17 novembro 2009

A Epidemia "Minha Nova Casa Velha"

Olá, povo do Pimentas.


Quem assiste TV no fim de semana deve estar habituado a ver os festivais de reforma de casas despencadas, feitas pelos programas de TV. Globo, SBT e Record se digladiam para ver quem faz a casa mais bonita. Tudo isso num festival de assistencialismo, com muito choro, lamentações e breguice, muita breguice.

A fórmula é sempre a mesma: pessoas se inscrevem por carta ou email e torcem para serem escolhidas. Depois de selecionadas pelo programa, ganham quinze dias de férias em algum hotel luxuoso enquanto suas casas vão abaixo e são reerguidas, tudo filmado e exibido pelo programa. O dia de entrega da casa é sempre acompanhado de espetáculos, alguns mais, outros menos. Depois de uma contagem, a pessoa "presenteada" analisa cada cômodo reformado, e chora, chora muito, pede que Deus pague o apresentador e etc. No final, uma boa dose de assistencialismo barato, com contas correntes com muito dinheiro, benefícios e etc fazem parte de todos os programas.


Luciano Huck lançou a moda. Com seu "Lar Doce Lar" aos sábados, tem ganhado prestígio junto às classes baixas, usando a pobreza e miséria dessas pessoas para se promover com uma pessoa "boa, de bom coração".


Pegando carona no sucesso da Globo, o SBT lançou no Domingo Legal o "Construindo um Sonho", com o mesmo formato, diferenciando apenas nos espetáculos de entrega. Guindastes, fanfarras e shows de forró fazem parte da entrega da "casa nova". Mudou apenas de apresentador: Celso Portiolli assumiu o lugar de Gugu, que foi viver na Record.



Na Record, Gugu simplesmente levou o quadro da casa antiga. O que fazia no SBT faz agora sob o famigerado nome de "Sonhar mais um Sonho". Casas elegantes para pessoas pobres são entregues sob espetáculos que incluem muito assistencialismo.

Infelizmente, é assim que as TVs abertas no Brasil vem ganhando público: com programas que prendem a atenção dos pobres com ajudas objetivadas simplesmente pela audiência a todo custo.


Uma coisa me chama atenção: como esses programas conseguem autorização das prefeituras tão rápido para as tais reformas? Qualquer mortal comum sabe que um alvará da prefeitura pode levar tempos para ser aprovado. Mas os programas conseguem isso num tempo recorde. Como? Não sei!

Tá, parei!

9 comentários:

  1. O que eu me pergunto é como essas pessoas vão dar conta de manter essas casas se mal podiam se bancar num casebre.
    parafraseando: Tá, parei!

    ResponderExcluir
  2. Creio que você deve morar em uma casa muito luxuosa que não necessite de nenhum tipo de assistência, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Como pode uma pessoa ser tão insensivel/desocupada ao ponto de postar uma criticia dessas? Querido, vivemos em um país aonde as pessoas precisam de ajuda, não sei se você já percebeu. É claro que há uma guerra entre as emissoras, mas o que realmente importa é que elas estão, de fato, fazendo algo! Isso que deve ser levado em consideração.

    ResponderExcluir
  4. De todos os possíveis formatos desse quadro o que mais me agrada é o do Gugu, afinal, ele tem sensibilidade para não transformar o sofrimento nos outros em um circo, mas sim mostrar algo saúdavel e uma lição de vida para aqueles que assistem.

    ResponderExcluir
  5. Você, provavalmente, é mais um mauricinho que recebeu tudo de mão beijada e não consegue suportar o fato de que existem pessoas como o Gugu dispostas a ajudar e fazer o bem aos outros.

    ResponderExcluir
  6. Seria ótimo se os políticos do nosso país fizessem algo pelos pobres. Mas já que eles não tomam esse tipo de atitude, dou graças a Deus que existem pessoas como o Gugu dispostas a ajudar e dar assistência.

    ResponderExcluir
  7. gostaria muito que alguem viesse reformar minha casa...

    ResponderExcluir
  8. Meu avô sempre disse que é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe.
    Se esse tipo de assistencialismo barato resolvesse alguma coisa, o Sílvio Santos já teria resolvido.
    Desde mil novecentos e vovó com dente, que ele distribui casas e carros e até hoje não conheci nem o primo, de um amigo, de alguém que tivesse sido agraciado!
    Tem que dar é emprego e salário pra essa gente construir a vida!

    ResponderExcluir
  9. O que me indigna nesses programas é o show das entregas. Teve uma casa dessas que foram reformadas pelo Huck que fica perto da minha. Tudo bem que a casa estava caindo aos pedaços, mas havia muito de desleixo dos proprietários.

    Uma das casas que achei realmente fantástica a reforma, tanto pela história de vida do casal, quanto pelos problemas que ela tinha, foi a de uma moça cadeirante que estava grávida. Outro, muito interesante também, foi o da semana passada da mulher que com um salário mínimo sustentava 6 pessoas e morava em 3 comodos.

    Muitas dessas histórias nos serve como lição de vida para aprendermos a não reclamar de problemas simples de nossas vidas vendo esforços sobre-humanos de muitos deles.

    Nâo sou um mauricinho desses que tem tudo de mão beijada não, sempre estudei em escola pública e hoje faço faculdade em um Universidade Federal, mas tudo isso a muito custo, deixando de lado muitas idas ao litoral, saídas noturnas e muitas outras coisas mais que não vou relatar aqui porque não precisa da dó de ninguém.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes