29 outubro 2009

Padrão Globo de qualidade?



Opa, e aí gente do Pimentas? Tudo tranquilo?

Seguinte, todos sabemos que no século passado a Rede Globo era símbolo de qualidade nas produções televisivas, que o sonho de todo o pessoal do meio jornalístico e artístico era fazer parte do quadro da emissora, porém já não é assim.

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni (será que ele é parente do Boninho?), em uma palestra na Casa do Saber do Rio lembrou desse tempos de ouro e fez críticas a própria emissora e as concorrentes. Durante a apresentação, Boni deu a seguinte declaração:
"O conteúdo da Globo está exaurido. Quando eu e Walter Clark começamos lá, tínhamos 30 anos e experimentamos formatos, coisas novas. Não vejo mais isso. Nem SBT, nem Record, nem Globo inovam"
Peguntado se voltaria a trabalhar, entretanto, dessa vez na Rede Record ele declarou que "tem gente que pendura as chuteiras, eu vendi as minhas". Olhando o retrospecto da TV brasileira seria até bom se ele voltasse pra dar uma chacoalhada nesse povo que está nas direções das emissoras tupiniquins. Demorou, mas até que um dia um nome de peso declarou, porque chegar a esta conclusão ele já deve ter chegado a tempos, que o formato está ultrapassado.

Os redatores e diretores estão fazendo apenas o bom e velho Ctrl+C/Ctrl+V, mudando um personagem aqui, o nome da cidade ali, ou traduzindo o nome, como se viu com a novela Colombiana"Betty, a feia", que no SBT virou "A Feia mais Bela", "Ugly Betty" nos Estados Unidos (grande coisa eles!) e que na Record (ou será Recópia mesmo?) virou "Bela, a feia".

Lady Kate


Outra coisa que já deu seu tempo, mas continua no ar é o Zorra Total! Essa Zorra (podia ser p.... total) está mais do que saturada, e para modificar as coisas (putz, é uma pena mesmo não ter som pra vocês ouvirem o tamanho da ironia) eles trouxeram Alberto Roberto do Chico Anísio, personagem bem novinho! De todos os personagens desse programa, lembro bem de Juninho Play e Leonina, da Samantha Schmuts, e a impagável Lady Kate da Katiuscia Canoro

Bem é isso aí, enquanto os gerentes e diretores acharem e comprovarem que o Panis et Circenses ainda está em voga, desde 752 a.C., teremos essas mesmas coisas na TV, já que a TV brasileira é feita, e pensada pro cidadão que chega em casa as 7 da noite (ok, não quis excluir São Paulo, foi sem querer!) e só quer rir um pouco, sejá la do que for... e eles riem de qualquer coisa menos trágica que a realidade...

4 comentários:

  1. Eu discordo dessa ideia de Recópia! EU acho que os programas da Record estão bons e ainda podem melhorar. Quanto aos jornalísticos, acredito que a Record está passando a Globo, que já cansou com o sensacionalismo deles

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Joana!!
    Como eu disse, os estilos de programas são copiados da Globo em quase todas as emissoras.
    Óbvio que eles tem programas originais!
    Outra coisa é que eu não sou fã da Globo, assito a um ou outro programa.
    Obrigado pela visita e volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que já passou da hora de a TV brasileira MUDAR! Precisamos de educação, criatividade, cultura de verdade na TV. Chega de ficar esteriotipando nossa cultura, como se Rio de Jairo fosse só funk, o Sul sinônimo de vanerão, a Bahia fosse apenas axé. Nosso país é tão grande, diversificado e rico. Mas quem chega em casa todos os dias às 19h e liga a TV na Globo nunca vai saber disso! Sem falar no sensacionalismo dos jornais televisivos, quem vê pensa que vivemos em guerra e que não produzimos nada de bom. Poxa tanta coisa legal acontecendo e que jamais será divulgado! Esse papo de que a TV tá assim porq o povo gosta p/ mim não cola, tá assim por causa de interesses políticos e o povo gosta porq não tem opção!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Vanessa!!
    Uma coisa que a gente ainda tá pesquisando é como funciona o tal de Ibope, as programações são feitas com base nessa medição.
    Enquanto os programas derem grande pontuação eles vão permanecer.
    Tem um post sobre isso e o Fantástico já no forno, deve ir pro ar semana que vem!!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes