22 outubro 2009

Rio de Janeiro: cidade quase maravilhosa



Olá queridos amigos do Pimentas no Reino!

Eu estou com medo.

Que avisa amigo é, no meu caso amiga é.

Esta semana que passou, fomos pegos de surpresa, pudemos assistir pela televisão, cenas de horror, que pareciam de guerra lá pelos lados dos Afeganistão, na caça ao Bin Laden.

Estou falando, é claro, do helicóptero que foi abatido, pelo crime organizado. Uma das cenas mais chocantes e preocupantes dos últimos dias.



Rio de Janeiro será sede de dois mega eventos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Não adianta nosso governante maior, Lulla, numa atitude tapa buraco, diante da pressão da opinião pública, já ir prometendo dinheiro para a compra de novo helicóptero, agora blindado, e dinheiro para segurança pública.

O buraco é mais embaixo, passa por uma nova POLÍTICA DE SEGURANÇA NACIONAL, muito maior e mais abrangente, que deverá abranger tanto o aspecto da SAÚDE, como o da EDUCAÇÂO.

Não será a presença de alguns com armas na mão subindo o morro, acompanhados por aqueles carrões “caveirões” que resolverá a situação. E nem um helicópetero sobrevoando dando cobertura a esses soldados em terra, em cenas de cinema.

Tal política de repressão fará com que esses marginais, traficantes de drogas, desocupem a área por uma ou duas semanas, ou um mês, num grande acordão feito entre Estado e dirigentes do crime organizado, que os fará fugir temporariamente para outros locais, cidades, ou estados. Para depois das festas esportivas retornarem aos seus lucrativos locais de venda de entorpecentes. E tudo voltará a ser como antes. No meu entender quem faz acordo com criminosos, é cúmplice de seus atos. Ok.

Estou falando assim porque isso já foi feito num evento anterior recentemente.Nada aconteceu durante os jogos panamericanos. Todo mundo bonzinho.

Uma política nacional de segurança engloba desde a educação de base, com escolas para crianças, adolescentes nos colégios, esportes, cursos profissionalizantes. O adolescente tem que sentir que através dos estudos poderá conseguir um lugar ao sol, deixando de ser recruta do tráfego.

Política de saúde é outro fator importante, hospitais, prontos atendimento, orientação para toda a família, entre outras coisas.

Ampla reforma do arcaico Código Penal brasileiro, para acabar com a sensação de impunidade. Esse código foi feito para uma sociedade de 1940, em que a grande parte das transgressões eram furtos de botijão de gás em fundo de quintal.

A sociedade mudou muito, o sentimento de impunidade é uma realidade. Casos como desse ex-promotor foragido durante 8 anos, agora sendo preso por vontade própria, casos como do jornalista Pimenta, como a de Suzanne Richthofen, prestes a ser solta, geram sentimento de que o crime compensa.

Não adianta querer tapar o sol com a peneira. Sabemos que resultados de uma política tão ampla demoram a ser obtidos, muitas vezes, 1 ou 2 gerações - 2014 está ai, nada muito concreto poderá ser realizado, não há tempo hábil. A não ser ações espetaculares, para mídia veicular, e enganar os incautos e desavisados.

Eu tenho medo. Depois não digam que não avisei.

Falei e disse.
Fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes