o programa é incomparável ao domingo.

Mas a forma como Homero Salles disse essas verdades foram de uma falta de ética fenomenal. Ele simplesmente esqueceu uma tradição do meio artístico que diz que "hoje estou aqui, amanhã não sei onde estarei". Já pensou no futuro vermos Homero Salles dirigindo um programa do Luciano Huck, o mesmo que ele chamou de "babaca"?

Bom, deixa pra lá, pq tá tarde e eu to morto de sono! Amanhã o dia me espera!

8 comentários:

  1. Não há dúvidas que o L.Huck trabalha em um horário beeeem confortável. Simplesmente não tem concorrência, porém, se ele fosse se degladiar com os colegas de Domingo e no mesmo horário que o Gugu, na minha opinião, saíria vencedor. Por motivos óbvios. Isso não vai rolar porque temos o Fantástico (super fantástico, amigo...)!!
    Uma outra coisa que você comentou foi a questão do troca-troca de profissionais.
    Exemplo: No "Melhor do Brasil" (que deveria trocar esse nome, já que o conceito de "melhor" deles arrasa o país)já teve como diretora Leonor Corrêa (ex diretora do Faustão)e agora dirige a Eliana lá no SBT. Agora, o diretor é o baixinho enfezado Vildomar Batista (do Hoje em Dia) auxiliado pelo Detto Costa (!!!). Lembram do Detto? Ele era do Faustão ... Viu como a Terra é redonda?
    O diretor do Gugu, pode ir parar na Globo (acho dificil) e por aí vai...
    Vocês falaram tudo !! E detalhe: Ética é fundamental não só no meio artístico, como também nas relações humanas.

    Adorei o texto,
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o Luciano, em questão de criatividade, não pode falar nada. E na boa, o programa dele nem é no horário do Gugu, pra que ficar comentando esse tipo de coisa? Só pode ser inveja do sucesso que ele está fazendo. Outra coisinha também, se ele é o dono da razão, pq deletou os comentários? Se queimou no Twitter! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o Huck não precisava falar desse jeito, ainda mais via internet. E Homero disse uma coisa certa, que no horário dele é mais fácil ganhar pontos na audiência. Além de tudo, o Gugu tem muito mais experiência que ele na TV.

    ResponderExcluir
  4. Temos que ter a consciência de que na TV tudo é cópia, não adianta. Assim como o Gugu pode ter copiado os quadros do Huck, ele mesmo copiou no Táxi do Gugu, como falou o Homero. Hipocrisia parece ser bem-vinda ao Huck.

    ResponderExcluir
  5. Pra mim faltou ética ao Luciano Huck, que lançou o que pensa na internet. Pq ele não ligou pra tal pessoa e falou o q pensa? pra mim é ridícula essa situação

    ResponderExcluir
  6. É, acho que o Huck nem devia ter começado essa briga! ele não tem canal fechado!?Tah, vai me dizer que ele acha q foi a produção dele que criou o lata velha!

    ResponderExcluir
  7. Cada programa tem seu público e a abordagem diferente do quadro... o diretor pode ter perdido a linha, mas e o Huck?! Imagem dele foi pro lixo

    ResponderExcluir
  8. O Huck não tem ética nenhuma, num ano anuncia um produto (Motos Dafra) como ótimo e no ano seguinte a concorrência(Honda) paga mais e ele vira casaca.
    Ele falar em ética é brincadeira, a ética dele tem preço, é de quem paga mais

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes