13 outubro 2009

Virou moda tentar fama através de perfil fake no twitter




Olá amigos do Pimentas! Mais uma vez eu aqui para conversar com vocês!

Mas que não seja conversa de uma mão só, como acontece a maioria das vezes no Twitter. Porque diálogo, que é diálogo sempre tem duas vias. A que vai e a que vem.

Essa é a grande diferença entre o Messenger e o Twitter, esse é muito melhor, porque possibilita conversarmos com um número cada vez maior de pessoas, os seguidores.

Mas vamos começar do começo. Embora o Twitter tenha milhões de inscritos em todo mundo, ainda não é conhecido por uma grande parte da população. Ninguém tem obrigação de saber.

O que é Twitter? Foi a pergunta que Victor Fasano fez ao seu interlocutor, quando lhe foi avisado sobre o seu perfil no Twitter. Ele não sabia que, é um microblog, em que os participantes contam o que estão fazendo e pensando, e têm muitas outras formas de utilização, que com a prática vamos percebendo.

“ O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AGORA?” – esta é a pergunta inicial.

Eu falo o que penso e você fala o que está pensando também. Eu sigo você e você me segue. E assim, o barato da coisa é conseguir ter muitos seguidores, porque vai mostrar que você é uma pessoa bacana, cheia de idéias. Vira uma verdadeira caça ao tesouro, que são os nossos seguidores.

Depois de uma poupança bem recheada de followers, ponho banca e me exibo pra todo mundo.

“- Eu sou o máximo. Tenho 60 356 .”

-“ Upa!”

Quando ganho mais um seguidor procuro agradá-lo dando boas vindas, mas quando um desiste fico muito triste pensando onde foi que errei. Mas faz parte.

Tem uma outra coisa muito legal. É que no Twitter podemos encontrar todo tipo de pessoas: artistas, celebridades, intelectuais e pessoas comuns.


Só que neste quesito a coisa pega, qualquer um pode se inscrever com o pseudônimo que quiser. Se eu tenho crises de megalomania, ou sou um fracassado na vida, me inscrevo como uma celebridade qualquer. E alimento minha loucura e devaneios.




Desse jeito o microblog está cheio de fakes, cheio de pessoas que não são quem dizem ser.

Muitas confusões já foram criadas por causa disso, porque de repente você ouve citações que são atribuídas a uma determinada pessoa pública e na realidade ela nem sabe o que é Twitter, como aconteceu com o Victor Fasano.



Outra fato é que bomba o número de seguidores enganados, quando se é fake de um famoso, que com certeza não lhe seguiriam se fosse uma pessoa comum.

O vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, criou um blog oficial para avisar que os perfis @ticosantacruz e @ticosntacruz não eram seus, e que havia registrado queixa na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática solicitando a remoção da conta e que estaria abrindo o caso para uma ação cível.

Em algumas situações quando se compara duas timelines de dois perfis, um oficial e o outro fake, fica muito difícil diferenciar quem é quem, porque os fakes se esmeram em tornar aquela timeline mais real, mais engraçada e mais intrigante. E não é fácil, exige um grande talento. Isso aconteceu com o @christianpior, muito mais engraçado que o dono do personagem, no programa Pânico.

Há poucos dias @christianpior migrou para o perfil @HugoGloss, pois segundo ele, resolveu entregar o perfil ao seu verdadeiro dono.

Por causa dessas confusões os donos do blog resolveram criar um selo de certificação de autenticidade o “Verified Account”. As contas que forem certificadas receberão um selo na página, afirmando que é original. Feito somente em contas que têm um alto risco de falsificação como as de artistas, atletas, empresas, e está sendo realizado aos poucos.



Outra característica do Twitter, de difícil reconhecimento quanto a falsidade ou não, sempre fica a dúvida: é só dar um tempinho e logo vão aparecendo os perfis do Além, já falei com São Pedro, São Longuinho, São Jorge, com Deus, O Criador, mas nenhum deles atendeu meus pedidos até agora. Ui!




Mas falando sério, já era tempo das celebridades do mundo real acordar para as mídias sociais como o Twitter, para tomar posse de seus nomes/marca.
Nesse tipo de blog, , o espaço disponível será conquistado pelo primeiro que chegar, ainda mais se for por uma personalidade popular e polêmica, não importa se falso ou não. Quem cuida do próprio nome como uma marca deve estar tão atento, quanto as empresas estão.
O registro de domínio das grandes empresas nos primeiros anos da Internet comercial no Brasil foram resolvidos com negociação e venda dos mesmos.
Bem, nesta altura do campeonato, vou colocar aqui alguns conhecidos perfis falsos, e quero pedir a você, querido amigo, salve, salve, leitor do Pimentas, que esta lista seja complementada, ou alterada, porque com certeza podemos encontrar muito mais. Mande para nós aqueles que você souber, ou me avise sobre aquele que tenho que retirar.

Ah! Meu “twitter name” é @ilseellen, aparece por lá! Estou carente de seguidores. Please.



http://twitter.com/Silvio Santos
http://twitter.com/PadreVoador
http://twitter.com/Regina Volpato
http://twitter.com/Dercy Gonçalves
http://twitter.com/Maisa Silva (outra versão)
http://twitter.com/Roberto Justus
http://twitter.com/Regina Duarte
http://twitter.com/Leila Lopes
http://twitter.com/Ruth Lemos
http://twitter.com/Mari Alexandre
http://twitter.com/Elza Soares
http://twitter.com/Eliana
http://twitter.com/Palmirinha Onofre
http://twitter.com/Tiririca
http://twitter.com/Ronnie Von
http://twitter.com/Hebe Camargo
http://twitter.com/Xuxa
http://twitter.com/Ana Maria Braga
http://twitter.com/Susana Vieira
http://twitter.com/Fábio Assunção
http://twitter.com/Glorinha
http://twitter.com/Cissa Guimarães
http://twitter.com/Pedro Bial
http://twitter.com/São Longuinho
http://twitter.com/Jesus Cristo
http://twitter.com/jesusluz (muito bom recomendo)
http://twitter.com/vitorfasano
http://twitter.com/zedocaixao
http://twitter.com/marceloanthony
http://twitter.com/nairbello
http://twitter.com/robertojustus
http://twitter.com/jornal_nacional
http://twitter.com/rubensewald
http://twitter.com/oscarmagrini
http://twitter.com/padrequevedo
http://twitter.com/datena
http://twitter.com/mussumalive
http://twitter.com/raulgazolla
http://twitter.com/meunomeeregina
http://twitter.com/marialexandre
http://twitter.com/hebecamargo
http://twitter.com/gloriamenezes
http://twitter.com/amaury_jr
http://twitter.com/carlaperis
http://twitter.com/Hebe_Camargo
http://twitter.com/miltonneves
http://twitter.com/claudiaohana
http://twitter.com/magoldschmidt

10 comentários:

  1. Nossa...nem sabia q tinha tantos...hilário

    ResponderExcluir
  2. Eu cheguei a fazer um Twitter certa vez, mas acho perda de tempo. As pessoas escrevem muitas inutilidades. Do tipo Tô com sono vou Dormir. Adogooooooooo Twistar! Aff fala sério. Quanta falta do que fazer. As pessoas nunca dão importância a sua vida cotidiana. E acredito que não é pelo fato de escrever sobre ela que vão ficar interessados. As pessoas se espoem ao ridículo.

    ResponderExcluir
  3. Bela e amada "Sté",

    a experiência que cada um tem com o twitter, depende única e exclusivamente das nossas escolhas de quem vamos seguir.

    Só recebemos conteúdo das pessoas que seguimos.

    Tenho twitter e sigo umas 160 pessoas. Recebo notícias, novidades, sátiras, inutilidades... enfim, tudo que optei por receber.

    Beijão e obrigado pela visita!

    Volte sempre, viu?

    ResponderExcluir
  4. Querida Sté, leitora assídua!!
    É bem o que o Alvim disse, o conteúdo recebido depende de quem tu segue, eu sigo mais de 1000 pessoas, e confesso que tem gente lá que eu nem leio, coisa que me força a fazer limpas periódicas....
    Mas há fakes que são muito engraçados e que valem ser seguidos.
    Volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  5. é por que normalmente seguimos amigos.. colegas de escola que escrevem muitas inutilidades.
    Se tivesse conhecido vocês e o Pimentas do Reino não sentiria o Twitter tão vazio. Má de fato não posso generalizar, acompanhava twitters interessantes.

    ResponderExcluir
  6. Tá vendo só?

    hahaha

    Quem sabe vc cria outro perfil e começamos a compartilhar de toda sua "sapiência", em mocinha?

    Gostaria de dizer-lhe que é sempre muito bom receber seus comentários, viu?

    bjao

    ResponderExcluir
  7. é sempre um prazer, meu Querido Zé!

    ResponderExcluir
  8. Sté, será um prazer incomensurável poder tê-la novamente na Twittosfera!!!

    ResponderExcluir
  9. Zé e Sté, querem que a gente deixe vcs a sós, mais à vontade? Posso diminuir as luzes, quem sabe. hahahahah

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkk nesse Blog só tem figura.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes