14 outubro 2009

Voltando novamente ao tema recorrente


Oi povo do Pimentas!

Título redundante? É porque no Brasil tudo redunda. Ou tudo rebunda, depende do teu interesse, localização geográfica e período do ano.

Na época das férias políticas e escolares – de dezembro até a tarde da quarta-feira de cinzas – tudo é bunda. Praia, carnaval, trio elétrico. Peito, bunda e cerveja. Se bem que, pra política, sempre é bunda: a nossa. Engula, digira e defeque como melhor lhe aprouver. No norte/nordeste normalmente é bunda também. Da mulata, da negra, das crianças que se prostituem. Nas praias cariocas idem. Bunda, bunda e mais bunda. Pra que cérebro, se minha bunda é bonita? Vou ficar loira pra me destacar e malhar bunda, casar com um cantor de funk e engravidar de um jogador de futebol. Já diria a titia Rita: nem toda brasileira é bunda. E digo eu: a Bahia não é só uma bunda que rebola. Mas o que realmente redunda é a história. Desde que a Coroa Portuguesa fugiu pra cá em 1808 a coisa se repete, agora com Os coroas portugueses. Babamos o ovo do que vem de fora, maquiamos a parte bonitinha das cidades e cagamos nas periferias, já que tem emissários terrestres e submarinos pra mandarem nossos dejetos pro mar e pros rios. Sustentamos economias que não nos dão retorno nem respeito e não damos a devida atenção a quem nos sustenta.

Sabe o que me irrita mais? A gente tira sarro da gente mesmo pros outros darem risada. “baiano é tudo preguiçoso”. E teria prédio em São Paulo? “gaúcho é tudo viado”. E teria casamento heterossexual no Rio Grande do Sul? “carioca é tudo malandro” que recai no “favelado é tudo bandido”. Bela generalização, né? Quer dizer que as coordenadas geográficas de nosso local de nascimento determinam nosso caráter?

E a cor da pele, e a religião, e a orientação sexual, e o time que torço. Por que diabos tudo tem que virar piada nesse país? Talvez quando as pessoas deixarem de achar que o mundo está em seu umbigo...


Agora que sei que vou ficar, té mais!

5 comentários:

  1. Post perfeito!
    Tudo o que eu sempre tive vontade de falar. :D
    Pena que não tem nenhuma alma boa pra ouvir.

    Adorei o blog! <3

    ResponderExcluir
  2. Lorena, seja bem vinda ao Pimentas!!
    Ainda bem que adorou, nos esforçamos sempre para isso!!!
    Algumas almas ouvem isso lá no Twitter, através do @pimentasnoreino e tu pode ajudar a divulgar!!
    A equipe de redação agradece a tua presença e convida a continuar lendo os nossos textos!!
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Lorena, obrigada!!
    Como disse o Cesar, muitas almas vão te ouvir SIM!! De qualquer forma, se quiser desabafar e não tiver ninguém por perto, fala que eu te escuto!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Velho... velho...
    sem palavras. Demorei pra ler mas, que prazer em faze-lo.
    Que post, que palavras, que bunda!
    Se eu desse só parabéns estaria menosprezando suas ideias, vou mandar fazer uma bunda, digo, um busto em sua homenagem.
    De verdade, SENSACIONAL!!!

    ResponderExcluir
  5. Caráleo Tiago, obrigada!
    Sua bunda, digo, seu elogio me deixou boquiaberta!
    De verdade, obrigada mesmo!
    E volte sempre!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes