30 novembro 2009

Anorexia Alcoólica?

E aí povo do Pimentas?

Pouco vejo novelas nos últimos tempos, meu dia deveria ter 48 horas pra eu poder fazer tudo com calma! Como isso não ocorre, eu é que ando com a velocidade dobrada. Chega de lenga-lenga e vamos ao que interessa...

Estava eu de bobeira em casa e fui assistir a um capítulo da novela Viver a Vida, do Manoel Carlos, esta que não se decidiu se engrena ou fica na mesma, e vi justamente o capítulo no qual a Renata (Bárbara Paz) foi com o namorado (o gêmeo que é médico) a uma conferência que falava sobre Distúrbios da Aimentação. A palestra em tela era uma que tratava de Anorexia, e a cena mostrada era justamente a que falava de Anorexia Alcoólica, doença da qual a personagem sofre.

O que é Anorexia?
Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo".
Segundo relatos, esse problema costuma surgir na adolescência, entre 14 e 17 anos, muitas vezes induzido pela industria da moda e pelo desejo de ser modelo, assunto tratado magistralmente pela Ilse no post A hora e a vez das Gorduchas, ou por um dia ter tido sobrepeso ou qualquer outro fator psicológico, já que este problema pode atingir aos homens também.

Homem com anorexia

Os problemas dessa doença se originam da má qualidade da alimentação, sendo a mais característica o peso inferior a 85% do considerado normal. Está presente, também, a depressão.


Visão que o anoréxico tem de si mesmo!!

A cena mostrada era justamente a que falava de Anorexia Alcoólica, doença da qual a personagem sofre. Isso mesmo, as gurias acometidas por esta bebem a fim de amenizar o apetite e com o objetivo de manterem-se magras.

No tratamento deste tipo de anorexia deve-se aliar os tratamentos para o alcoolismo, que tem uma abordagem similar, que também necessitam de apoio da família, com explicado no post Com a marvada pinga que eu me atrapaio.

Ainda não se sabe ao certo qual destas doenças vem primeiro no caso da Drunkorexia, mas todo cuidado é pouco, ambas começam sutilmente e quando se percebe o controle já foi perdido!

Devemos observar também que isso pode ter um efeito colateral: mais adolescentes podem achar este "método" interessante de ser usado pois ele apareceu na TV e a Renata continuava magra. Porém, elas certamente não devem ter visto as cenas em que a Renata desmaia, sofrendo escoriações e outros problemas de toda sorte (ou azar).

A única coisa boa dessa novela é trazer tal assunto a tona para informar... por que entretenimento real, ela não tá conseguindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes