24 novembro 2009

A bestialidade humana


E aí povo, tudo tranquilo?

Recebi um e-mail com a notícia de que um morador de rua de Belo Horizonte foi atacado por vândalos e queimado, sendo socorrido apenas uma semana depois. O morador de rua só procurou atendimento pois as dores estavam insuportáveis.

Enquanto era atendido no HPS, ele informou que não sabia quem o havia queimado, que ficou inconsciente e quando acordou não conseguia andar.

Não sei se vocês lembram, mas o caso mais emblemático desta bestialidade foi o do Índio Galdino, um indígena que foi participar de uma comemoração pelo Dia do Índio, em Abril de 1997, e que foi queimado vivo enquanto dormia em uma parada de ônibus de Brasília. Os 5 jovens de classe média-alta, entre eles um menor de idade, jogaram álcool líquido e atearam fogo porque o confundiram com um mendigo. Quem foi que disse a estas bestas que atear fogo em mendigos era permitido?

Praça do Compromisso. Homenagem ao Índio Galdino


Onde se origina esse sentimento? Me remeto ao personagem Zeca, da Caminho das Índias, que passou a novela inteira a fazer sacanagens com transeuntes, a perturbar a paz de quem morava naquela bairro distante, sem que nada lhe acontecesse. Zeca e sua turma sempre conseguiam escapar da polícia, e quando eram presos, César, pai de Zeca, advogava a favor deles e conseguia libertá-los. Esse mesmo César, junto com Ilana, encorajavam as ações de seu filho, dizendo que ele era um rapaz jovem e não poderia ser responsabilizado pelos seus atos.

No final da novela, ele atropela a personagem Duda em mais um de seus pegas nas vielas daquele bairro, e quais forma as consequências pra ele que já não era menor de idade? Como tenho certeza de que ele não era menor de idade: Ele tinha carteira de motorista. Ele apenas prestou serviços comunitários sendo que ele já não era réu primário pois já tinha uma condenação parecida em consequência de uma briga na saída de uma boate.

Isso é coisa só de ficção? Não. Os 5 jovens do caso do Índio Galdino tinham regalias, sendo a mais estapafúrdia a de ficarem com a chave da própria cela. Eles foram condenados a 14 anos de prisão em regime integralmente fechado por homicídio doloso, sendo que com um ano de reclusão eles já tinham direito a trabalhar em órgão públicos e foram flagrados dirigindo seus carros particulares.

Sirley Dias de Carvalho Pinto

Um caso ainda mais recente foi o da empregada Sirley Dias de Carvalho Pinto, que foi espancada por 5 universitários que a confundiram com uma prostituta. Ah tá, agredir prostitutas é certo agora!! Provavelmente eles foram estimulados a ter essas atitudes pelo jogo GTA - Gran Theft Auto - que estava em alta na época do ocorrido. Um dos pais deu a seguinte declaração: "Eu queria dizer pra sociedade que nós, pais, não temos culpa disso. Eles cometeram erros? Cometeram. Mas não vai ser justo manter crianças que estão na faculdade, estão estudando, trabalhando, presas."

Como assim os pais não são responsáveis? Óbvio que são, são os pais os responsáveis por transmitir valores aos filhos e a sua omissão ante este fato também os torna culpados! De onde pessoas com 18 a 21 anos são crianças? Só se for no mundinho da mãe deles. Justamente por eles serem universitários, alguns até de Direito, esperávamos atitudes diferentes.

Isso me faz lembrar o caso da Geyse, mas isso já foi bem batido aqui no Pimentas.

Vou ficando por aqui pois, a indignação já é muita!

5 comentários:

  1. Relembrar esses fatos só me deixa em dúvida de quando usar o termo "ser-humano", no caso da novela, eu assiti ao último capítulo só pra ver o que aconteceria com esse personagem asqueroso e me indignei com aquele final, claro que é novela e é bom agradar os filhinhos de papai, mas foi revoltante, no mínimo ele deveria sofrer um atentado, eu sempre ensinei o meu filho a respeitar todas as pessoas por que não da pra saber quando você vai encontrar alguém mais esquentadinho ou mais ignorante que você, o Zeca merecia contrar alguém assim e se ferrar, pelo menos dava exemplo, já que justiça não há e as pessoas teimam em achar que novela da Globo é vida real.

    ResponderExcluir
  2. Hoje ouvi de um pai que seu filho de 17 anos é viciado no "tibia", parou de estudar e que quando quer usar o pc precisa retirar tudo que fica em frente para achar o teclado, ja que o filhinho não tem capacidade de recolher seus restos...bom imagino que este "filhinho" seja um futuro "João Ninguem"...será que um pai não tem responsabilidade de mostrar ao filho outras opções? ou mesmo impor novas atitudes, atitudes de alguem que quer viver a vida e não apenas vê-la passar...Há pais e pais....e filhos reflexos dos pais....Este pai esta achando o máximo o que o filho faz...Isso é o futuro????? Bah!!!

    ResponderExcluir
  3. Cesão, o homem só piorou com o tempo e aperfeiçoou suas formas de crueldade.

    Não posso nem dizer que estamos nos bestializando,juro que nunca vi um leão matar uma zebra só de sacanagem e ficar tripudiando sobre seu cadáver.

    Muitas vezes sinto vergonha de fazer parte dos "animais racionais"...

    ResponderExcluir
  4. Glaucia, o Zeca encontrou um cara mais esquentado que ele, apanhou bastante e o pai dele ainda conseguiu ferrar o car aque bateu no filhinho dele!!

    Eliane, essa atitude é um reflexo da permissividade em que caiu a nossa sociedade. Muitos, em contrapartida ao regramento imposto na Ditadura, deixam seus filhos fazerem o que quiserem e como quiserem. A ideia de democracia está se confundindo com liberalidade.

    Beto, me envorgonho de pensar que sou um "animal racional" já que os animais não matam por prazer e não modificam o meio a fim de atender aos seus caprichos!

    Obrigado pela visita de todos, e voltem sempre!

    ResponderExcluir
  5. Comentário de Bárbara Camargo enviado por e-mail:

    No decorrer dos séculos, o homem aprendeu muita coisa. Menos a ser humano. Cada passo que se dá, é em direção contrária a isso. É bem provável que a raça humana se torne extinta, porquanto acabam uns com os outros...

    Onde se origina esse sentimento?

    Olha, a origem desse sentimento, eu prefiro nem saber. Só sei que nada justifica.
    Indo além e entrando numa questão religiosa e apocalíptica, diria eu, que: "O mundo jaz no maligno." O que não quer dizer que tenhamos que sentar e nos conformar com todo o mal que nos ocorre, e com o que ainda está por vir.

    Eles foram condenados a 14 anos de prisão em regime integralmente fechado por homicídio doloso, sendo que com um ano de reclusão eles já tinham direito a trabalhar em órgão públicos e foram flagrados dirigindo seus carros particulares.
    É nessas horas que vemos claramente como a justiça (se é que podemos chamar assim...) favorece os aristocratas. Favorece apenas quem tem poder. Quem não o tem, acaba morrendo injustamente sem ao menos ser vingado.

    Esses abomináveis, deveriam ser punidos de forma irrevogável, para que aprendam a ser gente. Se não conseguem sentir compaixão, que tenham pelo menos respeito, o que é um direito e também um dever...


    Vou ficando por aqui pois, a indignação já é muita!

    Isso demonstra traços de humanidade...

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes