05 outubro 2009

Serra, ciclovia na marginal?



Queridos amigos dos Pimentas! Olás!

Pois é! Já existe um post falando do assunto que abaixo vou narrar. Tinha decidido ficar quieta e deixar passar, até ver o caso concluído, mas minha mão coça e minha consciência pesa.

O ilustríssimo governador do Estado de São Paulo José Serra (diga-se que votei nele), em campanha à presidência da república, nas próximas eleições, vem prometendo que fará ao longo da margem do rio Pinheiros uma ciclovia de 14 km, que vai, desde a Represa Billings até o Parque Villa Lobos.

Acontece que Serra, uma pessoa viajada, que freqüenta cidades da Europa, deve ter visto isso em Paris, às margens do rio Senna, que até tem uma prainha com areia para os franceses se deliciarem no verão. Nunca estive nessa praia, mas dizem que bem freqüentada, limpa e cheirosa.

O que vou denunciar agora, é de experiência própria, de experiência vivida e vívida! Sou moradora das proximidades de tal rio, estou dizendo o paulista, não o francês. Calma ai! Que susto né!

Moro próxima, todos conhecem por causa da Fórmula 1 e do nosso saudoso Airton Senna, o Autódromo de Interlagos. Ai você fala, e daí!

Esse autódromo fica quase às margens do Rio Pinheiros, entre o rio e o alto de uma colina. E em frente estou eu. Na próxima corrida de F1, vou dar tchau pra vocês! Bem, falo tudo isso para dar peso e veracidade à denuncia que farei, e para que os não moradores do local, possam ter uma idéia perfeita .

Muito bem! Ao pedalar na ciclovia estaremos gastando energia e acelerando a respiração! A idéia é saúde! Melhorar a condição cárdio-respiratória! Cada vez vou respirar mais intensamente para abastecer meus pulmões com oxigênio!

Agora me digam oxigênio de onde? Rio Pinheiros,~Rio Tietê, Represa Billings, Represa Guarapiranga, são depósitos de esgoto vindo dos loteamentos clandestinos ao redor, de prédios muito chics, e indústrias também! Todo o esgoto corre para os rios e para as represas! São milhares e milhares de pessoas que vivem nessa região! Pra não dizer que c ...... nessa região!

A “água” que corre é um caldo preto, grosso, denso. O perigo é tanto, que quando acidentalmente cai alguém dentro, essa pessoa é internada e passa a receber imediatamente todas as vacinas e antibióticos. O caso é sério! Pessoas que querem se matar se jogam no rio, não para se afogar, mas para contrair alguma doença. Isso que é morrer na merda!



Conforme o dia ensolarado e de calor, o perfume de “osta” percorre todos os bairros adjacentes, acompanhado pelos pernilongos, cada dia maiores e mais resistentes aos inseticidas!




Agora vem Serra se bacanear, se fazer de bemfeitor, aquele que pensa nos problemas da população, dizendo que vai construir uma ciclovia às margens do Pinheiros?

-“Serra! resolva primeiro o problema do esgoto!” Tamos na merda! Respiramos merda!”

Só que vai mexer com forças econômicas muito fortes, as indústrias, que contribuem para as campanhas eleitorais. Com milhares de moradores de baixa renda, que votam! Com construtoras internacionais que também mantém o esquema!

Mexer com essas forças não interessa, não compra votos. Por esse motivo teremos uma ciclovia, que vai exigir que usemos, máscaras para poder transitar.

Em tempo, nas pontas das ciclovias haverão minilojas que estarão disponibilizando acessórios para bicicletas, e com certeza máscara será um dos itens. Também toilettes, com um sistema muito prático – a descarga já vai direto para o rio! Claro!

Um comentário:

  1. Mai uma vez enfiando o dedo na ferida sem dó nem piedade!!!
    A história do Rio Pinehiros acontece com praticamente todos os rios dentro das zonas urbanas, o esgoto é lançado diretamente nele e não há muito interesse dos governos em fazer obras para tratar o esgoto, pois elas não geram votos.
    Aliás, eles até constroem a estação de tratamento de esgotos, pois a população encherga a obra e a construção, mas não fazem a rede de ligação completa, pois esta fica debaixo da terra e o povo não vê, só vê o transtorno causado pelas obras e fica reclamando até o fim da vida.
    E eu vou me recolher pois me estendi demais....

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes