07 outubro 2009

Rafael Cortez (CQC) e seu irmão "ultrapassado" Leonardo Cortez?



Um é formado em Jornalismo pela PUC. O outro é ator formado pela prestigiosa Escola de Comunicação de Artes da Universidade de São Paulo (a ECA-USP). O jornalista já ganhou Prêmio Esso. O ator também é escritor e dramaturgo. Ambos trabalham atualmente na mesma empresa.
Como demonstram as fotos, eles são parecidos. Não muito, mas são. Para quem ainda não ligou nomes, imagens e fatos, explico: estou falando dos irmãos Cortez - o jornalista Rafael Cortez, repórter do CQC, e Leonardo Cortez, participante do humorístico "Uma Escolinha Muito Louca", ambos da Band.

Rafael é um dos pontas de lança do que há de mais moderno no humor nacional. Leonardo participa de um dos formatos mais tradicionais do gênero. Em um blog comum, falaria-se da injustiça que é a vida artística, onde um rapaz tão talentoso teria que se submeter aos caprichos do mercado e topar em fazer qualquer coisa para se garantir no vídeo. Isso, em um blog comum. Aqui não... Aqui é Pimentas no Reino, filho! E só pelo fato de ser Pimentas, você pode esperar uma visão diferente dos fatos. É o que sempre tentamos oferecer...


O formato da "Uma Escolinha Muito Louca" de fato nada tem de inovador. Vem do rádio, talvez até anterior à chegada da TV no Brasil. Mas esse programa faz muito sucesso com as crianças. Muitas crianças estão começando a formar seus hábitos televisivos agora. Ver de forma escrachada o que vêem de forma mais ou menos séria durante a manhã ou tarde é uma espécie de paraíso para elas. Ver a autoridade da diretora sendo questionada, ver o professor ser "legal" sempre ou ver uma variedade de "alunos" é uma espécie de vingança involuntária das 'tias chatas' da escola ou dos amiguinhos bobos (lembrem-se que estamos em tempos de bullyng).

E, nesse aspecto, o personagem de Leonardo Cortez talvez seja dos mais queridos. Ele sempre entra na classe caracterizado de forma diferente. Na nossa primeira foto, por exemplo, está de pinguim. Já o vi rastafari, extraterrestre, cachorro quente... Como "Homero Ponta", seu papel é o de um garoto propaganda (quase sempre frustrado) tudo cabe em seu personagem. E do ponto de vista cênico, sempre há algum elemento que realmente chama a atenção das crianças. E além disso há a perseguição da diretora (para mim, uma sátira aberta à Dilma Roussef, aliás).

O trabalho desse ator já havia chamado minha atenção em Dance, Dance, Dance (novela que foi produzida pela Bandeirantes). Antes que perguntem: SIM, eu assisti a essa novela. Na verdade quem gostava era minha mãe, mas a TV na sala, na hora do jantar... difícil não acompanhar.

Enquanto seu irmão faz um trabalho muito competente no CQC e fora dele, com seus audio-livros de Machado de Assis, ele , ao trabalhar nessa Escolinha (junto com o elenco, cujo nome mais notável talvez seja de Orival Pessini) , faz o imprescindível papel de formador de novos públicos.

5 comentários:

  1. Leandro Marcel Nojerino8 de out. de 2009, 11:25:00

    Fala Fernando, estamos em tempos de bullyng?

    Desde quando estes começaram???rsss

    Caralho você encontra cada coisa, tenho a impressão de que o Leonardo já trabalhou tbm em um programa transmitido nas manhãs dos sábados, NO SBT, faz alguns anos. O que aliás me fez pensar quando vi Rafael Cortez pela primeira vez, "será que é aquele maluco que trabalhava no SBT??"

    Enfim o amigo tirou a dúvida inglória que perdurava por tempos...

    Abraços

    Leandro M. Nojerino

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o bullying está em todo lugar e não apenas nas escolas.
    Cada vez fico mais chocado com o que vejo onde dou aula.
    E eu lembro do Leonardo Cortez da época de Disney Channel. Ele é um dos Especialistas - Peu (Pedro Moreno) e Léo (o próprio).

    ResponderExcluir
  3. pensava q eles eram a mesma pessoa, eu ficava muito confusa!!

    ResponderExcluir
  4. estava eu um dia desses assistindo cqc(no começo do cqc,bem la no começo), e logo pensei seria esse moço rafa dylon da novela dance dance?e isso ficou por muitos dias na minha cabeça ja que na minha casa ninguem assistia essa novela(dance dance*band)então fui na minha gaveta do armario e peguei revistas de celebridade e descubro o nome Leonardo Cortez,deu na mesma,poderia o carinha do cqc ter usado um nome artisco de Rafael cortez,o que nao mudaria muita coisa!E assim foi se passando,a procura foi absurda ate quee eu mesma acabei aceitando que esse Leonardo e esse RAFAEL eram irmaos gemeos,e pensei,se nao forem sao identicos,putz...é claro que os caras são irmãos!(mas não gemeos)Bom foi uma grande alegria ao saber que eles eram irmãos e naquele momento descobri que nao estava ficando louca!!!

    ResponderExcluir
  5. ótima a visão sobre o personagem do Léo na Escolinha muito louca. Ele trabalhou na novela Floribella também

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes