16 outubro 2009

Ontem foi o dia dos Professores e daí?


Olá, leitores amigos do Pimentas no Reino,

ontem foi o dia dos professores...

Eu pergunto, o que os governos têm feito para melhorar a QUALIDADE do ensino BÁSICO?



Apesar de os investimentos com a educação terem aumentado, eles ainda não surtiram efeitos positivos, nesse tipo de ação sempre há um tempo morto.

A criação do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - que prevê novos recursos para a ampliação da educação básica ofereceu apoio aos professores para que estes fizessem um curso de licenciatura ou cursos de pós-graduação.

Uma grande sacada do governo federal nesse sentido foi a Plataforma Freire, que é uma ação em conjunto do MEC, das Instituições Públicas de Educação Superior e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. Por meio deste Plano, o docente sem formação adequada poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura, com carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação, e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministradas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e a distância.

Na contra-mão disso vimos em alguns estado a adoção de sistemas de Progressão. Mas que raios é essa progressão? Foi o seguinte, o aluninho muito dedicado como sempre chegava ao último bimestre/trimestre com nota abaixo da considerada mínima e eis que esse maravilhoso sistema permitia que ele PROGREDISSE na seriação mas ficasse com uma tal de dependência, ou seja, ele ia assistir algumas aulas das matérias nas quais ele tinha rodado. Agora, vem outra pergunta, o que motivou a adoção desse sistema? O baixo índice de aprovações e alto índice de evasões. Tudo bem, ninguém gosta desses índices com estavam, porém o índice da qualidade do ensino acompanhou esse movimento. Eu pergunto, qual o lucro real com essa medida?

Acredito que nada, vamos colher isso daqui a uns 10 anos, quando as crianças que estavam na base do ensino fundamental chegarem ao ensino médio, mercado de trabalho, e universidades. Lá, o governo criará a cota progresssão e vai resolver TUDO!

Mas, deixemos os pontos "tristes" de lado...



Já que ontem convencionalmente se comemora o dia dos professores, venho lhes dar os parabéns. Por que falo assim? Ora, porque para mim dia do professor é todo dia, tanto que estou parabenizando-lhes no dia seguinte.

Dia do Professor É Todo Dia porque todos os dias eles tem de estar presentes em sala de aula, faça chuva ou sol, esteja cansado ou disposto;

Dia do Professor É Todo Dia porque todo dia tem aluno reclamando que falta professor, ou que o professor nunca falta;

Dia do Professor É Todo Dia porque, mesmo que os vejamos uma vez por semana, nos demais dias estaremos envolvidos em diversos trabalhos, atividades, tarefas que eles nos deixaram;

Mas Dia do Professor É Todo Dia principalmente porque, mesmo tendo contato com eles por um período pequeno de nossas vidas, tudo que aprendemos com eles estarão presentes em nossa história. Todo nosso sucesso será o resultado do tempo que convivemos com eles.


Parabéns Mestres! O Sacerdócio de vocês é algo que eu não quero pra mim!

E lá vamos nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes