30 outubro 2009

Você comemoraria o inverno na primavera?



Oi povo do Pimentas!


Vários sites e blogs andam falando em Halloween no Brasil, até o Pimentas enfocou o assunto. É meu dever de Bruxa esclarecer.

Sim, sou uma bruxa. Do mesmo jeito que meu chefe é evangélico e meus colegas são católicos. Bruxaria é uma religião séria, que pede muito estudo e dedicação.

O termo "pagão" vem da palavra "pagan", que significa tão somente "camponês". Nada de adoração ao demônio, até porque as bruxas não acreditam neles. Tudo, TUDO na Natureza tem em si o bem e o mal, não acreditamos em seres totalmente bons ou exclusivamente maus. Sabe o papo de voar em vassouras? Lenda. As bruxas pulam sobre as plantações, tendo ao lado suas vassouras de bétano, pedindo aos Deuses que suas plantas cresçam.



Mas o caso aqui é outro. Sou uma bruxa braileira, gaúcha, moro no hemisfério sul. Minha religião é baseada na força da Natureza. O que me levaria a celebrar o Samhain, ou Halloween, em plena Primavera?

Halloween (Hallow's Evening, a Noite Sagrada) acontece entre 31 de outubro e 1º de novembro NO HEMISFÉRIO NORTE, aqui no Brasil isso acontece entre 30 de abril e 1º de maio. Uma longa noite que marca também o final do verão. A celebração so Samhain (literalmente "final do verão") acontece, no hemisfério norte, entre 30/10 e 2/11, e SIM havia a evocação dos espíritos dos mortos que quisessem se comunicar com os vivos.

Parece coincidência o 1º de novembro ser o Dia de Todos os Santosuinho de história sabe que grande parte das datas católicas é baseada em celebraç e 2 de novembro o Dia de Finados dos católicos? Pois não é. Quem estudou um pouqões pagãs, pelo simples fato de que a invasão romana obrigou a conversão de pagãos em cristãos, sob pena de serem declarados infiéis ao Rei blablabla. O Dia de Todos os Santos, antigamente, era chamado de Dia de Todos os Mártires, e a Igreja Católica permitia sua celebração, desde que nos seus moldes.

O Beltane marca a chegada do calor, celebra a fertilidade da primavera e a união da força do masculino com o feminino. Ou vocês acham que tudo na Natureza se faz por partenogênese? As Fogueiras de Beltane são retratadas em muitos filmes e livros, sugiro aqui os 12 volumes da Série Avalon, de Marion Zimmer Bradley. A obra foi resumida no filme "As Brumas de Avalon", mas vamos combinar que o livro é sempre mais elucidativo.

É celebrado em 1º de maio no Hemisfério Norte e em 1º de novembro no Hemisfério Sul, ou seja, no ápice da Primavera. Considerado o festival pagão mais bonito, é repleto de cores, flores, ceias e música. A comemoração original envolvia a passagem dos animais entre as fogueiras, atraindo para as criações a fertilidade e saúde. Casais de namorados, noivos e casados também faziam este trajeto, pedindo à Mãe Terra (Gaia) que lhes concedesse fertilidade.

Procurei explicar da forma mais simples, sem me aprofundar em nada. Em momento nenhum pretendi ser ofensiva ou diminuir qualquer outra crença ou religião. Apenas gostaria de mostrar que aquelas bruxas de Walt Disney não são exatamente reais.

Ou eu pareço ter verruga no nariz?


Vou ali acender minha fogueira de Beltane, mais!

9 comentários:

  1. Além de ser linda, Ana é uma menina de excelente convivência, um doce de pessoa, dono de um senso de humor fantástico, divertida e inteligente. Eu sempre digo que ela é minha bruxa favorita, e é mesmo. Uma figura ímpar! É a única bruxa autêntica que conheço, e causou uma impressão excelente! Fica fácil escrever num blog que conta com a Ana. Esse texto é super importante, esclarecedor. Excelente. Tá bom, leitor, sou fã mesmo! Bjo pra ti, Ana!

    ResponderExcluir
  2. André querido!
    Puxação de saco à parte, tu sabe que a recíproca é totalmente verdadeira.
    Além disso, tu foi uma das raras pessoas que não recebeu minha opção religiosa com uma piada. Das poucas pessoas que realmente se interessou em saber o que quer dizer SER BRUXA.
    Faltou eu agradecer, no texto, à Igreja Católica pelo desserviço prestado ao apontar tantos falsos deméritos em minha crença.
    André, adorotu!

    ResponderExcluir
  3. Cara "Pimenta",

    Eu também sou bruxa, noutra conotação do termo. Há várias, não é mesmo? Não tenho verruga. Gosto do halloween (força da profissão?). Sim, comemoro inverno na primavera e tal porque no Brasil as estações são todas loucas mesmo. Aqui em São Paulo hoje fez duas estações opostas num só dia. Enfim, o legal é deixar viva a chama das tradições ancestrais - tão repudiadas e incompreendidas -seja de forma folclórica ou religiosa-pagã, sempre consciente do que se está fazendo, sem alienação. É isso. Tenho muito a falar sobre o tema. Pelo espaço é só. Até mais. Cristiane.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto e legal esclarecer algumas coisas a respeito da Bruxaria.

    E diga-se que bruxinha linda, com todo respeito.

    =D

    ResponderExcluir
  5. Ana e Ponte, que rasgação de seda hein?
    Muito bonito o Pentagrama que tu colocou!
    Adorei o texto, muito legal!!
    Quando será o Beltane do Pimentas??

    ResponderExcluir
  6. Ana e Ponte, rasgação de seda de seda é pouco...

    ResponderExcluir
  7. Oi todos, obrigada!
    Yuri: meu ego agradece.
    Cristiane: eu moro na Bahia e aqui choveu e fez "frio" direto. Quase apagou minha fogueira. kkkkk

    Algumas pessoas falaram comigo por msn etc, perguntando se sou Wicca. Não sou.

    Muitos bruxos e bruxas aqui do Brasil celebram os sabás de acordo com o calendário do hemisfério norte, o que também tá certo. Unem-se às energias emanadas pelos pagãos "lá de cima" e sentem-se realizados do mesmo jeito.
    O que realmente importa é fazer o que achar certo, desde que não faça mal a ninguém.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto!!! tmbm sou bruxa e acho de fundamental importancia que nós demos este tipo de informaçao as pessoas, é importante para desfazer maus entendidos e esclarecer oq é a Arte para as pessoas que não entendem, esse tipo de atitude acaba com muitos preconceitos!!! parabens!!! blessed be

    ResponderExcluir
  9. Oche, desculpe o atraso.
    Sim, essas coisas são engraçadas. Nós estamos no hemisfério sul. Pagãos com quem me correspondo fazem piada que nós fazemos as coisas "tudo ao contrário" ou "de ponta-cabeça".
    Vamos comemorar a chegada do inverno. Vinho e queijo. Fondue?

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes