28 outubro 2009

Parkinson, churrasco e chimarrão?


Amigos do Pimentas,

Diz uma velha piada que é melhor ter Mal de Alzheimer do que de Parkinson, pois é mais gostoso esquecer que bebeu do que derrubar toda a cerveja com a tremedeira. Piadas a parte, recentes estudos constataram que Buenos Aires é a cidade no mundo com a maior incidência do Mal de Parkinson e creditam esse mau número ao gosto dos argentinos pela parrilla , ou seja, o tradicional churrasco.

O alto consumo de carne vermelha cozida é um fator de risco para o desenvolvimento dessa doença degenerativa do sistema nervoso central, que provoca rigidez dos músculos, tremores, redução da mobilidade e desequilíbrio que acometeu pessoas tão diferentes quanto Ozzy Osbourn, Muhammad Ali e o falecido Papa João Paulo II.


O "fator churrasco" deveria assustar também os gaúchos, afinal de contas, tanto quanto nuestros hermanos o povo do Rio Grande do Sul tem no churrasco mais que uma simples refeição ou "desculpa" para reunir os amigos. Lá, ele faz parte da cultura, tanto quanto a bombacha, a chula e o Neguinho do Pastoreio (em tempos de correção política será que ele continua sendo chamado assim ou já mudaram para Pequeno Equinocultor Afrodescendente?).
A favor do povo gaúcho, por curiosidade, joga outro ícone cultural daquele estado...Um estudo da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina constatou que o chimarrão, a erva-mate, possui substâncias capazes de inibir o desenvolvimento do Parkinson.Ou seja, comer o churrasco acompanhado do tradicional chimarrão diminui o risco de se derrubar o mate com a tremedeira... a questão toda é saber se é verdade ou não aquela história de que chá-mate é broxante...



(Maradona pelado é mega broxante, não ?)

2 comentários:

  1. Neguinho do Pastoreio = Pequeno Equinocultor Afrodescendente #WTF #Euri - @aleo12

    ResponderExcluir
  2. Bem, acho que não vou sofrer desse mal!!
    Como pouca carne vermelha e tomo bastante chimarrão!!!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes