02 outubro 2009

Rio de Janeiro sediará as Olimpiadas em 2016 e daí?



Amigos leitores do Pimentas no Reino,

Hoje o Comitê Olímpico Internacional - COI - anunciou Rio de Janeiro como sede dos jogos olímpicos de 2016. E daí?

A candidatura brasileira usou o apelo emocional de levar os Jogos para um país em desenvolvimento com o profissionalismo técnico de um projeto bem elaborado, baseado nas instalações herdadas dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e nas que serão erguidas para a Copa do Mundo de 2014, já confirmado no país.



Agora que a cidade está confirmada como sede, começam os preparativos para tornar o Rio apto a receber os Jogos Olímpicos. O projeto carioca prevê um orçamento de mais de 14 bilhões de dólares (quase 25 bilhões de reais) que corresponde ao que as outras três finalistas pretendiam gastar juntas. Mais de um terço desse dinheiro será investido somente na área de transportes. Portos, rodovias e aeroportos passarão por reformas e três linhas de BRT, um sistema de ônibus de alta performance, semelhante ao projeto Ligeirinho, de Curitiba, serão implantadas. Os novos traçados interligarão áreas da Barra da Tijuca, Zona Sul, Zona Norte e Centro do Rio.

A ideia é triplicar o uso de transporte de massa na cidade. Além disso, o COI espera pela revitalização da área do porto, o desenvolvimento de um parque para esportes radicais no bairro de Deodoro e investimentos em complexos residenciais e esportivos na vinhança do Maracanã. A Olimpíada deixará um enorme legado para a população da cidade. Pelos cálculos dos organizadores, em uma conta bastante conservadora, o evento deve criar pelo menos 15.000 empregos fixos e outros 50.000 temporários. Boa parte deles nos setores de construção civil e serviços. Antes que os Jogos terminem, porém, é praticamente impossível saber ao certo número de oportunidades que surgirão antes, durante e depois da sua realização.



Além de tudo isto, as cidades de São Paulo, Brasília, Salvador e Belo Horizonte serão também beneficiadas pois foram escolhidas como sub-sedes do futebol das Olimpíadas de 2016.

Muitos criticam a candidatura do Rio, pois acreditam que temos outras prioridades, como educação, saúde, etc... Mas será mesmo que incentivar o esporte no país, não ajuda em nada?

Todos sabemos que o esporte é uma grande ferramenta de auxílio na mudança de rumo na vida dos jovens que, por ser pobres e teres menos acesso a educação e a oportunidade sadias, vão para o mundo do crime, da vida fácil. Então porque enxergar só o lado ruim das coisas?

A celeridade do desenvolvimento deste país é altamente discutível, então porque não uma Olimpíada para forçar um desenvolvimento em menor tempo?

Toda a organização dos jogos olímpicos são acompanhadas e fiscalizadas pelo COI, para que estas corram bem, então porque não dar um voto de confiança pro nosso país?

Muitos criticam uma boa oportunidade como esta, mas também muitos destes não cobram dos políticos, aos quais deram seus votos, o cumprimento das promessas de campanha, bem como uma postura correta em respeito a toda confiança depositada neles.

Eu, Alvim Dias (Vulgo Zé), estou muito feliz com a escolha do COI. Sou um eterno otimista e... a propósito, sei em quem e porque escolhi meus candidatos nas últimas eleições.

As opiniões se divergem, mas vamos sair do "lugar-comum" de criticar apenas por criticar? Ou pelo menos inovar nos argumentos?

Dias melhores virão, tenho fé!

Abraços amigos do Pimentas que concordam e que discordam de mim.

Já fui!

2 comentários:

  1. Parabéns pela coluna zé, concordo com você, pra nós vermos alguma melhora no Brasil é necessário um grande acontecimento, e nada melhor que as Olimpíadas, pois é acompanhado pelo mundo todo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado anônimo! rsrs

    Valeu pela visita amigão!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes