20 outubro 2009

Olha só, tem cego na novela!

Oi povo do Pimentas!


Um amigão me contou que esses dias na novela Caras & Bocas aconteceu uma coisa esquisita. Nas palavras do meu amigo, que assiste a novela (e eu não): “Danieli Haloten, primeira atriz cega a aparecer numa novela global, abre a porta do escritório pra ir embora. Mal ela abre a porta, já vai dizendo: "entra". Isso, sem que a visita tivesse dito sequer uma palavra. Ela simplesmente abriu a porta e disse "entra". E aí a visita disse um discreto "oi" e entrou.”

Como diria o Ivo Holanda: produção! Pô, ninguém pra instruir a menina?

Deixa eu começar do começo. Sabe aquela novela da Glória Perez que tinha o Marcos Frota fazendo o Jatobá? Bom, nada anormal ter o Marcos Frota em novela da GP, mas enfim: ela procurou se informar sobre os problemas e necessidades dos cegos pra criar o personagem. Troquei muitos emails com ela falando sobre experiências minhas, uma delas inclusive foi ao ar: a cena em que ele vinha pela calçada, bengalinha em punho, e dá de testa em um orelhão.

Bem, não é esse o ponto deste post. Até porque não sou totalmente cega, e pouca gente sabe que existe a baixa visão, ou visão subnormal. E isso só foi retratado uma vez em novelas: Mulheres Apaixonadas. Lembra que o Tony Ramos tomou um tiro e ficou com a visão prejudicada?

Foi uma das atuações mais impressionantes que já tive notícia. As pessoas que convivem comigo falavam que era absurda a semelhança dos trejeitos que ele usava. É difícil explicar, mas o jeito de olhar pras coisas e não achar, ficar olhando em volta até que “acha o foco”. Usar as mãos pra achar as coisas, às vezes derrubar um copo, às vezes errar a comida no prato.


O Marcos Frota foi fraco em sua atuação, mas sou suspeita, acho ele muito limitado como ator. A Bruna Marquezini foi melhor, fora que ela tinha uma amiguinha cega (que realmente era cega) que facilitava a atuação – ela tinha um comparativo.

Ah, e teve o caso mais preconceituoso que já vi – e essa eu vi! Lembra da novela da Mamushka? Não lembro o nome. A Aline Moraes, aquela linda, teve que fazer uma cirurgia no cérebro e corria o risco de perder a visão. Um dos filhuscos, ao saber, afirma: “puxa vida, ela é tão linda, vai ser uma pena se ela ficar cega”. Putamerda, se ela fosse feia podia cegar? E eu devo ser meio bonita, meio feia, então.

A melhor abordagem foi feita pelo Saramago, em seu “Ensaio sobre a cegueira”. Não leu ainda? Eu já.

Bom, voltando ao topo do post: a cega abre a porta, diz "entre". Na vida real isso é muito possível. Ela pode ter escutados os passos, a leve batida na porta. E o mais comum: a percepção de presença. Lembra: a perda de um dos sentidos deixa os outros mais ativos. No caso dos deficientes sensoriais, o sexto sentido é o quinto!

Faça um teste aí: fique em pé, de costas para um poste, uma porta entreaberta, cois assim. Feche os olhos e tente "sentir" se tem algo ali diferente do ar... Vai, tenta, não seja desagradável!



Vou ali ajudar um ceguinho a atravessar a rua, até mais!

5 comentários:

  1. Gracinha, a atriz de caras e bocas é cega de verdade e ela age normalmente na novela, ja deu varias entrevistas sobre isso...procure se reinterar antes de escrever,ta bom? beijos

    ResponderExcluir
  2. hahahahhahaha
    Desculpa
    hahahhahahahahahah
    Nada melhor do que experiência própria pra falar sobre isso. Eu sou praticamnente cega, legalmente cega, tenho menos de 5% da visão.
    Só não entendi uma coisa do teu comentário: por que não assinou?
    hahahhahahaha
    E se age normalmente, é exatamente porque é uma pessoa normal.

    ResponderExcluir
  3. Gracinha Anônima, não se aflija. Ela SABE da cegueira da moça. Em momento algum foi dito o contrário. O fato aqui é os não-cegos, que poderiam ter dado um ar mais real para a cena, instruindo a moça a, somente abrir a porta e mandar a visita entrar após esta ter batido. A que vos escreve (Ana) sabe como funciona esse lance, saca?
    Abraços por trás.

    ResponderExcluir
  4. É por isso que eu digo que minha amiga Ana só precisa de 5% da visão pra enxergar melhor que muita gente com seus 100% mal utilizados.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!!!
    Perfeitas as tuas colocações!!
    Teus 5% de visão física são muito melhor utilizados do que a maioria dos ditos "normais"!!
    BJUS!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes